Questões de Concurso Público Prefeitura de Campo Bom - RS 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 3 questões

Q2169829 Veterinária
Mormo é uma doença infecciosa, de caráter agudo ou crônico, que acomete principalmente equídeos, mas que pode também acometer o homem, os carnívoros e eventualmente pequenos ruminantes. O agente etiológico é a bactéria Burkholderia mallei, um bacilo Gram negativo, responsável por alta taxa de mortalidade de equídeos e, quando afeta o homem, também é altamente letal. Considerando o ciclo de manutenção do agente dessa doença, o mormo é classificado como: 
Alternativas
Q2169833 Veterinária
Em relação à urolitíase em ruminantes, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Urolitíase obstrutiva é o nome dado ao quadro clínico em que há necrose renal, podendo ser uni ou bilateral.
( ) A principal causa dessa doença em ruminantes alimentados com concentrados é o aporte excessivo de fósforo com desequilíbrio na relação Ca e P na dieta.
( ) Em ruminantes alimentados com concentrados, os cálculos são formados principalmente por estruvita (formada pela reação entre fosfato, magnésio e amônio).
( ) A doença é mais frequentemente observada em reprodutores machos alimentados com rações concentradas que estão sendo preparados para exposições ou venda.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2169835 Veterinária
Em relação às parasitoses por nematódeos gastrintestinais em bovinos e ovinos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As principais localizações desses parasitos nos ruminantes são o rúmen, retículo, omaso e abomaso.
( ) A infecção causada pelo Haemonchus contortus pode resultar em anemia e hipoproteinemia se a verminose não for controlada.
( ) Nos casos de parasitismo por Trichostrongylus sp., os nematódeos causam atrofia das vilosidades intestinais, causando perda de peso e diarreia por má absorção.
( ) A migração das larvas de Oesophagostomum spp. resulta na formação de nódulos na mucosa intestinal.
( ) A penetração pela via transcutânea das larvas infectantes (L3) do Strongyloide papillosus é considerada como a mais relevante forma de invasão nos hospedeiros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D