Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2023 para Técnico em Laboratório e Análises Clínicas

Foram encontradas 27 questões

Q2229359 Técnicas em Laboratório
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as culturas às suas utilizações para o diagnóstico laboratorial de doenças.
Coluna 1
1. Hemoculturas. 2. Culturas de garganta. 3. Culturas de líquor. 4. Culturas do trato genital.
Coluna 2
( ) Úteis no diagnóstico de faringite causada por Streptococcus pyogenes. ( ) Úteis em casos suspeitos de meningite, sendo que geralmente são negativas nos casos de encefalite, abscessos cerebrais e empiema subdural. ( ) Utilizadas mais frequentemente para o diagnóstico de gonorreia e cancroide. ( ) Utilizadas nos casos de sepse.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2229360 Técnicas em Laboratório
Um técnico de laboratório vai preparar uma solução de hidróxido de potássio (KOH) para utilizá-la na limpeza e descontaminação de equipamentos de laboratório devido às suas propriedades alcalinas. Para fazer 250 mL de uma solução de KOH a uma concentração de 10%, quantos gramas de KOH serão necessários?
Alternativas
Q2229362 Técnicas em Laboratório
A autoclave é utilizada em qual tipo de esterilização?
Alternativas
Q2229363 Técnicas em Laboratório
O laboratório deve ser mantido limpo e livre de todo e qualquer material não relacionado às atividades nele executadas. Sobre a limpeza nos laboratórios, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A remoção do lixo do laboratório, durante a limpeza diária, deve ter atenção quanto à presença de material pontiagudo ou cortante e quanto à indicação de lixo contaminado.
II. Aerossóis não devem ser utilizados a fim de evitar a contaminação de amostras e que formem lança-chamas em locais que possuem bicos de gás e lamparinas acesos.
III. Não há necessidade de aviso prévio quanto ao início da limpeza no laboratório, uma vez que ela não interfere nos experimentos e em outros serviços executados no local durante sua realização.
IV. Quaisquer aparelhos podem ser mudados de lugar durante a limpeza do laboratório, uma vez que esses equipamentos são estáveis e não há risco de desestabilização. 
Alternativas
Q2229364 Técnicas em Laboratório
São corantes utilizados na hematologia, EXCETO: 
Alternativas
Q2229366 Técnicas em Laboratório
No método de coloração de Gram, o reagente que possui a função de aumentar a afinidade do corante pela célula, fazendo com que ela se core mais intensamente, é o(a): 
Alternativas
Q2229367 Técnicas em Laboratório
A glicoproteína produzida pelas células coriônicas no embrião em desenvolvimento que é detectável por ensaios sensíveis poucos dias após a concepção, sendo a medida utilizada para confirmar a gravidez, é denominada: 
Alternativas
Q2229368 Técnicas em Laboratório
A presença de cristais de bilirrubina na urina é indicativo de: 
Alternativas
Q2229369 Técnicas em Laboratório
O equipamento que acelera o processo de sedimentação devido ao movimento rotatório acelerado, no qual as partículas de maior densidade são arremessadas para o fundo do tubo, é chamado de:
Alternativas
Q2229370 Técnicas em Laboratório
Os meios de cultura são preparações químicas feitas em laboratórios que fornecem nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural. Sobre meios de cultura e suas utilizações, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Ágar CLED (Cystine Lactose-Electrolyte-Deficient). 2. Ágar Lowenstein-Jensen. 3. Ágar Thayer Martin. 4. Ágar Sabouraud.
Coluna 2
( ) Meio de cultivo para cultura de esperma, com a perspectiva de isolar e cultivar a Neisseria gonorrhoeae. ( ) Meio de cultura utilizado principalmente para isolamento e enumeração de bactérias do trato urinário. ( ) Meio de cultivo para cultura de fungos. ( ) Meio de cultivo para cultura de micobactérias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2229372 Técnicas em Laboratório
A bactéria causadora da sífilis, Treponema pallidum, não pode ser cultivada. Assim, o diagnóstico dessa doença é realizado por microscopia e sorologia. O teste sorológico não treponêmico utilizado para o diagnóstico da sífilis é chamado de: 
Alternativas
Q2229374 Técnicas em Laboratório

Em relação ao preparo da urina para análise, deve-se: 

I. Realizar rigorosa limpeza dos genitais antes da coleta.

II. Sempre ingerir bastante líquido antes da coleta.

III. Colher, de preferência, a primeira urina da manhã.

IV. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar contaminação.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2229376 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de amostra biológica que pode fornecer informações relevantes na investigação de condições relacionadas à função renal. 
Alternativas
Q2229377 Técnicas em Laboratório
Qual a quantidade de álcool em 2.300 mL de uma solução hidroalcóolica a 70%? 
Alternativas
Q2229378 Técnicas em Laboratório
No dia a dia de um laboratório de análises clínicas, é fundamental realizar procedimentos rápidos e precisos, que garantam resultados confiáveis sem comprometer a segurança do profissional responsável por esses processos. A coleta de sangue é uma etapa essencial na maioria dos exames e, nesse momento, é necessário utilizar um tubo de ensaio apropriado para a tarefa. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a cor da tampa do tubo de coleta e a finalidade da coleta ou o tipo de anticoagulante. 
Alternativas
Q2229380 Técnicas em Laboratório
– Os procedimentos empregados para observação das estruturas biológicas no microscópio eletrônico implicam uma série de procedimentos técnicos que garantam contraste, conservação do material mais próximo ao in vivo, resistência quando submetidas ao bombardeamento de elétrons e ao vácuo, além de manutenção da integridade bioquímica do material. Nesse sentido, o procedimento cujo objetivo é manter intacta a estrutura celular, impedindo, assim, que aconteça a autólise (destruição da célula pelas suas próprias enzimas) e a ação e proliferação de bactérias, garantindo também o enrijecimento das células para que resistam melhor às etapas posteriores à preparação do material e aumentando a afinidade das estruturas celulares pelos corantes, melhorando o contraste, é chamado de: 
Alternativas
Q2229381 Técnicas em Laboratório
Em relação à lavagem, esterilização e descarte de materiais em um laboratório, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os tubos de amostras (sangue total, soro, plasma e líquidos corporais), após três dias sob refrigeração em geladeira comum, deverão ser desprezados. Para isso, devem ser autoclavados e descartados no sistema de lixo hospitalar.
( ) Nas superfícies em que haja derramamento de substâncias corporais (urina, fezes, secreções) ou sangue, incluindo respingos, deve-se realizar a desinfecção, sendo que o profissional deve estar sempre aparamentado com os EPIs recomendados.
( ) A esterilização por autoclave deve ser realizada nos meios de cultura contaminados, garrafas de hemocultura e outros materiais contaminados do setor de microbiologia.
( ) Materiais perfurocortantes (agulhas, vidros, lâminas, bisturi e ponteiras de pipeta) deverão ser descartados em caixas próprias de papelão rígido e fechadas, com abertura específica para dispensação desses materiais sem contato com as mãos e com tampa de isolamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2229382 Técnicas em Laboratório
São variáveis que precisam ser padronizadas a fim de minimizar os erros pré-analíticos durante a coleta de sangue e manipulação da amostra, EXCETO: 
Alternativas
Q2229384 Técnicas em Laboratório
Sobre a preparação de um esfregaço para coloração de Gram na microbiologia, enumere as etapas de acordo com a ordem correta para preparação do esfregaço.
( ) Deixar secar nas proximidades da chama.
( ) Pegar uma lâmina limpa no recipiente, secá-la e flambá-la rapidamente na chama do bico de Bunsen.
( ) Fixar o esfregaço passando a lâmina rapidamente na chama do bico de Bunsen.
( ) Identificar o lado da lâmina em que será feito o esfregaço.
( ) Flambar a alça bacteriológica e deixá-la esfriar, colocá-la na cultura teste e esfregar o material da alça bacteriológica para obter um esfregaço de forma oval, bem fino e uniforme.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2229387 Técnicas em Laboratório
O único anticorpo capaz de atravessar a placenta e alcançar a circulação fetal é o: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: E
6: C
7: B
8: A
9: B
10: C
11: D
12: D
13: B
14: C
15: E
16: A
17: E
18: D
19: E
20: D