Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Otorrinolaringologista)
Foram encontradas 34 questões
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A principal indicação clínica da eletrococleografia é no diagnóstico da doença de Ménière.
II. O exame costumeiramente é realizado com o estímulo do tipo clique, porém, estudos recentes preconizam a realização do exame com estímulo tipo toneburst de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz.
III. Permite a obtenção da atividade eletrofisiológica do sistema auditivo, mapeando as sinapses das vias auditivas desde o nervo coclear, núcleos cocleares, complexo olivar superior na região da ponte, núcleo do lemnisco lateral até o colículo inferior em nível do mesencéfalo.
Quais estão corretas?
I. A ingestão ou contato dessas substâncias em nível tóxico na gestação, pode contaminar o feto e causar a ototoxicidade fetal ou congênita, dependendo da permeabilidade da substância na barreira placentária.
II. A cocleotoxicidade se apresenta como hipoacusia, zumbido e plenitude auricular.
III. O exame de emissões otoacústicas é considerado um excelente instrumento para a monitoração e a detecção precoce da lesão, sendo mais indicadas as emissões otoacústicas por produtos de distorção.
Quais estão corretas?
( ) Preparações contendo gentamicina são efetivas, mas não devem ser administradas em pacientes com perfuração da membrana timpânica devido ao risco de ototoxicidade.
( ) O uso de antimicrobianos sistêmicos não é indicado em casos de celulite ou extensão do processo aos tecidos periauriculares.
( ) Entre os fatores de risco para otomicose estão diabetes melito, imunossupressão e cirurgia otológica prévia.
( ) A otalgia é o sintoma mais característico do estágio inflamatório agudo, podendo refletir-se em toda a região periauricular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A surdez súbita é definida como uma perda auditiva neurossensorial de, pelo menos, 30 dB em três frequências contíguas e instalada em até 72h.
( ) A perda auditiva é, na maioria dos casos, bilateral.
( ) Entre os sinais de mau prognóstico estão curvas audiométricas do tipo descendente ou plana, má discriminação vocal, perdas severas, acometimento em extremos de idade (ou seja, em crianças e idosos) e zumbido intenso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. As perfurações podem ser classificadas em centrais e periféricas. II. A timpanotomia com colocação de tubo de ventilação é o tratamento de escolha. III. O uso de Aparelhos de Amplificação Sonora Individuais (AASls) são indicados para os pacientes com orelha média estável sem otorreia contínua com perda auditiva e que não queiram realizar procedimento cirúrgico.
Quais estão corretas?
I. Entre as indicações de colocação de implante coclear está a agenesia de nervo auditivo.
II. Paciente com boa motivação para o processo de reabilitação e com expectativas adequadas quanto aos resultados terão maiores benefícios com o implante coclear.
III. Paralisia facial, meningite e infecção do retalho estão entre as complicações cirúrgicas.
IV. Pacientes com surdez pós-meningite apresentam uma melhor discriminação auditiva após colocação de implante coclear em comparação com outras causas de perda auditiva.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.