Questões de Concurso Público Prefeitura de São João do Polêsine - RS 2023 para Odontólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2180826 Odontologia
Sobre a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A fluoretação das águas pode ser considerada uma ação de promoção e proteção de saúde. ( ) O principal objetivo desta política é reorganizar a atenção em saúde bucal em todos os níveis. ( ) Os únicos princípios norteadores da PNSB são: Acesso e Acolhimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q2180827 Odontologia
Técnica radiográfica que foi idealizada pelo cirurgião-dentista Howard Riley Raper, em 1924, utilizando filmes com aletas adaptadas, de forma que o paciente ocluísse sobre elas, denominado-as bite wing. Estamos falando das radiografias:
Alternativas
Q2180828 Odontologia
Quando falamos em Patologia Oral, consideramos que existem algumas lesões que chamamos de fundamentais. Em outras palavras, elas determinam alterações básicas que a mucosa oral pode sofrer em decorrência de alguma patologia. Nesse sentido, analise a assertiva abaixo:
• Elevação circunscrita e sólida com, no máximo, 5 mm de diâmetro. Podem ser únicas ou múltiplas.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente a descrição acima.
Alternativas
Q2180829 Odontologia
Analise as assertivas abaixo sobre câncer bucal e assinale a alternativa correta.
I. É uma doença com alto índice de letalidade, podendo ser considerada um problema de saúde pública. II. O uso de álcool e cigarro associados pode potencializar o risco de desenvolvimento da doença. III. Localiza-se, preferencialmente, em palato duro. IV. A má higiene bucal e o uso de próteses desadaptadas não são considerados fatores de risco para a doença. 
Alternativas
Q2180830 Odontologia
Os fluoretos são os principais responsáveis pelo declínio da cárie dentária em países desenvolvidos e também no Brasil. Além da redução da prevalência da cárie, o flúor age reduzindo a velocidade de progressão de novas lesões. Sobre os fluoretos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2180831 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta para o termo antissepsia.
Alternativas
Q2180832 Odontologia
Durante a pandemia da Covid-19, caracterizada como uma infecção respiratória, que em alguns casos pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, diversas práticas profissionais buscaram a readequação dos processos de trabalho com o objetivo de reduzir a disseminação do Sars-CoV-2, causador da Covid-19. A área odontológica, conhecida pelo contato próximo profissional X paciente, logo foi identificada como uma área de alto potencial de contaminação pelo Sars-CoV-2 e, portanto, sofreu um grande impacto no que diz respeito à sua forma de atendimento. Analise as assertivas abaixo sobre as medidas que foram adotadas pelos profissionais no atendimento a pacientes, e assinale a alternativa correta.
I. As máscaras N95 devem ser utilizadas em todos os procedimentos odontológicos. II. A indicação do protetor facial é importante porque reduz a contaminação dos EPI utilizados na face (gorro, máscara e óculos de proteção). Após cada atendimento, realizar a limpeza com água e sabão e desinfecção do protetor facial e óculos. III. A utilização de duas luvas com o objetivo de reduzir o risco de contaminação está fortemente indicada.
Alternativas
Q2180833 Odontologia
Para realizar o diagnóstico de uma lesão de cárie dentária, pode-se utilizar, entre outros métodos, o exame visual e tátil. Ao detectar-se uma lesão de mancha branca inativa, pode-se descrevê-la da seguinte forma:
Alternativas
Q2180834 Odontologia
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são estabelecimentos de saúde bucal inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNEs), classificados como clínica especializada∕ambulatório de especialidade que oferece serviços de Odontologia gratuitos à população e realiza, no mínimo, as seguintes atividades:
I. Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal. II. Periodontia especializada. III. Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros. IV. Endodontia. V. Atendimento a pacientes com necessidades especiais.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2180835 Odontologia
Sobre os anestésicos locais utilizados em odontologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: A
5: E
6: C
7: C
8: B
9: E
10: D