Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Odontólogo (Saúde Pública)
Foram encontradas 15 questões
I. A eSB na ESF representa a possibilidade de criar um espaço de práticas e relações a serem construídas para a reorientação do processo de trabalho no âmbito dos serviços de saúde. II. O processo de trabalho das eSB fundamenta-se nos princípios da universalidade, equidade, integralidade da atenção, trabalho em equipe e interdisciplinar, foco de atuação centrado no território-família-comunidade, humanização da atenção, responsabilização e vínculo. III. O cuidado em saúde bucal passa a exigir a conformação de uma equipe de trabalho que se relacione com usuários e que participe da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população e ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde, por meio de medidas de caráter coletivo e mediante o estabelecimento de vínculo territorial.
Quais estão corretas?
I. O projeto SB Brasil 2020 marca a continuidade de pesquisas feitas em 2003 e 2010, consolidando assim um estudo longitudinal. A iniciativa contribui para o avanço de estratégias de avaliação e planejamento dos serviços ao mesmo tempo que fortalece um modelo metodológico e fixa um campo de atuação do componente de vigilância à saúde. II. O estudo visa identificar a incidência da cárie dentária e das doenças periodontais; além de dados sobre a prevalência de necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto desses agravos na qualidade de vida, entre outros aspectos. III. Semelhante ao SB Brasil 2020, quatro grandes levantamentos nacionais sobre o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira têm relevância na construção de uma base de dados consistente: Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal – Brasil, zona urbana, 1986; Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, 1996 – Cárie dental; Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira – SB Brasil 2003; Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira – SB Brasil 2010. IV. A população referência do levantamento é composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes, localizados em regiões urbanas de todo o território nacional. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos.
Quais estão corretas?
I. Constitui infração ética revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão e negligenciar na orientação de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional. II. Compreende-se como justa causa a revelação de um fato sigiloso e a notificação compulsória de doença. III. É um dever fundamental do profissional elaborar e manter atualizados os prontuários de pacientes, conservando-os em arquivo próprio, pelo período de um ano após o término do tratamento. O profissional deve garantir ao paciente ou ao seu responsável legal acesso ao prontuário, sempre que for expressamente solicitado, podendo conceder cópia do documento, mediante recibo de entrega.
Quais estão corretas?
I. Sob responsabilidade da atenção básica está a intervenção nos fatores modificadores da doença periodontal, a raspagem e o alisamento supragengival e subgengival, a remoção de fatores de retenção de placa e a importante motivação do paciente para o controle de placa, após ter sido informado sobre as causas da sua doença. II. Os motivos mais frequentes de encaminhamentos para o Centro de Especialidades são: o tratamento das periodontites; a cirurgia periodontal para dentística restauradora, dentre elas a gengivectomia e o aumento de coroa clínica por retalho; o aumento de volume gengival e as lesões de furca. III. Para observarem-se os critérios de referência e contrarreferência, deve-se realizar anamnese detalhada com atenção aos aspectos considerados essenciais para a periodontia, tais como: tabagismo, diabetes, histórico familiar de doença periodontal, histórico de tratamentos periodontais anteriores, uso de medicamentos bloqueadores de canais de cálcio, reguladores neurológicos e imunossupressores, padrões de higiene bucal e autopercepção de sinais e sintomas das doenças periodontais. Além disso, deve-se realizar exames físico extrabucal e intrabucal, além de exames complementares conforme a indicação.
Quais estão corretas?
I. A presença de Diabetes Melito não controlado é uma contraindicação absoluta ao uso de vasoconstritores adrenérgicos associados a anestésicos. II. Nos diabéticos com doença estável, controlados por dieta ou hipoglicemiantes orais, o uso de vasoconstritor adrenérgico não é seguro. III. A epinefrina, vasoconstritor comumente associado à lidocaína, tem ação oposta à insulina, sendo considerada hiperglicemiante. A probabilidade de ocorrerem alterações metabólicas após a administração de epinefrina, nas concentrações utilizadas em Odontologia, é muito baixa.
Quais estão corretas?
I. As ações de vigilância e de levantamento de necessidade de saúde bucal no contexto escolar são importantes componentes do planejamento das ações de saúde bucal; porém, a equipe de saúde bucal deve iniciar de imediato com a aplicação tópica de flúor, a fim de conter o avanço da doença cárie. II. É necessário que essas ações façam o levantamento das necessidades em saúde bucal no território e o levantamento dos principais agravos bucais e das necessidades de tratamento, observando se os escolares apresentam história atual de dor de dente e outros agravos. III. Após a realização dessas duas ações no ambiente escolar, será possível planejar as demais ações de saúde bucal, desde promoção até a assistência em saúde.
Quais estão corretas?
I. Os fluoretos, forma iônica do elemento químico flúor, são os principais responsáveis pelo declínio da cárie dentária em países desenvolvidos e no Brasil. Além da redução da prevalência da cárie, o flúor age reduzindo a velocidade de progressão de novas lesões. II. A fluoretação das águas foi considerada uma das dez medidas de saúde pública mais importantes no século XX. Além disso, outras formas de utilização de fluoretos, por meio de bochechos, soluções, géis e vernizes, também vêm sendo empregadas, tanto como métodos preventivos de âmbito populacional, quanto para uso individual. III. A múltipla exposição aos fluoretos implica maior risco de desenvolvimento da fluorose dentária, em diferentes graus, e, portanto, requer a adoção de práticas de uso seguro, consciente e parcimonioso.
Quais estão corretas?
I. O impacto da ampliação do uso de produtos fluoretados no controle da cárie dentária em todo o mundo, tem sido evidenciado pelas modificações significativas do perfil epidemiológico da doença. E é preciso que as equipes de saúde bucal combatam as fake news propagadas por grupos avessos às informações científicas e que ignoram o perfil de saúde bucal da população brasileira. II. O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidades de esmalte não fluoróticas merece especial atenção. As características a serem observadas são: a área afetada, o formato da lesão, a demarcação, a cor e os dentes afetados. III. O principal fator de risco associado à fluorose dentária é o aumento da ingestão média de fluoretos por meio de múltiplas fontes. O acesso precoce a produtos com flúor, incluindo o uso de dentifrício fluoretado, o uso de soluções para bochechos e a aplicação profissional antes dos três anos de idade; além da água mineral e dos chás e bebidas infantis, são apontados como fatores de risco.
Quais estão corretas?