Questões de Concurso Público IFC-SC 2023 para Engenheiro Civil

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Q2430674 Português

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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A palavra “vertentes” (l. 01) pode ser substituída, sem que se altere o sentido original da mensagem, por:

Alternativas
Q2430675 Português

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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Qual das seguintes palavras extraídas do texto possui um único afixo?

Alternativas
Q2430676 Português

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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Assinale a alternativa em que a palavra retirada do texto possui o menor número de dígrafos.

Alternativas
Q2430677 Português

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


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  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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Considerando-se a oração “o pensador John Thompson distingue quatro tipos básicos de concepção” (l. 15-16), o termo sublinhado representa um:

Alternativas
Q2430678 Português

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


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  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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A palavra “interagentes” (l. 04) está escrita corretamente, assim como pode ser verificado na grafia de:

Alternativas
Q2430679 Português

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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Com o intuito de preservar a mensagem original do texto, a locução conjuntiva em destaque na linha 12 NÃO pode ser substituída por:


I. ao passo que.

II. uma vez que.

III. pois.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2430680 Português

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

(Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/sausoc/a/mKFs9J9rSbZZ5hr65TFSs5H/?format=pdf&lang=pt – texto adaptado especialmente para esta prova).

Qual das seguintes palavras corresponde a um substantivo uniforme?

Alternativas
Q2430681 Português

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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Na frase ”As interações significativas ocorridas em contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental” (l. 27-28), se a palavra “interações” fosse flexionada no singular, quantas outras palavras precisariam ter obrigatoriamente a grafia modificada para garantir a correta concordância verbo-nominal?

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Q2430682 Português

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

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A lacuna da primeira linha do texto é preenchida corretamente pelo termo:

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A construção da cultura pelas dimensões ideológica e comportamental


Por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino


  1. Numerosas são as concepções de cultura, consoantes ____ variadas vertentes teóricas. De
  2. início, é importante destacar que Sorokin, um dos clássicos autores da sociologia, ao abordar a
  3. estrutura do universo cultural, ressalta que a “cultura ideológica” consiste na totalidade dos
  4. valores e normas adotados por indivíduos e grupos interagentes, o que consolida o aspecto
  5. cultural da interação significativa. As ações e reações significativas, por meio das quais os
  6. conteúdos da “cultura ideológica” são objetivados e socializados, constituem sua “cultura
  7. comportamental” e, num terceiro nível, a “cultura material”, significando todos os demais
  8. objetos, veículos e energias materiais por meio dos quais a “cultura ideológica” se manifesta,
  9. socializa-se e se consolida. Assim, o sociólogo Sorokin salienta que “a cultura empírica total de
  10. uma pessoa ou grupo é constituída por esses três níveis de cultura: ideológico, comportamental
  11. e material”. Portanto, o universo cultural abarcando esses três níveis caracteriza a vida social
  12. que não se limita a objetos e fatos de um mundo natural, já que se constitui pelas ações,
  13. manifestações verbais, símbolos, textos, construções materiais de grande variedade e de sujeitos
  14. que se expressam por meio desses artefatos procurando entender aos outros e a si mesmos.
  15. Na evolução histórica do conceito de cultura, o pensador John Thompson distingue quatro
  16. tipos básicos de concepção, classificando-as como: clássica, descritiva, simbólica e estrutural. A
  17. primeira remonta aos séculos XVIII e XIX, quando o termo “cultura”, diferindo em certa medida
  18. do processo de “civilização”, era usado em referência a um processo de desenvolvimento
  19. intelectual ou espiritual. A segunda envolve um conjunto de valores, crenças, costumes,
  20. convenções, hábitos e práticas característicos de uma sociedade específica ou de um
  21. determinado período histórico. A terceira entende os fenômenos culturais como simbólicos e o
  22. estudo da cultura voltado basicamente para a interpretação dos símbolos e da ação simbólica.
  23. Considerando restritivas tais concepções, aquele teórico formula, então, a que chama de
  24. “concepção estrutural de cultura”, propondo que “os fenômenos culturais podem ser entendidos
  25. como formas simbólicas em contextos estruturados, e a análise cultural pode ser pensada como
  26. o estudo da constituição significativa e da contextualização social das formas simbólicas”.
  27. Numa breve interpretação, podemos entender que as interações significativas ocorridas em
  28. contextos estruturados constroem a cultura pelas dimensões ideológica e comportamental.
  29. Nesse sentido, cabe ressaltar a construção e sedimentação de estigmas, estereótipos, padrões
  30. de beleza, dentre outras formas simbólicas acompanhadas de atitudes e ações em relação a
  31. pessoas que se encontram em determinadas condições individuais e sociais e que em contextos
  32. específicos passam a ser discriminadas negativa ou positivamente, tendo favorecida a
  33. concretização de situações de inclusão ou exclusão nos variados espaços da vida social. Situações
  34. de segregação, marginalização ou exclusão, de quem quer que seja, concretizam atitudes que
  35. se configuram como violência simbólica. E, como bem observa Habermas, a violência simbólica
  36. se dá sempre que uma pessoa é impedida de defender os seus próprios interesses.
  37. Historicamente, as pessoas que apresentam diferenças muito acentuadas em relação à
  38. maioria das pessoas constituem-se alvo das mais diversas estratégias de violência simbólica. Um
  39. dos segmentos populacionais reiteradamente colocados nessa posição tem sido o composto de
  40. pessoas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, além daquelas que
  41. apresentam outros transtornos de desenvolvimento. Elementos como funcionalidade e
  42. incapacidade, bem como fatores contextuais de ordem pessoal e ambiental, são fundamentais
  43. para a melhor compreensão das implicações individuais e sociais das deficiências. Fatores
  44. contextuais, portanto, concretizam-se, muitas vezes, em situações limitadoras impostas pelo
  45. ambiente físico e social que, defrontadas com as condições individuais, ampliam as desvantagens
  46. sociais da pessoa com deficiência.

(Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/sausoc/a/mKFs9J9rSbZZ5hr65TFSs5H/?format=pdf&lang=pt – texto adaptado especialmente para esta prova).

Levando-se em consideração exclusivamente o que é explicitado pelo texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: C
6: A
7: B
8: C
9: D
10: E