Questões de Concurso Público Prefeitura de Dom Pedrito - RS 2023 para Biólogo
Foram encontradas 10 questões
Em relação às diretrizes ambientais para a prática da atividade pastoril sustentável sobre remanescentes de vegetação nativa campestre em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal no Bioma Pampa (conforme Resolução Consema nº 360/2017), analise as assertivas a seguir:
I. Para a atividade pastoril nas áreas campestres de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, é recomendável observar os princípios do bem-estar animal e das boas práticas de manejo com os animais e com as pastagens.
II. O manejo a ser adotado nas áreas de Reserva Legal, bem como a atividade pecuária e suas práticas associadas nas Áreas de Preservação Permanente devem garantir a manutenção e a conservação de espécies vegetais nativas ameaçadas e/ou imunes ao corte constantes em listas oficiais da flora ameaçada de extinção ou outros instrumentos legais.
III. O manejo sustentável nas áreas de Reserva Legal deve levar em conta a impossibilidade de introdução de qualquer espécie exótica invasora constante em lista oficial.
IV. Nas Áreas de Preservação Permanente, além daquelas autorizadas à continuidade de atividades agrossilvipastoris de que tratam as disposições transitórias em Lei, fica autorizada a atividade pecuária que não envolva realização de qualquer tipo de conversão de uso do solo por métodos que promovam a desvitalização da vegetação nativa.
Quais estão corretas?
Em relação ao Licenciamento Ambiental e ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental, conforme disposto no Código de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (Lei nº 15.434/2020), analise as assertivas a seguir:
I. O licenciamento ambiental para localização, construção, instalação, ampliação, alteração e operação de empreendimentos ou atividades utilizadoras de recursos ambientais considerados de significativo potencial de impacto ambiental, dependerá da apresentação do EIA e do respectivo RIMA.
II. A caracterização dos empreendimentos ou das atividades como de significativo potencial de degradação ou poluição dependerá, para cada um de seus tipos, de critérios a serem definidos pelo empreendedor responsável pelo projeto, respeitada a legislação federal.
III. O RIMA deverá conter sumário executivo sintetizando os principais pontos relevantes, do ponto de vista ambiental, os quais poderão ser confrontados e consultados na íntegra do EIA.
IV. A Licença Única (LU) poderá ser expedida também nas hipóteses que envolvam a conversão de áreas de remanescentes de ambientes naturais, a intervenção em Áreas de Preservação Permanente e atividades sujeitas a EIA/RIMA.
Quais estão corretas?
Ao longo da evolução, as plantas desenvolveram diversas estratégias para lidar com as ameaças de pragas e patógenos. Essas estratégias incluem mecanismos de detecção sofisticados e a produção de metabólitos secundários tóxicos e repelentes. Enquanto algumas dessas respostas são constitutivas, outras são induzidas. No geral, essas estratégias levaram a um impasse na corrida coevolutiva entre as plantas e suas pragas. Em relação às estratégias desenvolvidas pelas plantas e suas interações com microrganismos, patógenos e/ou herbívoros, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Rizobactérias podem liberar metabólitos que inibem o crescimento vegetal, diminuindo a disponibilidade de nutrientes e a proteção contra patógenos.
( ) As barreiras mecânicas das plantas fornecem uma primeira linha de defesa contra insetos predadores e patógenos e incluem espinhos, acúleos, tricomas e ráfides.
( ) Os metabólitos secundários vegetais com funções de defesa das plantas são armazenados em estruturas especializadas que liberam seus conteúdos somente após serem danificadas.
( ) Em vez de produzirem continuamente metabólitos secundários defensivos, as plantas podem poupar energia produzindo compostos de defesa somente quando induzidas por danos mecânicos ou componentes específicos da saliva de um inseto, por exemplo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As adaptações a diferentes temperaturas possibilitam que exista vida terrestre em todo o planeta. Os organismos conseguem ganhar e perder calor por meio de radiação, condução, convecção e evaporação, por exemplo. Além disso, a temperatura de um organismo pode ser constante ou variável, bem como as mudanças da temperatura do corpo podem ser controladas interna ou externamente. Em relação à temperatura corporal dos organismos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de organismo à sua descrição.
Coluna 1
1. Homeotérmico.
2. Ectotérmico.
3. Endotérmico.
Coluna 2
( ) Organismo com temperatura corporal determinada principalmente pelo seu ambiente externo.
( ) Organismo que consegue produzir calor metabólico suficiente para elevar a temperatura corporal
até uma temperatura mais alta do que a do ambiente externo.
( ) Organismo que mantém condições de temperatura constantes dentro de suas células.
( ) Tendem a ter baixas taxas metabólicas (como os répteis, os anfíbios e as plantas) ou corpos
pequenos (como os insetos) e não conseguem produzir ou reter calor suficiente para compensar
as perdas através de sua superfície.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Figura 1 Fonte: Adaptado de RICKLEFS, R.; RELYEA, R. A economia da natureza. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
Com base no modelo de crescimento populacional representado pela Figura 1, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O modelo de crescimento populacional representado é o de crescimento logístico. ( ) O tamanho populacional máximo que pode ser suportado pelo ambiente é conhecido como capacidade de suporte da população (K), representado pela linha tracejada na figura.
( ) O ponto de inflexão representa o ponto de estabilização, após o qual o crescimento populacional começa a acelerar. ( ) O modelo de crescimento populacional representado é utilizado para a modelagem de crescimento acelerado em altas densidades populacionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: