Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Urtiga - RS 2023 para Assistente Social

Foram encontradas 3 questões

Q2171988 Serviço Social
Em fevereiro de 2023, o Conselho Federal de Serviço Social reiterou que “para o Serviço Social, a representação de trabalhadores/as em fóruns e conselhos de direitos é fundamental”. Sobre esse tema, que é debate fundamental ao trabalho do(a) assistente social frente à questão social e às demandas cotidianas nas políticas sociais, analise as assertivas abaixo:
I. A luta por condições de trabalho e expansão dos direitos na perspectiva da ampliação da proteção social brasileira, com perspectiva emancipatória, requer o fortalecimento e articulação com as lutas mais gerais da classe trabalhadora. II. Fixa-se critérios para definir se uma organização é representativa dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tais como: ter em sua base de representação segmentos de trabalhadores que atuam na política pública de Assistência Social; defender direitos dos segmentos de trabalhadores na Política de Assistência Social; e propor a defesa dos direitos sociais aos cidadãos e aos usuários da Assistência Social. III. Deve-se reconhecer como legítimas todas as formas de organização de trabalhadores do setor como associações de trabalhadores, sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais, conselhos federais de profissões regulamentadas, fórum nacional e fóruns regionais, estaduais e municipais de trabalhadores, que organizam, defendem e representam os interesses dos trabalhadores que atuam institucionalmente na política de Assistência Social.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2171996 Serviço Social
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do texto “A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira”, de Ellen Caroline Pereira e Simone Sobral Sampaio (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133).
Alternativas
Q2171997 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “Povos indígenas e o direito à terra na realidade brasileira”, de Elizângela Cardoso de Araújo Silva (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133):
I. Em toda a América, havia inúmeros povos distintos que foram chamados de índios pelos europeus quando chegaram ao território. II. A condição dos povos indígenas na realidade brasileira foi histórica e socialmente desprezada ou tratada com muito preconceito e violência. O próprio termo “índio” não tem unidade concreta nem semântica, expressando a marca histórica contraditória da colonização. III. A realidade do acesso, uso e apropriação das terras brasileiras é resultado de uma condição colonial de longa exploração. A Lei de Terras de 1850 foi o “batismo do latifúndio”, e a legitimação do latifúndio no Brasil é marcado por estratégias ilegais e políticas que favoreceram economicamente as classes dominantes no meio agrário até os dias atuais.
Quais estão corretas?


Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E