Questões de Concurso Público IF-RS 2023 para Professor - Música - Violão

Foram encontradas 11 questões

Q2357702 Educação Artística
A aprendizagem musical compartilhada na didática do violão incide, especialmente, na diminuição da predominância do aspecto técnico para uma valorização do aspecto criativo, buscando, a partir de atividades de criação musical (no sentido mais amplo do termo), estabelecer âmbitos de compartilhamento de saberes, no intuito de que todos consigam se desenvolver artisticamente a partir do trabalho colaborativo. Assinale a alternativa que apresenta três princípios da aprendizagem musical compartilhada na didática do violão.
Alternativas
Q2357703 Educação Artística
No final do século XIX e no início do XX, o violão estava integrado como instrumento acompanhador na música popular urbana. Villa-Lobos amplia a atuação do violão levando-o como solista para as salas de concerto, com peças como: “Suíte Popular Brasileira” (1908 – 1923), “Chôros nº 1” (1921), “Doze Estudos” (1924 – 1929), “Cinco Prelúdios” (1940) e “Concerto para violão e pequena orquestra” (1951). É comum encontrar na obra de Villa-Lobos a influência do choro. Assinale a alternativa que apresenta três violonistas nascidos no final do século XIX que contribuíram para o instrumento alcançar o status de solista.
Alternativas
Q2357704 Educação Artística
O que os métodos de Matteo Carcassi e Ferdinando Carulli têm em comum?
Alternativas
Q2357705 Educação Artística
As aulas individuais de violão permitem ao professor oferecer uma atenção focal ao aluno. Já as aulas coletivas têm outros benefícios. Entre os benefícios do ensino coletivo de violão, pode-se citar: 
Alternativas
Q2357706 Educação Artística
Em que cidade, no início do século XIX, Fernando Sor, Ferdinando Carulli, Dionisio Aguado, Matteo Carcassi e Mauro Giuliani passaram um período trabalhando?
Alternativas
Q2357708 Educação Artística
“A expressão ‘música de tradição oral’ é sabidamente imprecisa: afinal, todas as atividades que classificamos socialmente como musicais dependem da comunicação de sons percebidos pelo canal auditivo e, em larga medida, produzidos vocalmente. Mesmo assim, a expressão tem sido usada para referir a todo o leque de atividades musicais ligadas à sociabilidade vicinal e comunitária, a rituais e festividades; por conseguinte, atividades musicais que não dependem do mercado nem da profissionalização dos músicos como fornecedores de serviços e bens no mercado. A adoção preferencial dessa expressão pelos pesquisadores traduz sua insatisfação com o termo folclore e seu desejo de marcar a distância entre seus pressupostos e métodos, e os da antiga ciência do folclore” (Travassos, 2007). Que manifestação cultural brasileira tem semelhanças com os trovadores medievais?
Alternativas
Q2357713 Educação Artística
A música de câmara tem como uma de suas características o fazer musical coletivo, contribuindo para a formação do estudante. Qual dos objetivos e metodologias a seguir NÃO pode auxiliar os professores a embasarem seus propósitos didáticos?
Alternativas
Q2357714 Educação Artística
“O ensino da arte faz parte do currículo das escolas indígenas brasileiras, mas o indígena tem sua própria forma de ensinar e aprender arte na aldeia, sem precisar de livros ou de outro material didático convencional, pois a arte está presente em seu dia a dia. Na história do povo Huni Kuĩ, o primeiro a fazer o vaso de cerâmica foi o Nũi (minhoca), o primeiro a fazer as esculturas em madeira foi o pássaro Bui (pica-pau), o primeiro a trabalhar com tecelagem de palha foi o pássaro Isku (japó), o primeiro a trabalhar com a tecelagem de algodão foi Xina Shuku (aranha), o primeiro a trabalhar com as pinturas corporais foi a cobra Besã (salamanta)”. Segundo a tradição Huni Kuĩ, a música pode ter diversas funções sociais, EXCETO:
Alternativas
Q2357716 Educação Artística
No início do século XX, um grupo liderado por João Pernambuco fez sucesso no carnaval carioca com interesse em temáticas nordestinas. Nos seus primeiros anos de existência, o grupo era formado por: João Pernambuco, Donga, Henrique Manoel de Souza, Nola, Caninha, Pixinguinha, Osmundo Pinto e Palmieri. Qual era o nome desse grupo?
Alternativas
Q2357717 Educação Artística
A profissão de músico, na história da música europeia, se consolidou de forma gradual e acompanhando as mudanças sociais. Quem foi o primeiro músico identificado a trabalhar de forma autônoma, sem depender de mecenato ou do clero?
Alternativas
Q2357719 Educação Artística
Jaime Tomás, conhecido como Meira, conviveu com grandes nomes da cena musical de Recife, no início do século XX. Em 1927, Meira integra com seu irmão, Robson, o conjunto Voz do Sertão, de Luperce Miranda. Em 1928, partem para o Rio de Janeiro, onde Meira inicialmente mora na companhia de seu conterrâneo João Pernambuco. Também foi vizinho de Noel Rosa, com quem participava de apresentações na Casa de Caboclo. Na capital carioca, Meira integra o regional de Benedito Lacerda (mais tarde rebatizado Regional de Canhoto), participando de centenas de gravações – especialmente com Jacob do Bandolim – e acompanhando muitos dos grandes cantores da época. Entre 1941 e 1949, Meira manteve uma dupla instrumental com Dilermando Reis, com quem gravou diversos discos em 78 rpm. Meira também se destacou como professor, ministrando aula para violonistas de renome. Assinale a alternativa que indica dois alunos de Meira.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: X
6: D
7: E
8: C
9: B
10: B
11: B