Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Analista (Gestão Hospitalar)
Foram encontradas 16 questões
A unidade de internação caracteriza o edifício hospitalar. Em relação à unidade de internação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A unidade de internação atende a pacientes que necessitam de assistência direta programada por um período superior a 24 horas.
( ) A unidade de internação obriga o edifício hospitalar a ter uma infraestrutura complexa, que vai dos serviços de alimentação e rouparia aos mais avançados equipamentos de diagnóstico.
( ) O perfil do hospital deve ser observado, pois unidades com grandes emergências necessitam de maior apoio cirúrgico.
( ) É interessante que o estar do pessoal esteja do lado interno, logo na saída dos vestiários, para que seus frequentadores possam utilizar as instalações sanitárias com facilidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As roupas utilizadas nos serviços de saúde incluem lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes, compressas, campos cirúrgicos, propés, aventais, gorros, entre outros. Sobre o tema, analise a sentença abaixo:
A unidade de processamento de roupas realiza diversas atividades que envolvem riscos à saúde do trabalhador, do usuário e do meio ambiente e, por isso, é alvo da ação de regulação da vigilância sanitária (1ª parte). A unidade de processamento de roupas de serviços de saúde é considerada um setor de apoio que tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde (2ª parte). O processamento da roupa com qualidade é fundamental para o bom funcionamento do serviço de saúde e deve ser efetuado de forma que a roupa e todas as etapas do seu processamento não representem veículo de contaminação, eventos adversos ou qualquer outro dano aos usuários, aos trabalhadores e ao ambiente (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
De acordo com Boeger (2003), a hotelaria hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Nos hospitais, a central de atendimento faz o papel de relações com os clientes ao mesmo tempo em que presta serviços para áreas de nutrição, governança, enfermagem e manutenção, para a resolução de tarefas e para a antecipação de necessidades e desejos dos clientes.
II. A área de segurança patrimonial tem sua ação em toda a área do hospital. O atendimento dado pelos vigias, vigilantes e porteiros é tão importante quanto o atendimento dado pelas recepcionistas, mensageiros, entre outros. Uma das atribuições do profissional é controlar a área de entrada e saída de clientes como visitantes, pacientes e acompanhantes, bem como acompanhar saídas de óbitos, funcionários, alunos, vendedores, a entrada de materiais e a saída de resíduos.
III. O impacto do serviço de nutrição e dietética na hotelaria hospitalar é apropriar-se dos diversos segmentos de clientes do hospital para personalizar e diferenciar o atendimento, além de atender os seus clientes com nutricionistas nos primeiros dias da internação a fim de conhecer seus hábitos alimentares e preferências, restrições culturais e religiosas.
IV. A área de governança que abrange a área de limpeza, lavanderia e rouparia corresponde a uma área de muito contato com os clientes e que gera muitas opiniões acerca da imagem da empresa hospitalar.
O objetivo primordial da unidade de processamento de roupas é fornecer ao serviço de saúde uma roupa limpa e pronta para o uso. Para alcançar esse objetivo, é necessário o uso de diversos produtos saneantes, com diferentes funções, adequadamente combinados e em concentrações equilibradas, que atuarão eliminando a sujeira fixada na roupa, preservando as fibras e cores e mantendo a maciez e a elasticidade do tecido. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os principais produtos saneantes utilizados no processamento de roupas às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Sabão.
2. Detergente.
3. Agente alvejante.
4. Acidulante/neutralizante.
5. Amaciante.
Coluna 2
( ) Acrescenta fragrância, reduz o tempo de secagem e diminui o enrugamento da roupa.
( ) Sua função é neutralizar a alcalinidade residual da água, alcançando um pH final compatível com o da pele humana.
( ) É o produto da reação natural por saponificação de um álcali (hidróxido de sódio ou potássio) e uma gordura vegetal ou animal.
( ) Tem a função de descolorir e/ou remover manchas causadas pela sujidade e promover o branqueamento da fibra.
( ) É um produto destinado à limpeza de superfícies e tecidos por meio da diminuição da tensão superficial. Sua função é remover sujeiras hidrossolúveis e as não solúveis em água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A manutenção de equipamento médico-assistencial pode ser dividida em duas categorias principais: Inspeção e Manutenção Preventiva (IMP) e Manutenção Corretiva (MC). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A IMP inclui todas as atividades programadas que garantem a funcionalidade dos equipamentos e evitam falhas.
II. Inspeções de desempenho e segurança são procedimentos que verificam a funcionalidade e a utilização segura de um dispositivo.
III. A Manutenção Preventiva (MP) refere-se às atividades programadas e realizadas para prolongar a vida útil de um equipamento por meio de ações como calibração, substituição de peças, lubrificação, limpeza, etc. A inspeção pode ser realizada como uma atividade individual ou em conjunto com a MP para garantir a funcionalidade do equipamento.
IV. A MC compreende as atividades destinadas a restaurar a integridade física, a segurança e/ou o desempenho de um equipamento após uma falha.
As condições ambientais necessárias ao auxílio do controle da infecção de serviços de saúde dependem de pré-requisitos dos diferentes ambientes do estabelecimento assistencial de saúde quanto ao risco de transmissão da infecção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Áreas críticas são os ambientes em que há risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes, ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos.
II. Áreas semicríticas são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.
III. Áreas não críticas são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes, em que não se realizam procedimentos de risco.
IV. Barreiras físicas são estruturas que devem ser associadas a condutas técnicas visando minimizar a entrada de microrganismos externos.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo sobre os sistemas que registram o atendimento dos pacientes internados e assinale a alternativa correta.
I. Sistema de Captação da Internação/SISAIH01: utilizado pelo estabelecimento de saúde em que ocorre o atendimento do paciente para digitar os dados da internação.
II. Sistema de Informação Hospitalar/SIH/SUS: onde são processados os registros do atendimento do paciente internado, que são enviados ao Ministério da Saúde para compor o Banco de Dados Nacional, a partir do qual são disseminadas as informações. Esse sistema é de uso dos gestores locais para processar a produção de todos os estabelecimentos sob sua gestão. Ele auxilia gestores locais no controle, na avaliação e na auditoria.
III. Sistema Nacional de Regulação: é um sistema online, criado pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de auxiliar o gerenciamento de todo o complexo regulador, indo da rede básica, como a unidade de saúde solicitante de procedimentos de média e alta complexidade, à internação hospitalar.
Segundo o Ministério da Saúde, as definições de porte hospitalar são:
I. Hospital de pequeno porte: capacidade instalada de até 50 leitos.
II. Hospital de médio porte: capacidade instalada de 51 a 150 leitos.
III. Hospital de grande porte: capacidade instalada de 151 a 500 leitos.
IV. Hospital de porte especial: capacidade instalada de mais de 500 leitos.
Quais estão corretas?
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A auditoria hospitalar pode ser descrita como um ciclo de melhoria da qualidade que envolve a medição da eficácia dos cuidados de saúde em relação aos padrões acordados e comprovados de alta qualidade e ação para adequar a prática a esses padrões, de modo a melhorar a qualidade dos cuidados e resultados de saúde.
E
II. Os aspectos do atendimento ao paciente são avaliados de acordo com os padrões de atendimento esperados e, quando necessário, as mudanças são feitas a nível individual, de equipe ou de serviço. Uma nova auditoria pode então ser realizada para confirmar se as melhorias foram efetivas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Bertó e Beulke (2000) definem custos _____________ como custos possíveis de identificar diretamente em sua unidade de serviço ou procedimento, bem como para calcular com precisão o custo do procedimento, item da tabela etc. Segundo os autores, os custos _____________ são aqueles comuns a vários procedimentos, não podem ser calculados individualmente por item de serviço prestado, bem como tendem a apresentar maior complexidade de mensuração. Para Martins (2000), os custos _____________ são aqueles que não se alteram ao longo da produção médica, cuja responsabilidade de sua inocorrência cabe à alta administração; por outro lado, os custos _____________ são aqueles que variam na mesma proporção do volume de produção médica (pacientes atendidos e com alta no período).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.