Questões de Concurso Público Prefeitura de Maçambará - RS 2023 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 25 questões
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada osso à sua respectiva descrição.
Coluna 1
1. Zigomático.
2. Hioide.
3. Nasal.
4. Vômer.
5. Palatino.
Coluna 2
( ) Osso par, direito e esquerdo, em forma de L, com uma lâmina vertical e outra lâmina horizontal, localizados atrás das maxilas e que participam diretamente da delimitação das cavidades nasal, bucal e orbitária.
( ) Pequeno osso ímpar em forma de ferradura, que não pertence ao crânio nem à face e está localizado na região do pescoço, abaixo da mandíbula e acima da cartilagem tireóidea da laringe; esse osso não se articula com nenhum outro e está sustentado pelos músculos do pescoço.
( ) Osso ímpar que está situado na face anterior do crânio, é articulado com o osso esfenoide e possui uma lâmina que, juntamente com a lâmina perpendicular do esfenoide, formam o septo nasal ósseo.
( ) Osso par, irregular, direito e esquerdo, que também pode ser chamado de malar e forma as saliências da face.
( ) Osso par e irregular, sendo que o direito e o esquerdo se articulam entre si no plano mediano e formam o esqueleto ósseo da parte do dorso do nariz.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Melhora da capacidade funcional. II. Aumento da tolerância aos esforços. III. Redução dos dias de hospitalização. IV. Redução da fadiga muscular e dispneia.
Quais estão corretas?
( ) Existem vários métodos para a mensuração do grau da escoliose, sendo o Método de Cobb o mais utilizado.
( ) Para avaliar o nivelamento dos ombros, observar se a escápula é saliente, se apresenta a mesma elevação da contralateral e se há deformidade torácica ou lombar, realiza-se a avaliação do Triângulo de Talhe, sendo possível verificar a simetria (espaço triangular entre o flanco e o membro superior, bilateral) e observar eventual deformidade da bacia e dos quadris.
( ) O Teste de Um Minuto, ou de Allis, é aplicado para detectar a presença ou não de escoliose; em caso afirmativo, é importante saber se a deformidade é flexível, corrigindo totalmente a inclinação lateral da coluna, ou se é fixa.
( ) Em alguns pacientes com escoliose idiopática, entre 10 e 20º Cobb, quando não for possível o tratamento cirúrgico ou nos casos de não aceitação desse procedimento pelo paciente, tem-se como alternativa o tratamento conservador com gesso tipo Risser (mais utilizado) ou até mesmo com o colete ortopédico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise a Figura 1 abaixo e assinale a alternativa correta.
Qual é o nome dessa lesão?
Quais partes estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) Flexor do membro superior com retração, abdução e rotação interna do ombro, flexão de cotovelo, pronação de antebraço, flexão de punho e dedos e adução de polegar. ( ) Padrão extensor de membros inferiores com extensão e adução de quadril, extensão de joelho, inversão de tornozelo e flexão plantar e de dedos. ( ) O padrão flexor é mais frequente em musculaturas antigravitacionais, apresentando a pronação do antebraço. ( ) Extensor do membro superior e flexor em membro inferior.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Utilizada como um adjunto no processo de reabilitação, as órteses favorecem o tratamento terapêutico. Contudo observa-se que elas devem ser criteriosa e adequadamente indicadas, elaboradas e confeccionadas com atenção às necessidades da pessoa e, sobretudo, apropriadamente adaptadas.
( ) As órteses de membros inferiores são comumente indicadas para: facilitar e auxiliar o ortostatismo; imobilizar segmentos articulares durante processos inflamatórios ou após intervenções cirúrgicas; prevenir, evitar e corrigir a instalação de deformidades; evitar ou minimizar a dor; e, principalmente, permitir, facilitar e garantir uma marcha funcional e segura para a pessoa com deficiência de natureza transitória ou definitiva.
( ) A prescrição desse dispositivo precisa considerar os objetivos definidos pela equipe após um processo qualificado de avaliação que inclua: a natureza da patologia, a finalidade de uso da órtese, o tempo previsto e as condições de utilização, o estado cognitivo e a motivação do paciente, bem como a probabilidade de o paciente e os familiares aderirem ao tratamento e seguirem as recomendações de uso, higiene e segurança.
( ) A prática em reabilitação tem apontado que as órteses em polipropileno resultam em maior pressão sobre os membros inferiores. Já a resina permite a confecção de órteses similares às de polipropileno, mas com a vantagem de apresentarem superfícies mais finas e menor peso, além de terem um custo menor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Pré-operatório. 2. Amputação com reconstrução cirúrgica. 3. Pós-operatório na fase aguda. 4. Fase pré-protética. 5. Reabilitação profissional. 6. Acompanhamento funcional.
Coluna 2
( ) Treino da colocação e retirada da prótese, bem como das habilidades com o equipamento. ( ) Avaliação das condições físicas e do nível de entendimento do paciente, e discussão sobre o nível de amputação e planejamento protético no pós-operatório. ( ) Comprimento do coto, qualidade da sutura das camadas de tecidos, cobertura dos tecidos moles, situação das terminações nervosas e cobertura rígida do coto. ( ) Avaliação e planejamento de atividades vocacionais para o futuro, identificação das necessidades educacionais, capacitação e adaptações para exercer o trabalho. ( ) Cuidados com a ferida, controle da dor, movimentos em segmentos proximais e suporte emocional. ( ) Modelagem e calejamento do coto de amputação, melhora da força muscular e retorno gradativo do paciente ao controle de sua situação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Servir-se de posição hierárquica para impedir ou dificultar a utilização das instalações e outros recursos sob sua direção, para o desenvolvimento de pesquisa, salvo por motivos relevantes e justificáveis. II. Induzir ou contribuir para a manipulação de dados de pesquisa que beneficiem serviços, instituições ou a si mesmo. III. Deixar de manter independência profissional e científica em relação a financiadores de pesquisa, satisfazendo interesse comercial ou obtendo vantagens pessoais. IV. Promover ou participar de atividade de ensino ou pesquisa em que direito inalienável do ser humano seja violado, ou acarrete risco à vida ou de dano à sua saúde, à participação social ou ao meio ambiente respeitando as normas ético-legais em vigor.
Quais estão corretas?
Quais partes estão corretas?