Questões de Concurso Público Prefeitura de Tapejara - RS 2023 para Professor Municipal de Português
Foram encontradas 2 questões
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
( ) O pronome “ele” (l. 04) retoma a expressão “Projeto Genoma Humano” (l. 04).
( ) O termo “isso” (l. 07) é utilizado para retomar uma informação mencionada anteriormente no texto.
( ) O vocábulo “Ele” (l. 13) se refere a “cromossomo Y”.
( ) O pronome “ele” (l. 18) se refere a “cromossomo Y”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre coesão e coerência textual, conforme preconiza Koch, analise as assertivas abaixo:
I. A coerência textual está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto em uma situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido desse texto, o qual deve ser do todo, pois a coerência é global.
II. Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto.
III. Embora a coesão auxilie no estabelecimento da coerência, ela não é garantia de se obter um texto coerente. Os elementos linguísticos da coesão não são nem necessários para que a coerência seja estabelecida.
A coesão ajuda a estabelecer a coerência na interpretação de textos, porque surge como uma manifestação superficial da coerência no processo de produção desses mesmos textos. Quais estão corretas?