Questões de Concurso Público IFC-SC 2023 para Assistente de Administração

Foram encontradas 13 questões

Q2209776 Redação Oficial
Maria de Fátima estava redigindo um documento, que seria enviado posteriormente para assinatura do diretor da divisão em que trabalha. Para não precisar redigir novamente todos os termos, optou por usar siglas, visto que, desde que obedecidas as regras básicas, é uma forma adequada de escrita. Maria ficou em dúvida sobre as grafias corretas das siglas que designam Imposto Predial e Territorial Urbano e Agência Nacional de Aviação Civil. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as siglas adequadas para os termos que Maria de Fátima pretende utilizar no expediente, conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018). 
Alternativas
Q2209777 Redação Oficial
Conforme preceitua o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), o padrão ofício é a forma a ser observada para a elaboração dos documentos oficiais. Além disso, o fecho, que tem a incumbência de encerrar o texto, é um dos itens componentes da sua estrutura. De acordo com esse Manual, assinale a alternativa que apresenta uma característica INCORRETA sobre o fecho.
Alternativas
Q2209778 Redação Oficial
Tendo como fundamento o que preceitua o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), tem-se que a finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Sendo assim, para que haja comunicação, são necessários os seguintes elementos: alguém que comunique; algo a ser comunicado e, por último, alguém que receba essa comunicação. Sobre esse tema, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Redação Oficial. 
Alternativas
Q2209779 Redação Oficial
Jair Santos trabalha no setor de redação oficial de uma secretaria do governo federal. A ele foi solicitado que verificasse um documento, o qual foi tratado pela denominação Exposição de Motivos (EM). Jair percebeu, no entanto, que quem assinava o documento era o diretor financeiro de um departamento. Assim, o devolveu para o remetente, pois havia equívoco na forma. Nesse sentido, conforme orienta o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), a Exposição de Motivos (EM) é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida, submeter projeto de ato normativo à sua consideração ou, ainda, para informá-lo sobre determinado assunto. Assinale a alternativa que apresenta as autoridades aptas a fazer uso do expediente EM.
Alternativas
Q2209780 Redação Oficial
Júlia Silveira foi recentemente admitida para trabalhar no departamento de redação oficial de uma secretaria estadual. Assim, a ela foi solicitada que realizasse a análise de um ofício redigido pelo diretor do departamento de gestão de pessoas. Júlia sentiu-se na obrigação de devolver o documento, pois identificou que havia no texto caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis e subordinação excessiva. Tendo em vista as prerrogativas da redação oficial, qual atributo foi severamente ferido no documento analisado? 
Alternativas
Q2209781 Redação Oficial
Antônio Luiz, especialista em redação oficial, sugeriu aos colegas de repartição que tivessem um maior cuidado com a conexão, a ligação e a harmonia entre os elementos de um texto, de maneira que as palavras, as frases e os parágrafos se mantivessem entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Em suma, Antônio Luiz fez referência aos atributos de: 
Alternativas
Q2209782 Redação Oficial
Tendo por base o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), assinale a alternativa que apresenta a característica adequada sobre o cabeçalho, de acordo com o padrão-ofício. 
Alternativas
Q2209783 Redação Oficial
O Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018) argumenta que, em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. Nesse sentido, fica evidenciado que a utilização do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais, dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. De acordo com o assunto e com o manual citado, analise as recomendações para escrita a seguir:
I. A língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade.
II. A utilização do padrão culto significa empregar a língua de modo rebuscado ou usar figuras de linguagem originadas do estilo literário.
III. A consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.
IV. A linguagem técnica deve prevalecer em todos os tipos de texto.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209784 Redação Oficial
Tendo por base o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), analise as assertivas abaixo sobre o padrão de numeração de páginas, conforme o padrão-ofício:
I. A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação. II. Deve ser alinhada à direita na página. III. A fonte deve ser Calibri ou Carlito.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209785 Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), analise as assertivas a seguir em relação à formatação exigida pelo padrão-ofício:
I. A margem lateral esquerda deve ter, no mínimo, 3 cm de largura e a margem lateral direita deve ter 1,5 cm, já as margens superior e inferior devem ter 2 cm.
II. A área de cabeçalho, na primeira página, deve ter 5 cm a partir da margem superior do papel.
III. A impressão, na correspondência oficial, pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho).
IV. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em Arial, com tamanho de fonte 10.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209786 Redação Oficial
Joana Assis ficou em dúvida sobre a maneira correta de redigir um ofício, o qual seria endereçado ao secretário municipal de saúde. Assim, foi aconselhada pelo chefe a verificar o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018). Após uma leitura atenta, descobriu que o texto oficial deve-se explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela. Joana aprendeu ainda que tal exigência está em consonância com o atributo da: 
Alternativas
Q2209787 Redação Oficial
Segundo o Decreto nº 9.758/2019, o único pronome de tratamento que deve ser utilizado na comunicação com agentes públicos federais, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, é: 
Alternativas
Q2209788 Redação Oficial
Sobre o Decreto nº 9.758/2019, analise as assertivas abaixo:
I. É vedado negar a realização de ato administrativo ou admoestar o interlocutor nos autos do expediente caso haja erro na forma de tratamento empregada.
II. No endereçamento das comunicações dirigidas a agentes públicos federais, não conterá pronome de tratamento ou o nome do agente público.
III. As normas do Decreto citado se aplicam às comunicações entre agentes públicos federais e autoridades estrangeiras ou de organismos internacionais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: A
5: D
6: C
7: E
8: B
9: C
10: A
11: E
12: B
13: C