Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Retiro do Sul - RS 2023 para Fiscal Ambiental

Foram encontradas 3 questões

Q2216762 Atualidades
Conforme noticiado pelo jornal G1 em 30/05/2023, o primeiro registro da doença no Brasil aconteceu no dia 15 de maio, em aves silvestres. Nenhum brasileiro contraiu a doença. Em 20 anos, 874 pessoas se contaminaram no mundo, e metade delas morreu. Até agora, houve 13 focos de infecção de H5N1 em aves de espécies migratórias e silvestres (que vivem na natureza). O foco, neste momento, é evitar que o H5N1 chegue aos aviários do Brasil, que é o principal exportador de carne de frango do mundo, e o segundo maior produtor global, atrás dos EUA. Trata-se de uma doença que se espalha rapidamente entre os pássaros. De 2005 a 2023, mais de 400 milhões de aves domésticas foram sacrificadas em países da África, Ásia e Pacífico, Américas, Europa e Oriente Médio. O trecho acima refere-se à doença: 
Alternativas
Q2216763 Atualidades
Leia a seguinte notícia: O presidente da Venezuela desembarcou em Brasília na noite desse domingo (28/05), para participar do encontro de presidentes de países da América do Sul. Nas redes sociais, o presidente venezuelano agradeceu “a calorosa acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforce “a união dos povos do continente”. O encontro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta, está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares. (Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/, 29/05/2023). Quem é o atual presidente da Venezuela? 
Alternativas
Q2216764 Atualidades
Um vídeo que viralizou na internet mostra três estudantes de uma universidade particular de Bauru (SP) debochando de uma mulher que também estuda na instituição pelo fato de ela ter "40 anos". A estudante, que na verdade está prestes a completar 45 anos, está no primeiro ano de Biomedicina. Na postagem, uma das universitárias aparece gravando um vídeo para uma rede social enquanto conversa com as outras duas, afirmando que a mulher estaria velha para estar na universidade. "Ela deveria se aposentar", comentaram as jovens, rindo. (Fonte: g1.globo.com, 11/03/2023). O acontecimento chamou atenção para o preconceito contra pessoas por causa de sua idade que, conforme o site Brasil Escola, também é conhecido em português como idadismo ou ageísmo. É o nome que se dá para as práticas discriminatórias realizadas contra uma pessoa com base em sua idade. Essa discriminação é fruto de estereótipos que são construídos contra um grupo de pessoas de idades diferentes. Trata-se de um preconceito que pode atingir pessoas de diferentes idades, mas é muito mais comum em relação a pessoas idosas. O conceito descrito acima refere-se à prática do: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B