Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS 2023 para Professor A2 – Geografia
Foram encontradas 12 questões
I. Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2023, as termoelétricas são hoje as principais produtoras de energia elétrica do Brasil.
II. As centrais elétricas de serviço público participaram, em 2022, com cerca de 82% da geração total de energia elétrica. Os outros 18% são produzidos e injetados na própria instalação geradora. Essa chamada “autoprodução” agrega as mais diversas instalações industriais que produzem energia para consumo próprio.
III. Atualmente, cerca de 61% da oferta interna de energia elétrica está relacionada à produção hidráulica, uma fonte renovável. Outras duas fontes renováveis também ganham destaque: a produção eólica, com aproximadamente 12% de oferta, e a produção solar, que apresenta cerca de 4,4% da oferta interna de energia elétrica.
IV. A queda da produção industrial brasileira fez com que o consumo de eletricidade nesse setor caísse, deixando de ser o que mais consome energia elétrica no Brasil. Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2023, atualmente o setor que mais consome eletricidade no país é o setor residencial (com 37,3% do total consumido em 2022).
Quais estão corretas?
( ) A questão de Palmas envolvia um território situado entre o Brasil central e o leste da Bolívia. Os dois países disputavam esse território, rico em minérios. Brasil e Bolívia decidiram recorrer à arbitragem dos Estados Unidos, que, após estudar as reclamações de ambos os lados, acabou decidindo que o território de Palmas deveria pertencer ao Brasil.
( ) A questão do Amapá, que opôs o Brasil ao Suriname (antiga Guiana Holandesa), foi resolvida por meio de arbitragem internacional, realizada pela França e pelos Estados Unidos. As autoridades dos dois países, escolhidas de comum acordo pelos dois lados em litígio, decidiram em 1900 que essa área, que corresponde aproximadamente à metade do atual estado do Amapá, deveria continuar a fazer parte do Brasil.
( ) Na questão do Acre, a disputa principal foi com a Bolívia, que reclamou de invasão da parte leste do seu território por seringalistas brasileiros. Depois de diversas ações conjuntas de bolivianos e brasileiros, os seringalistas se rebelaram e declararam a independência do Acre, em 1902. Brasil, Bolívia e Peru reuniram-se em 1903 e assinaram o Tratado de Petrópolis, segundo o qual essa área passou a fazer parte do território brasileiro. O Brasil indenizou a Bolívia e o Peru em cerca de 2 milhões de libras esterlinas, a moeda internacional mais valorizada na época.
( ) A questão do Pirara opôs o Brasil e a Guiana Inglesa (atualmente o país independente denominado Guiana). A disputa ocorreu por uma área de 22.015 km² ao redor do lago Pirara, na Amazônia, e uma arbitragem internacional, realizada pelo governo italiano, decidiu que a maior parte desse território (12.950 km²) ficaria sob domínio da Guiana Inglesa, e a outra parte (9.065 km²), com o Brasil.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Figura 1
Fonte: Suertegaray (2008).
Assinale a alternativa correta sobre o processo de formação dessas cavidades.
Figura 2
Fonte: Peixoto (2016).
Assinale a alternativa que apresenta o bioma ilustrado na imagem.
I. Caracterizou-se como uma onda de protestos que eclodiram a partir de 2010. Entre os jovens, surge um espírito crítico e um ideal de libertação, como um duplo impulso, cultural e econômico, de renovação.
II. O Egito foi o primeiro país afetado, em dezembro de 2010. O país havia passado por uma série de reformas de perfil neoliberal, seguindo orientações do Fundo Monetário Internacional (FMI). O contexto econômico, somado à repressão, à falta de representatividade e à desestabilidade social, tornou-se explosivo quando um vendedor de frutas, após ter suas mercadorias confiscadas, foi morto pela polícia. O evento foi o estopim para o início das manifestações, que pediam a renúncia do presidente Hosni Mubarak.
III. Dias após o ocorrido no Egito, a Tunísia viu sua população se organizar em uma série de protestos, que rapidamente se espalharam pelo país contra o presidente Muammar al-Gaddafi. A situação interna se configurava de forma desfavorável à população, com aumento do preço dos alimentos e piora das condições sociais.
IV. Na Síria, grupos de oposição ao regime de Bashar al-Assad começaram a se manifestar em favor de um regime democrático, mas foram reprimidos pelo governo. A situação do país era relativamente estável até a eclosão das manifestações; entretanto, as precárias liberdades civis, decorrentes do governo de mãos firmes, somavam-se às taxas de desemprego de 20% e de pobreza de 11%. Assim, houve uma investida social simultânea – da população, reivindicando um governo representativo – e midiática – com os meios de comunicação ocidentais investindo contra a imagem do presidente, a fim de induzir a opinião pública a uma mudança de regime.
Quais estão corretas?