Questões de Concurso Público Prefeitura de Maçambara - RS 2023 para Professor Anos Finais do Ensino Fundamental – História

Foram encontradas 15 questões

Q2209928 História
Considerando a história do Brasil e seu contexto pré-histórico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os estudos mencionados pelos arqueólogos na historiografia dão importância a dois grandes períodos, conhecidos como Cultura do Pleistoceno e Cultura do Holoceno.
( ) A cultura pré-histórica brasileira mais antiga que se tenha conhecimento no campo da arqueologia foi encontrada nos seguintes estados: Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
( ) O conhecido Período Pleistoceno no Brasil está intimamente ligado ao período das glaciações, com foco representativo historiográfico de pesquisa concentrado no estado de Mato Grosso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2209929 História
Sobre a história da Mesopotâmia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O conhecimento historiográfico sobre essa civilização tem seu significado a partir do nome, pois “mesopotâmia” é um nome que tem origem no latim e significa “entre rios”.
II. A historiografia revela que os povos do crescente fértil tinham uma forte dependência da agricultura de irrigação.
III. As cheias dos rios Nilo e Eufrates eram fundamentais para a população da Mesopotâmia.
IV. A agricultura da Mesopotâmia tinha certa exclusividade científica e econômica, não compartilhando características sociais, culturais e econômica com outras civilizações.
Alternativas
Q2209930 História
Analise as seguintes assertivas sobre o Império Bizantino:
I. Teve sua origem a partir de uma divisão do Império Romano e da resistência aos ataques dos bárbaros.
II. Teve uma forte influência da cultura oriental, da cultura helenística, com subordinação da Igreja ao Estado, mantendo o respeito ao imperador e à religião cristã.
III. Diferentemente da Mesopotâmia e do Egito, o Imperador Bizantino não tinha um poder teocrático.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2209931 História
No berço da humanidade, a Mitologia marcou fortemente a vida e a crença dos povos. Nessa relação mitológica, existiu uma cultura que acreditava na possibilidade de os seres humanos terem um duplo espírito: “Ka” e “Ba”. Sendo assim, após a morte, “Ka” e “Ba” precisavam se encontrar outra vez para que pudessem existir no além-túmulo. Nesse processo dual, o corpo precisava ser conservado, com a finalidade de manter a aparência, de forma que o espírito pudesse reconhecê-lo após a morte. A qual cultura refere-se o contexto apresentado? 
Alternativas
Q2209932 História
Sobre a chegada dos europeus à América, os povos que a habitavam antes da chegada dos europeus eram os:
I. Astecas e Maias. II. Incas e Tupis-guaranis. III. Aruaques e Chibochas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209933 História
A revolução industrial pode ser considerada na historiografia como resultado político-econômico do acúmulo de capitais da burguesia mercantil. Portanto, a Revolução Industrial é fruto do processo da queda das monarquias absolutistas, transformadas em monarquias constitucionais. De acordo com a historiografia, o acontecimento de relevância nesse processo foi a: 
Alternativas
Q2209934 História
Considerando as reflexões historiográficas sobre as características e o objetivo da doutrina do Iluminismo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2209935 História
O imperialismo e a ocorrência do neocolonialismo na história podem ser caracterizados ou definidos como:
I. Capitalismo monopolista, com grande pico no século XIX, com a ocorrência de significativa expansão dos Estados Europeus.
II. Uma articulação do Imperialismo, sendo uma nova etapa de dominações de áreas pelas burguesias das grandes potências, ampliando as bases de investimentos.
III. Sistema econômico desenvolvido nas primeiras sociedades estatais, com a prática do comércio, distribuindo riqueza gerada pela sociedade, com total controle do Estado sobre a economia e a política da região.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209936 História
Sobre a formação das monarquias medievais, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Historicamente, podemos afirmar que o processo de consolidação das monarquias medievais teve seu ápice quando a burguesia passou a reivindicar o poder político centralizado.
( ) Os monarcas medievais sempre foram abastados financeiramente, não precisando da ajuda da classe mercantil no processo de consolidação. Portanto, foi graças a essa independência financeira que conseguiram construir e ramificar o poder monárquico centralizado.
( ) A centralização do poder das grandes monarquias medievais ocorreu a partir da unificação da moeda, de leis entre campos e cidades e com aporte financeiro da classe mercantil aos monarcas medievais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2209937 História
O século XVI trouxe uma série de ameaças à igreja católica, vindas de movimentos separatistas, rompendo com a unidade do catolicismo europeu. Sobre as características desses movimentos religiosos, analise as assertivas abaixo:
I. O movimento Luterano era favorável à aristocracia, enquanto os Calvinistas eram favoráveis à burguesia.
II. A doutrina Calvinista teve grande aceitação da classe burguesa porque contemplava aspectos como a valorização do trabalho.
III. Podemos afirmar que, historicamente, a insatisfação dos reis príncipes, o descontentamento da burguesia e os abusos de membros da Igreja Católica foram as causas para o desenvolvimento dos movimentos religiosos na busca por mais liberdade, acesso à bíblia e afirmação ou negação de determinados dogmas.
IV. A reforma religiosa Inglesa, por exemplo, ao contrário da Luterana e da Calvinista, não apresentou radicalismos, respeitando as normas da Igreja Católica, porém negando a autoridade do papa.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209938 História
Assinale a alternativa que apresenta a civilização que se desenvolveu no México, nas ilhas de lago Texcoco, cuja capital era Tenochtlán, chegando a construir, no aspecto político, um Estado centralizado.
Alternativas
Q2209939 História
O modo pelo qual os seres humanos se relacionam coletivamente e se desenvolvem na sociedade, gerando riqueza, circulação de bens materiais e consumo é denominado, na historiográfica, modo de produção. Considerando isso, assinale a alternativa que configura um sistema econômico que vigorou nas primeiras comunidades estatais, no qual o Estado era proprietário das terras, e no qual os trabalhadores que utilizavam as terras deveriam pagar taxas e impostos.
Alternativas
Q2209940 História
Adversária da oligarquia paulista, a Aliança Liberal consolidou uma revolta armada em 1930 que causou, na estrutura política, a deposição de:
Alternativas
Q2209941 História
Sobre a organização das temáticas comuns do ensino de História no Brasil, os parâmetros curriculares dispõem que:
I. O professor possa buscar informações, conteúdo e conhecimento em diferentes tipos de fontes.
II. Toda aprendizagem que favoreça a construção de noções históricas deve ser orientada e acompanhada pelo professor.
III. Trocas de informações sobre os objetos de estudos possam ser comparadas, refletidas e debatidas em diferentes perspectivas, ainda que se trate de um mesmo tema, fato ou acontecimento.
IV. Fatos e temas históricos desvinculados das diretrizes curriculares sejam extremamente evitados, pois o objetivo da diretriz curricular comum é unificar e universalizar a aprendizagem do conhecimento histórico.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2209942 História
O historiador Leandro Karnal afirma que, durante o processo de aprendizagem, se o aluno e o educador forem capazes de perceber a complexidade das relações sociais, propondo indagações, desmitificando as tramas da história, estabelecendo identidade individual e coletiva, ambos estão sendo:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: E
6: B
7: E
8: D
9: A
10: E
11: C
12: B
13: E
14: D
15: A