Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS 2023 para Veterinário

Foram encontradas 6 questões

Q2320267 Veterinária
A seborreia é uma secreção excessiva de sebo na superfície da pele. Nos suínos, bovinos e equinos, é secundária a uma dermatite ou a outras irritações da pele como o(a):
Alternativas
Q2320273 Veterinária
A brucelose bovina, causada por Brucella abortus, doença anteriormente de distribuição mundial, tem sido erradicada ou reduzida a baixas taxas de prevalência em muitos países por meio de programas sanitários de controle e erradicação com abrangência nacional. Com relação à brucelose bovina, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2320274 Veterinária
“Sarna” é o termo utilizado para descrever infecções de animais por ácaros, os menores artrópodes da ordem Acarina. Eles são parasitas obrigatórios, transmitidos de animais infectados para não infectados por meio de contato direto. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. A sarna bovina pode ser causada pela infestação de ácaros dos gêneros Sarcoptes, Chorioptes, Psoroptes e Demodex, de maneira isolada e/ou concomitante.
II. Sarcoptes sp. são ácaros “escavadores” que adentram a epiderme criando túneis de até 1 cm de comprimento, nos quais se alimentam e se reproduzem.
III. Suas atividades de escavação e alimentação causam inflamação e prurido intenso, perda de pelos e escoriações.
IV. Chorioptes spp. e Psoroptes sp. são ectoparasitas não “escavadores” e de alimentação superficial.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2320276 Veterinária
A doença de bovinos popularmente conhecida como “febre dos transportes” é assim denominada por ter sua ocorrência comumente ligada a viagens, manejos e intempéries do clima durante os deslocamentos; o estresse causado diante dessas condições reduz a eficácia do sistema imunológico dos animais transportados. Nesses casos, a ocorrência da doença é frequentemente observada pela apresentação de sinais clínicos localizados: 
Alternativas
Q2320279 Veterinária
A tuberculose causada pelo Mycobacterium bovis é uma zoonose de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos. Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido. A principal porta de entrada do agente é a via respiratória, pela inalação de aerossóis contaminados com o microrganismo. O trato digestivo também é porta de entrada da doença, principalmente em bezerros alimentados com leite proveniente de vacas com mastite tuberculosa. Com relação ao diagnóstico da tuberculose, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O teste tuberculínico consiste na aplicação pela via intramuscular de 1 mL do PPD bovino ou aviário.

( ) O mecanismo de ação do teste está fundamentado em uma reação alérgica por células e é classificado como hipersensibilidade retardada do tipo IV.
( ) Após a aplicação da tuberculina em um animal infectado, ocorrerá uma resposta com endurecimento e edema no local da inoculação que atinge seu máximo nas 72 horas seguintes à aplicação.
( ) A anergia é um fenômeno que pode ocorrer em animais com tuberculose generalizada ou em estágios finais da doença, pois observa-se imunossupressão e inibição da reação de hipersensibilidade retardada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: D