Questões de Concurso Público Prefeitura de Maçambara - RS 2023 para Professor Anos Finais do Ensino Fundamental – Geografia
Foram encontradas 12 questões
( ) A origem da teoria da Tectônica de Placas ocorreu, no início do século XX, com as ideias do cientista alemão Alfred Wegener, que eram extravagantes para o seu período histórico. Ele buscava explicações para as suas observações do mapa-múndi, como o porquê de as linhas dos continentes se encaixarem como um grande quebra-cabeça.
( ) Alfred Wegener, apesar de seus esforços para comprovar sua teoria da existência de um supercontinente denominado Pangea, não conseguiu apontar nenhuma evidência.
( ) Em 1915, Alfred Wegener reuniu suas explicações sobre a Deriva Continental em um livro denominado A origem dos Continentes e Oceanos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) As águas subterrâneas, no ciclo hidrológico, proveem diversos serviços ecossistêmicos, já que estão ligadas aos processos que regulam o volume, a distribuição e a qualidade da água disponível no planeta.
( ) Entre as múltiplas funções ecossistêmicas das águas subterrâneas destacam-se as seguintes: a) armazenamento, regularização e perenização do ciclo hidrológico no planeta; b) tratamento do sistema solo-aquífero e qualidade das águas subterrâneas; e c) manutenção da vida e de ecossistemas e da estabilidade geológica.
( ) As águas subterrâneas não se constituem como reservas de água para os rios e lagos, pois não estão relacionadas com a manutenção do fluxo superficial que sustenta grande parte dos cursos d’água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“[...] a presença de materiais urbanos que tendem a absorver energia contribui para o aumento das temperaturas nos locais de maior concentração de pessoas e de aparatos urbanos. Em muitos casos, a urbanização se associa à remoção de vegetação, diminuindo a umidade do ar, gerando diversos desconfortos e doenças que acometem parcela expressiva da população nos centros urbanos (NUNES, 2015, p. 17)”.
1. Constitui uma faixa de terra estreita e longa que une duas porções de terras emersas. Sua formação tem origem em um processo de rebaixamento da superfície ou por invasão do mar.
2. Constitui uma feição que se salienta na costa com regular altitude, que avança rumo ao mar. Seu aparecimento está ligado à erosão diferencial que salienta as rochas mais resistentes, através da fragmentação das mais tenras.
3. É uma faixa de terra mais ou menos alongada, que possui um lado ligado ao continente e os demais cercados por água.
“O homem vai aparecer como um elemento a mais da paisagem, como um dado do lugar, como mais um fenômeno da superfície da Terra. Apesar de algumas vezes valorizado nas introduções dos estudos, no corpo do trabalho acaba reduzido a um fator, num conjunto de fatores. Daí a Geografia a falar sempre em população (um conceito puramente numérico), e tão pouco em sociedade. Na verdade, a Geografia sempre procurou ser uma ciência natural dos fenômenos humanos” (MORAES, 2007, p.7).
A qual corrente do pensamento geográfico o autor se refere no trecho acima?
1. Localização do ponto de vista. 2. Tipo de superfície de projeção. 3. Posição da superfície de projeção.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, exemplos das classificações das projeções acima.
I. O carvão mineral é produzido no Brasil a partir de depósitos na Bacia do Paraná, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
II. A geração de chuva ácida não é um problema ambiental decorrente da mineração do carvão.
III. A mineração do carvão provoca outros problemas ambientais, além da acidificação dos rios, tais como: poluição dos solos, degradação da paisagem e rebaixamento do nível freático.
Quais estão corretas?
( ) As migrações no período colonial estavam associadas aos ciclos econômicos da cana-de-açúcar no século XVI e XVII, da mineração no século XVIII, do café no fim do século XIX e início do século XX, e da borracha entre 1870 a 1910.
( ) Nos anos de 1940 a 1950, ocorreu uma marcha para o Sul do país, principalmente em busca de terras para o desenvolvimento da agricultura por migrantes das regiões Norte e do Centro-Oeste brasileiro.
( ) Entre 1970 e 1990, a Amazônia foi o foco dos deslocamentos populacionais internos no Brasil.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Planície Abissal. 2. Cordilheira Mesoceânica. 3. Guyot.
Coluna 2 ( ) São montes ou montanhas submarinas que há uma determinada época atingiram o nível do mar e sofreram erosão, evidenciada pelo seu característico topo plano.
( ) Compreende uma área plana e muito profunda, situada na porção mais densa da crosta oceânica, próxima ao sopé continental, em torno dos 4000-6000 m.
( ) Consiste numa série de áreas montanhosas interligadas presentes em todos os oceanos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A globalização como perversidade tem como características: o aumento do desemprego, aumento da pobreza e a perda de qualidade de vida por parte das classes médias.
II. O geógrafo Milton Santos não acredita em uma outra globalização, pois para ele é impossível pensar em uma construção de um outro mundo, e menos ainda em uma globalização mais humana.
III. A globalização como fábula se refere aos discursos sobre a existência de uma aldeia global em que todos estão conectados, na mesma velocidade, em todo o planeta Terra.
Quais estão corretas?