Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2023 para Professor - Artes

Foram encontradas 17 questões

Q2167126 Educação Artística
Na história do ensino da arte no Brasil, entre os anos de 1920 e 1970, as escolas brasileiras vivenciaram experiências influenciadas pela tendência escolanovista e pela estética modernista, voltando-se para:
Alternativas
Q2167127 Educação Artística
Sobre a arte desenvolvida no Egito Antigo, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2167128 Educação Artística
Os ícones são imagens que representam figuras santas para o cristianismo. Criados em diferentes suportes, como marfim, mármore e tecidos, foram uma importante fonte de adoração e representação de figuras sagradas na arte do período:
Alternativas
Q2167129 Educação Artística
O Renascimento foi um período que apresentou grandes revoluções e descobertas importantes para o mundo da arte. Uma delas foi o(a):
Alternativas
Q2167130 Educação Artística
A arte do período impressionista foi além de mudanças temáticas, proporcionando rupturas que permitiram mais vivacidade e dinamismo nas obras. Sobre as principais características das obras impressionistas, é INCORRETO afirmar que eram utilizadas:
Alternativas
Q2167131 Educação Artística
No movimento do Expressionismo, que aconteceu na Europa durante e após a Primeira Guerra Mundial, os artistas preocupavam-se em representar em suas obras a forte influência dos aspectos:
Alternativas
Q2167132 Educação Artística
No desenvolvimento do grafismo infantil, a apreensão de uma relação entre o sujeito e o objeto observado permite a figuração da:
Alternativas
Q2167133 Educação Artística
Entre os quatro e sete anos de idade, a criança encontra-se na fase pré-esquemática no desenvolvimento gráfico. Sendo essa considerada a segunda fase no desenvolvimento do desenho, é nesse período que a criança apresenta as primeiras tentativas de representação do real. Com isso, pode-se afirmar que também é nessa etapa que a criança desenvolve a consciência da:
Alternativas
Q2167134 Educação Artística
O primeiro estágio do desenvolvimento do grafismo infantil é identificado pelo desenho das garatujas, que são rabiscos no papel. Inicialmente a criança desenha linhas, uma vez que ainda não tem consciência de que o conjunto delas passa a representar objetos e não atribui significado a seus grafismos. Nessa etapa, a criança desenha:
Alternativas
Q2167135 Educação Artística
Dos elementos formais e sintáticos do desenho, o elemento “linha” pode ser definido como:
Alternativas
Q2167137 Educação Artística
O elemento formal da visualidade que permite distinguir opticamente a complexidade da informação visual no ambiente é o(a): 
Alternativas
Q2167138 Educação Artística
Sobre a leitura de imagem, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2167139 Educação Artística
Nos estudos sobre a apreciação estética, Michael Parsons (1992) constatou através de análises que as pessoas passam por diferentes estágios ao ler uma obra de arte. Cada estágio salienta uma ideia ou grupo de ideias que se sobressaem sobre as outras. Uma dessas ideias, conforme Parsons, é o(a):
Alternativas
Q2167140 Educação Artística
O acesso à produção artística chega até os estudantes dos mais variados modos nos dias atuais, e sua divulgação sofre interferências de diferentes fontes, como, por exemplo, da mídia. Da maneira que for, o acesso às obras de arte é promovido através da: 
Alternativas
Q2167141 Educação Artística
O fazer artístico, a história da arte e a análise da obra de arte, desenvolvidos de forma interligada na sala de aula, são etapas da proposta curricular conhecida como:
Alternativas
Q2167142 Educação Artística
Sobre a avaliação no ensino de Arte, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2167144 Educação Artística
“A mulher do centro – um tipo de jogo em Boticelli e o Nascimento de Vênus [...] eu vejo humor nisto porque vejo que a mulher dormindo é a concha para Vênus...” (IAVELBERG, 2003, p. 92). O trecho é uma citação de um leitor ao fazer a apreciação de uma obra de arte, citado por Rosa Iavelberg. Observa-se uma mistura da memória com a paisagem da pintura, combinando visões pessoais e universais, estabelecendo uma interação entre diferentes questões. Essas características são observadas no leitor que está no estágio de desenvolvimento da compreensão estética conhecido como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: B
6: D
7: A
8: C
9: E
10: B
11: E
12: D
13: C
14: B
15: E
16: A
17: D