Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Pinhal - RS 2023 para Professor II - Língua Portuguesa
Foram encontradas 13 questões
( ) Aliteração é a repetição de fonema, vocálico ou consonântico, igual ou parecido, para descrever ou sugerir acusticamente o que temos em mente e expressar, quer por meio de uma só palavra, quer por unidades mais extensas. Como ocorre no verso: ‘As asas ao sereno e sossegado vento’.
( ) Onomatopeia é o emprego de fonema em vocábulo para descrever acusticamente um objeto pela ação que exprime. São frequentes as onomatopeias que traduzem as vozes dos animais e os sons das coisas, como, por exemplo, o ‘tique-taque’ do relógio, o ‘zunzunar’ da abelha.
( ) Vocabulário expressivo é o que não imita um ruído, mas sugere a ideia do ser que se quer designar com a ajuda do valor psicológico de seus fonemas, como os vocábulos ‘tagarelar’, ‘jururu’, ‘ziriguidum’.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Segundo os autores, há quatro tipos principais de mecanismos de coesão: a) a retomada de termos e expressões ou frases já ditos ou sua antecipação; b) o encadeamento de segmentos do texto; c) a citação de autores compartilhados com o leitor; d) o léxico qualificado.
( ) A retomada ou antecipação por uma palavra gramatical pode ocorrer através do uso de pronomes, verbos, numerais e advérbios.
( ) A retomada por palavra lexical: nesse caso, pode-se retomar um termo, repetindo-o ou substituindo-o por um sinônimo, por um hiperônimo ou hipônimo ou por uma antonomásia.
( ) A elipse ou apagamento de um termo da frase, que puder ser recuperado pelo contexto, é também um expediente de coesão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Verbo irregular é aquele que, em algumas formas, apresenta modificação no radical ou na flexão, afastando-se do modelo da conjugação a que pertence, como, por exemplo, ouvir, estar.
II. Verbo anômalo é o verbo irregular que apresenta, na sua conjugação, radicais primários diferentes. Alguns outros autores consideram anômalo o verbo cujo radical sofre alterações que o não podem enquadrar em classificação alguma, como, por exemplo, dar, ser, poder.
III. Verbo defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas, como, por exemplo, colorir.
IV. Verbo abundante é o verbo que apresenta duas ou três formas de igual valor e função, como, por exemplo, comprazer, entupir.
Quais estão corretas?