Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Urologia)
Foram encontradas 34 questões
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O escore de sintomas para LUTS (lower urinary tract symptoms) da American Urological Association é igual ao IPSS (International Prostate Symptom Score). II. A perda da libido é o sintoma mais importante para o diagnóstico de hipogonadismo com deficiência de testosterona. III. A maior parte dos estudos sobre ejaculação prematura define o sintoma de acordo com o tempo ejaculatório intravaginal em menos de 30 segundos, se a ejaculação prematura for classificada como adquirida.
Quais estão corretas?
I. Estudos demonstram que no sexo masculino a prevalência é de 2 a 3 vezes maior que no feminino, no entanto, essa diferença está diminuindo nos recentes anos. II. Nos Estados Unidos, o risco relativo de apresentar cálculos urinários é maior em homens negros e mulheres negras em relação aos demais grupos étnicos. III. Climas quentes e secos favorecem o aparecimento de litíase urinária.
Quais estão INCORRETAS?
I. Possuem risco aumentado de litíase quando os fatores elencados no enunciado estão associados. II. O índice de massa corporal está associado à litíase urinária, com poder de associação maior no sexo feminino. III. Há uma associação entre infecção urinária e os fatores elencados, favorecendo a ocorrência de cálculos coraliformes. IV. Há maior excreção de substâncias formadoras de cálculos como oxalato, sódio, cálcio, fosfato e ácido úrico em obsesos.
Quais estão corretas?
I. O tempo do início do priapismo define o prognóstico e o tipo de tratamento. II. A falcização das hemácias é um fator de risco importante para o priapismo de alto fluxo. III. O T-shunt com ou sem modelagem dos corpos cavernosos é uma técnica utilizada para o tratamento com bons resultados em priapismo de mais de 48 horas.
Quais estão corretas?
I. Hematoma pulsátil na loja renal. II. Avulsão dos vasos renais ou da JUP. III. Instabilidade hemodinâmica.
Quais estão INCORRETAS?
I. Detecção precoce da doença. II. Melhora das terapêuticas efetivas para o tratamento da doença localizada. III. Piora nos tratamentos na doença avançada, com pouca eficácia, sendo uma área de intensa pesquisa, embora infrutífera.
Quais estão INCORRETAS?
I. A graduação de Gleason tem iniciado no número 6, não sendo mais classificado entre 2 a 5. II. Recentemente, o escore de Gleason foi substituído por classificação em 5 grupos de graduação. III. Calculadoras de risco de prognóstico, recidiva e mortalidade também utilizam número de espécimes positivos e invasão perineural como critérios avaliados. IV. Invasão das vesículas seminais e da cápsula prostática indicam pior prognóstico e aumentam o risco de mortalidade.
Quais estão corretas?
São indicações de cintilografia óssea para estadiamento do câncer de próstata:
I. PSA > 20 ng/mL.
II. Estágio clínico T2 e PSA > 10 ng/mL.
III. Gleason 8 a 10 (Grupo 4 -5).
IV. Estágio clínico T3 ou T4 com ou sem sintomas clínicos ósseos.
Quais estão corretas?
I. Active surveillance está contraindicado em pacientes com PSA 3, Gleason 6 (3+3) positivo em 1/12 fragmentos, T1cNOMO. II. Prostatectomia radical robótica permite melhor conservação dos feixes vasculonervosos cavernosos. III. Segundo o estudo clássico Prostate Cancer Outcomes Study, pode-se afirmar que a prostatectomia radical é melhor em relação à radioterapia no que concerne à mortalidade câncer-específica.
Quais estão corretas?
I. Balanite xerótica obliterante do pênis. II. Corno cutâneo peniano. III. Eritroplasia de Queyrat. IV. Doença de Bowen peniana.
Quais estão corretas?
I. Os tumores de testículo são mais frequentes em países industrializados. II. Os tumores de testículo são bilaterais em 2% dos casos, a maioria metacronicamente. III. Criptorquidia, infertilidade e raça branca são fatores de risco para neoplasia testicular.
Quais estão corretas?