Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Neurocirurgia - Cirurgia de Coluna)
Foram encontradas 34 questões
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A espondilolistese costuma ocorrer mais comumente entre os níveis de L5 e S1. II. A ruptura do ligamento amarelo acontece como parte da fisiopatologia dessa lesão. III. Na espondilólise frequentemente ocorre o aparecimento de escoliose associada.
Quais estão corretas?
Ainda sobre espondilolistese lombar, analise as assertivas abaixo:
I. A espondilolistese tipo 1 está associada à espinha bífida oculta em 94% dos casos.
II. Na radiografia da espondilolistese ístmica (congênita) tipo 2 o sinal característico “Scotty dog” representa um defeito na pars interarticularis.
III. A espondilolistese do tipo 2 está associada à espondilite anquilosante.
Quais estão corretas?
( ) As fraturas-deslocamento onde ocorre a falha de todas as colunas são estáveis na maioria das vezes. ( ) As fraturas do tipo cinto de segurança são tratadas na maioria das vezes com cirurgia para fixação. ( ) Uma fratura única por compressão com perda de >50% da altura com angulação na maioria das vezes é estável.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Na fratura do tipo explosão pode ocorrer comprometimento da coluna anterior e média. II. As fraturas isoladas da coluna anterior geralmente são instáveis. III. A fratura do tipo Chance é por definição uma fratura instável.
Quais estão corretas?