Questões de Concurso Público SPGG - RS 2023 para Médica (Pediatra)

Foram encontradas 30 questões

Q2072883 Medicina
No atendimento de um bebê, no alojamento conjunto, com idade gestacional de 36 semanas e peso de nascimento de 2.500 gramas, o pediatra deve avaliar a presença de icterícia a cada 12 horas de vida até 72 horas de vida. Nesse sentido, qual conduta está INCORRETA?
Alternativas
Q2072884 Medicina
Em relação à amamentação e à transmissão vertical de doenças infecciosas, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2072885 Medicina
São critérios aceitos mundialmente para a definição de caso de infecção congênita e perinatal por citomegalovírus (CMV):
Alternativas
Q2072886 Medicina
Sobre a segurança da criança e adolescente, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos estágios para os passageiros de veículos automotores. 
Alternativas
Q2072887 Medicina
No Brasil, em 2018, o afogamento foi a segunda causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
I. A remoção da vítima da água deve ser feita apenas se for seguro e, caso o afogado esteja consciente, deve ser removido até a terra para iniciar demais cuidados médicos. II. O afogamento é uma das principais causas de mortes em crianças com transtorno do espectro autista. III. O afogamento em baldes e bacias é mais comum em crianças de até 5 anos de idade uma vez que a cabeça e os membros superiores são as partes mais pesadas do corpo. Ao se inclinarem para a frente, perdem o equilíbrio. IV. Crianças, após 4 anos, podem frequentar aulas de natação. Depois de capazes de nadar e/ou com coletes salva-vidas, a presença de adultos em área de rios torna-se desnecessária.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2072888 Medicina
As infecções agudas das vias aéreas superiores podem determinar quadros obstrutivos graves que podem resultar em insuficiência respiratória aguda de início abrupto. A laringotraqueobronquite é a causa mais comum. Na apresentação de pacientes com esse quadro na emergência pediátrica, o diagnóstico é baseado em:
Alternativas
Q2072889 Medicina
A traqueíte bacteriana se apresenta clinicamente como obstrução grave da via aérea superior, caracterizando a síndrome do crupe. Na suspeita dessa patologia, a melhor conduta é:
Alternativas
Q2072890 Medicina
O marcador sorológico do vírus hepatite B presente na criança imunizada e no portador inativo é:
Alternativas
Q2072891 Medicina
As imunizações têm sido uma das principais ferramentas, nas últimas décadas, para controle de doenças, especialmente na infância. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à vacinação em crianças.
Alternativas
Q2072892 Medicina
A partir da análise das características químicas e físicas da amostra urinária em um paciente com suspeita de infecção do trato urinário, analise as seguintes assertivas:
I. Nitrito urinário positivo é altamente sugestivo da presença de bacilos Gram-negativos na urina. II. Leucócito-esterase urinária sugere a presença de neutrófilos, associada com situações de infecção do trato urinário bacteriana ou com piúria estéril. III. O nitrito e a leucócito-esterase são usados como valor preditivo de infecção do trato urinário, mas a infecção deve ser confirmada com coleta adequada de urocultura.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2072893 Medicina
A idade ideal para realização da orquidopexia é:
Alternativas
Q2072894 Medicina
Sobre a Síndrome Hemolítico Urêmica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2072895 Medicina
Os linfomas estão entre os três grupos de neoplasias mais comuns da infância e manifestam-se frequentemente pela presença de adenomegalias. As adenomegalias que traduzem uma neoplasia maligna têm características como, EXCETO:
Alternativas
Q2072896 Medicina
Nem todos os pacientes asmáticos, ou seus responsáveis, declaram conhecer o diagnóstico da doença. São achados no exame físico que o pediatra deve reconhecer e que ocorrem nos asmáticos:
I. Taquipneia é assim considerada quando uma criança de 2 a 11 meses ultrapassa 50 ou mais incursões respiratórias. II. Prolongamento do tempo expiratório, fora da crise, sugere a presença de um distúrbio ventilatório obstrutivo. III. A hiperinsuflação pulmonar pode contribuir para alterações posturais ou deformidades torácicas, por exemplo, pectus carinatum. IV. Na rinoscopia observa-se hipertrofia de cornetos nasais inferiores.
Quais estão corretos? 
Alternativas
Q2072897 Medicina
Algumas infecções maternas ocorridas na gestação frequentemente se associam a cardiopatias congênitas. O que pode causar estenose pulmonar e persistência do canal atrial se ocorrer no primeiro trimestre?
Alternativas
Q2072898 Medicina
Na avaliação clínica do sistema cardiovascular na criança, o exame físico orienta o diagnóstico. Os pulsos arteriais e periféricos devem ser palpados nos membros superiores e inferiores. Assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 de forma a relacionar os achados que sugerem a cardiopatia correta.
Coluna 1 1. Pulsos cheios e amplos nos membros superiores e pulsos finos ou ausentes nos membros inferiores. 2. Pulsos com amplitude aumentada em todas as extremidades. 3. Pulsos com amplitude diminuída em todas as extremidades.
Coluna 2 ( ) Coarctação da aorta. ( ) Insuficiência aórtica. ( ) Estenose aórtica grave. ( ) Persistência do canal arterial.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2072899 Medicina
A hipoglicemia é a complicação aguda mais comum no tratamento da diabetes melito tipo 1 (DM1). Sobre essa complicação, analise as assertivas abaixo:
I. Glicemia sérica de 88 mg/dL é considerada hipoglicemia média ou nível 2. II. Entre os fatores de risco para hipoglicemia, podemos citar as crianças menores de 6 anos e diabetes de longa duração. III. Os sintomas autonômicos de hipoglicemia incluem: tremores, sudorese fria e palpitação.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072900 Medicina
Sobre os critérios diagnósticos para a diabetes melito, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.
( ) Glicemia de jejum maior do que 100 mg/dL e menor que 126 mg/dL é considerada, em crianças, pré-diabético ou risco aumentado para diabetes melito. ( ) O diagnóstico baseia-se frequentemente na suspeita clínica, que será confirmada por exame bioquímico. ( ) Monilíase genital e necrobiose lipoídica diabeticorum são sugestivas da doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2072901 Medicina
As dores musculoesqueléticas em membros são frequentemente observadas pelo pediatra que lança mão do exame físico, anamnese e exames complementares para melhor definição. A dor do crescimento, embora receba esse nome, não existe relação com o crescimento do escolar.
Sobre essa denominação, o que deve deixar o médico atento, pois não é comum nesse tipo de dor? 
Alternativas
Q2072902 Medicina
São terapêuticas no tratamento da giardíase, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: A
5: C
6: A
7: D
8: A
9: C
10: E
11: C
12: B
13: C
14: E
15: B
16: E
17: D
18: E
19: A
20: C