Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Santa Rita - RS 2023 para Técnico Agrícola
Foram encontradas 6 questões
I. A presença de orvalho sobre as folhas prejudica a qualidade de aplicação de herbicidas e o controle de plantas daninhas.
II. A mistura de herbicidas com inseticidas e fungicidas pode ser feita, desde que respeitado o valor de pH do meio para melhor funcionamento dos produtos.
III. Quanto menor a temperatura da água utilizada para aplicação, menores são os problemas de incompatibilidade física entre produtos na calda.
IV. O uso de tabelas indicativas do déficit de pressão de vapor (DPV) tem por finalidade relacionar variáveis como a temperatura e a umidade relativa do ar, informando se a aplicação pode seguir ou não.
Quais estão INCORRETAS?
I. O uso da monda como método de controle de invasoras vem ganhando espaço nas lavouras brasileiras, uma vez que a técnica consiste na aplicação localizada de herbicidas.
II. Uma as principais formas de controle da Conyza sp. é a formação de palhada sobre o solo, uma vez que as sementes são fotoblásticas positivas.
III. O uso de herbicidas pré e pós-emergentes em lavouras de soja tem sido uma estratégia recorrente entre os produtores a fim de controlar plantas invasoras de difícil controle com glifosato.
IV. Quanto maior o volume de calda a ser aplicado, maior deverá ser a concentração de ingrediente ativo na calda a fim de manter a concentração.
Quais estão INCORRETAS?
( ) A regulagem de semeadoras-adubadoras mecânicas de fluxo contínuo se dá principalmente pela medição de uma determinada massa de sementes, ao passo que nas semeadoras-adubadoras de precisão, mecânicas ou a vácuo, a regulagem das sementes se dá principalmente por número e não por massa.
( ) Independentemente do tipo de semeadora-adubadora, é possível modificar a largura útil de trabalho sem mexer na largura total do implemento.
( ) Disco de corte de resíduos, mecanismo sulcador de fertilizante, sulcador de semente, rodas limitadoras de profundidade e rodas compactadoras são partes de uma linha de semeadura de semeadoras-adubadoras de fluxo contínuo.
( ) Uma das métricas utilizadas para verificar a qualidade da semeadura é a análise de sementes dispostas de forma normal, dupla e falhas, medidas com base na população desejada por área e na distância entre sementes por metro linear.
( ) Quanto maior a velocidade do conjunto trator-semeadora, maior deverá ser a rotação dos mecanismos dosadores para entregar a mesma população de plantas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O número adequado de subamostras para compor uma amostra a ser enviada ao laboratório varia entre 5 e 7 subamostras.
( ) A amostragem de solo deve ser realizada sempre após a colheita da cultura a fim de ser o mais representativa possível das condições do ambiente local.
( ) Para áreas em sistema de plantio direto, a amostragem de solo com trado de rosca ou trado holandês não é indicada, pois há uma perda de solo da camada superficial.
( ) A camada de amostragem do solo corresponde à camada diagnóstica para a recomendação de corretivos da acidez e adubação.
( ) Para culturas de grãos, em sistema de plantio direto consolidado, a camada diagnóstica é de zero a 10 cm, sendo coletada eventualmente a camada de 10 a 20 para monitorar a acidez do solo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A determinação da largura útil de trabalho de distribuidores centrífugos pode se dar por métodos expeditos, utilizando 70 a 75% da largura total de trabalho ou então usando métodos mais precisos, lançando mão de coleta de material e pesagem e recipientes dispostos em todo o leque de distribuição. Nesse caso, utiliza-se o coeficiente de variação como ferramenta para avaliação da largura útil.
( ) Considerando que em uma determinada área haja possibilidade plena de o conjunto andar de 5,5 até 9,0 km/h, qualquer uma das velocidades dentro dessa faixa poderá ser usada, uma vez que todas levam em conta a máxima eficiência operacional.
( ) Em distribuidores gravitacionais do tipo cocho, utilizado para distribuição de corretivo de solo, a velocidade de operação tem pouco efeito sobre a dose de calcário distribuída.
( ) Dentre as regulagens possíveis de serem realizadas em distribuidores centrífugos, de arrasto, acionados pela TDP do trator, utilizados para distribuir corretivo de solo úmido ou dejetos secos, a rotação dos pratos é a principal regulagem, seguida da velocidade da esteira de transporte e, por fim, da abertura da comporta de descarga.
( ) Antes de operar com qualquer distribuidor de sólidos acoplado ao sistema hidráulico de três pontos ou de arrasto, é preciso realizar a centralização e o alinhamento transversal e longitudinal do implemento ao trator.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os termos “alto volume” e “baixo volume” estão relacionados ao volume de calda aplicada por área, sendo o primeiro o indicativo de volumes superiores a 150 L/há, e o segundo, a menos de 80 L/ha.
II. Considerando uma mesma ponta de aplicação, nova, para dobrar o volume de calda aplicado, é preciso dobrar a pressão hidráulica da ponta.
III. Para uma mesma distância entre pontas de aplicação, quanto maior o ângulo de abertura do leque ou do cone de aplicação de uma ponta, maior deverá ser a altura que o barramento deverá passar do alvo desejado.
IV. Um filtro do tipo 100 mesh é mais restritivo do que um filtro de 200 mesh.
Quais estão INCORRETAS?