Questões de Concurso Público Prefeitura de Tapejara - RS 2023 para Médico Veterinário 40H

Foram encontradas 9 questões

Q2283435 Veterinária
No ano de 2021, o número de vacas ordenhadas em Tapejara foi de aproximadamente 60% do rebanho bovino do município. Essas vacas produziram mais de 14 milhões de litros de leite, que foram comercializados por mais de 28 milhões de reais (IBGE, 2021). Considerando a importância da atividade leiteira, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A mastite bovina classificada como ambiental frequentemente não é percebida pelo produtor rural, já que os sinais clínicos da infecção são discretos, pois não há alteração no úbere nem no aspecto do leite produzido.
( ) A tristeza parasitária bovina é uma doença de ocorrência frequente nos rebanhos leiteiros situados mais ao sul do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai, considerada uma região endêmica da doença pela presença maciça de carrapatos.
( ) Atualmente os casos mais frequentes de mastite bovina são causados por infecções víricas.
( ) A paratuberculose é uma doença pulmonar que os bovinos manifestam antes de completar seis meses de idade se não forem vacinados antes dos 30 dias de vida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2283436 Veterinária
Em relação à bovinocultura leiteira, analise as assertivas abaixo:
I. A torção ou deslocamento do abomaso à direita ou à esquerda é uma alteração cuja ocorrência é mais frequente nas terneiras antes da maturidade sexual.
II. O alimento concentrado para vacas leiteiras em produção deve ser ofertado nos cochos após a ordenha para que os animais se mantenham em pé até que haja o completo fechamento do esfíncter mamário.
III. Doenças sistêmicas como a brucelose e a tuberculose não influenciam a produção leiteira, pois ocorrem, respectivamente, no útero e nos pulmões dos animais.
IV. Timpanismo primário é a distensão do rúmen causada pelo acúmulo de gás, comumente devido à obstrução esofágica que dificulta ou impede a eructação.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2283437 Veterinária
A zoonose bacteriana causadora de infecção respiratória nos seres humanos, principalmente em grupos profissionais ou criadores de aves como papagaios, periquitos e pombos, é conhecida como ornitose. É uma zoonose direta, pois o agente pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado. A doença em questão é o resultado da infecção causada por: 
Alternativas
Q2283438 Veterinária
Enterite é o termo utilizado para descrever a inflamação da mucosa intestinal que resulta em diarreia e, às vezes, em disenteria, dor abdominal, bem como graus variados de desidratação e desequilíbrio ácido-básico, conforme a etiologia, a gravidade e a localização da lesão. Considerando os diversos agentes etiológicos das diarreias, tais como bactérias, vírus, helmintos e protozoários, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o agente causal à sua classificação taxonômica.
Coluna 1
1. Bactéria.
2. Helminto.
3. Protozoário.
Coluna 2
( ) Salmonella spp.
( ) Eimeria spp.
( ) Isospora spp.
( ) Nematodirus spp.
( ) Cryptosporidium spp.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2283439 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta uma causa frequente de claudicação em ovinos no Rio Grande do Sul.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: A
5: D