Questões de Concurso Público SPGG - RS 2023 para Médico (Neurologia)

Foram encontradas 30 questões

Q2072853 Medicina
Um paciente de 67 anos vem à consulta neurológica relatando ter apresentado AVC isquêmico. Refere que o único sintoma que apresenta é uma alteração de visão. Ao examinar o paciente, identifica-se uma hemianopsia homônima para a direita. Com base na história acima, é possível afirmar que o AVC acometeu a Artéria Cerebral:
Alternativas
Q2072854 Medicina
Um paciente de 74 anos, hipertenso e diabético, vem à emergência com quadro súbito de hemiparesia direita e disfasia (apresentando NIHSS:16) com início dos sintomas há 2 horas. A tomografia computadorizada de crânio não evidencia imagens compatíveis com hemorragia. Sobre esse caso, analise as seguintes assertivas: 
I. O uso de agentes trombolíticos deve ser considerado. II. O uso de agentes trombolíticos está contraindicado pelo alto valor na escala de NIHSS. III. Antes da definição da estratégia de tratamento agudo, é necessária a realização de ressonância magnética de encéfalo.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072855 Medicina
Um paciente de 81 anos vem à consulta ambulatorial por ter apresentado AVC isquêmico. Relata ter hipertensão arterial sistêmica, diabetes, fibrilação atrial e dislipidemia. Em sua tomografia computadorizada de crânio, identifica-se hipodensidade em território vascular de artéria cerebral média direita de 4 cm. Eco Doppler de Carótidas evidencia estenoses inferiores a 50% em ambas as artérias carótidas internas. Exames laboratoriais não identificam alterações dignas de nota, exceto por colesterol total de 280mg/dl. A fisiopatologia desse AVC isquêmico, de acordo com TOAST, é: 
Alternativas
Q2072856 Medicina
Um paciente de 20 anos vem à emergência devido à cefaleia associada à febre alta e rigidez de nuca. Tomografia de crânio com contraste não evidencia alterações e exame de líquor apresenta: Leucócitos 120 cel/campo (98% neutrófilos, 2% linfócitos), Hemácias 1 cel/campo, Proteína 38 mg/dl, e glicose 38 mg/dl (HGT realizado na hora da punção 110 mg/dl). O quadro é compatível com:
Alternativas
Q2072857 Medicina
Uma mulher de 32 anos, usuária de anticoncepcional combinado e tabagista, vem à consulta devido à cefaleia de forte intensidade com início há 2 semanas. Traz na consulta exame de ressonância magnética de encéfalo que evidencia trombose venosa cerebral em veia cortical e pequena hemorragia parenquimatosa adjacente à trombose venosa. Exames para investigação de trombofilias não apresentam alterações. Sobre esse caso, analise as seguintes assertivas: 
I. A paciente deve ser orientada a cessar o tabagismo e modificar o método anticoncepcional, pois esses podem estar associados à trombose venosa cerebral. II. A paciente deve receber anticoagulação, mesmo tendo apresentado hemorragia. III. Tromboses de veias corticais, por terem uma circulação colateral mínima, têm pior prognóstico em relação às tromboses de seios venosos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072858 Medicina
Quadros demenciais são causas comuns de consultas em ambulatórios de neurologia. Sobre demências, analise as seguintes assertivas:
I. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência em idosos acima de 75 anos. II. A demência vascular é a principal causa de demência em idosos abaixo de 75 anos e apresenta grande associação com hipertensão arterial sistêmica. III. Hidrocefalia de pressão normal e neurossífilis são causas reversíveis de quadros demenciais.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072859 Medicina
O tremor essencial é uma doença neurológica crônica caracterizada por tremor entre 4 e 12 Hz, que pode afetar diferentes regiões do corpo. Sobre tremor essencial, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O transtorno pode ter relação genética, não sendo incomum o paciente relatar história familiar positiva para tremor. ( ) Betabloqueadores e primidona podem ser utilizados para o tratamento. ( ) A terapia inicial deve ser feita com Levodopa pelo alto risco de evolução do quadro para Doença de Parkinson.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2072860 Medicina
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que tem uma predileção pelo acometimento do sistema nervoso central e olhos. Sobre a toxoplasmose cerebral, analise as assertivas abaixo:
I. Pode causar massas tumorais (granulomas e abscessos) em pacientes imunocomprometidos. II. A toxoplasmose adquirida na gestação pode causar microcefalia e retardo mental no feto. III. Os sinais e sintomas neurológicos em adultos são variados, como cefaleia, crises convulsivas e sinais focais.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2072861 Medicina
As doenças desmielinizantes são mais comuns em regiões de clima temperado e acometem mais mulheres do que homens. Sobre algumas doenças desmielinizantes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A ADEM (Encefalomielite Aguda Disseminada) caracteriza-se por ser extremamente inflamatória e apresentar múltiplos surtos em seus pacientes. ( ) A Doença de Dévic se caracteriza por predomínio do acometimento em medula espinhal e nervo óptico. ( ) O corpo caloso é uma região constantemente acometida em pacientes com esclerose múltipla.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2072862 Medicina
O lobo temporal caracteriza-se por ser a região mais epileptogênica do cérebro. A epilepsia do lobo temporal é mais comum em adultos e apresenta algumas particularidades. Sobre a epilepsia do lobo temporal, analise as seguintes assertivas:
I. O lobo temporal mesial (especialmente o hipocampo e amígdala) está comumente envolvido na gênese das crises. II. O padrão de crise da epilepsia do lobo temporal surge na idade adulta, poupando a infância. III. O tratamento neurocirúrgico na epilepsia do lobo temporal pode ser considerado em pacientes refratários ao tratamento clínico.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072863 Medicina
Cefaleia é uma das principais causas de consulta em ambulatórios de neurologia, sendo a enxaqueca uma das principais causas de dor. Sobre enxaqueca, estão corretas as alternativas abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q2072864 Medicina
A miastenia gravis e a Síndrome de Eaton-Lambert são doenças autoimunes de sinapses colinérgicas do sistema nervoso periférico. Sobre a miastenia gravis e a Síndrome de EatonLambert, analise as assertivas abaixo:
I. A síndrome de Eaton-Lambert possui grande relação com neoplasias, em especial com o carcinoma de pequenas células do pulmão. II. Pacientes com miastenia apresentam melhora sintomática com piridostigmina. III. Lactentes filhos de mães com miastenia podem apresentar sintomas de fraqueza muscular após o nascimento. IV. Diferente da síndrome de Eaton-Lambert, a miastenia gravis não apresenta correlação com outras doenças autoimunes ou neoplasias.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2072865 Medicina
A Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP) é um distúrbio do movimento em que o paciente apresenta uma síndrome acinética rígida. Sobre a PSP, analise as assertivas abaixo:
I. Na PSP ocorre uma atrofia do mesencéfalo dorsal. II. A rigidez apendicular é maior que a rigidez axial, o que auxilia na diferenciação da Doença de Parkinson. III. O paciente com PSP apresenta dificuldade na mobilidade ocular em sua mirada vertical.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072866 Medicina
A Doença de Huntington é um transtorno hereditário progressivo que geralmente surge na idade adulta. Sobre essa doença, analise as assertivas abaixo:
I. Trata-se de uma doença com transmissão genética. II. Movimentos coreicos são a principal manifestação neurológica da doença. III. Sintomas psiquiátricos (relacionados à depressão) constantemente estão presentes nesses pacientes. IV. Em exames de neuroimagem pode se evidenciar a atrofia da cabeça do núcleo caudado.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2072867 Medicina
Neuropatias adquiridas são situações que podem apresentar um acometimento crônico ou agudo. A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é um exemplo de neuropatia adquirida. Sobre SGB, estão corretas as seguintes alternativas, EXCETO: 
Alternativas
Q2072868 Medicina
As vias de sensibilidade do trato espinotalâmico e da coluna posterior conduzem diferentes modalidades de sensibilidade e seguem trajetos diferentes. Sobre elas, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2072869 Medicina
Um paciente de 51 anos sofre um traumatismo craniano após acidente automobilístico com fratura de osso temporal. Em sua tomografia computadorizada de crânio, realizada 1 hora após o trauma, evidencia-se um hematoma intracraniano extra-axial com formato biconvexo adjacente à fratura que comprime o cérebro. Podemos afirmar que se trata de um(a)?
Alternativas
Q2072870 Medicina
Ao examinar o reflexo pupilar de um paciente, o examinador percebe que, ao estimular com foco de luz o olho esquerdo, apenas a pupila do olho direito contrai. Ao estimular o olho direito com foco de luz, a contração pupilar ocorre apenas no olho direito. Esse exame indica lesão no nervo: 
Alternativas
Q2072871 Medicina
O exame dos reflexos tendinosos é parte importante do exame neurológico. Sobre o reflexo bicipital, o nervo e as raízes que estão envolvidas são, respectivamente: 
Alternativas
Q2072872 Medicina
Tumores de hipófise podem ter diversas manifestações neurológicas e endocrinológicas. Sobre os tumores hipofisários, analise as assertivas abaixo:
I. Hemianopsia bitemporal é uma das manifestações de tumores suprasselares. II. Craniofaringiomas são um dos diagnósticos diferenciais. III. Tumores produtores de prolactina são raramente descritos e não apresentam manifestações clínicas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: C
6: C
7: D
8: E
9: E
10: C
11: D
12: B
13: C
14: E
15: A
16: D
17: D
18: A
19: C
20: B