Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Enfermeiro (Intensivista Adulto)

Foram encontradas 26 questões

Q3090732 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização (PNH) se estrutura a partir de Princípios, Método, Diretrizes e Dispositivos. Dessa forma, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada estrutura às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Princípios.
2. Método.
3. Diretrizes.
4. Dispositivos.

Coluna 2
( ) Clínica Ampliada; cogestão; acolhimento; valorização do trabalho e do trabalhador; defesa dos direitos do usuário; fomento das grupalidades, coletivos e redes; construção da memória do SUS que dá certo.
( ) Inclusão dos diferentes sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários); inclusão de analisadores sociais; inclusão do coletivo seja como movimento social organizado, seja como experiência singular sensível.
( ) Transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; protagonismo; corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
( ) Grupo de trabalho de humanização; contrato de gestão; sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde; visita aberta e direito à acompanhante; equipe transdisciplinar de referência e de apoio matricial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3125346 Enfermagem
Na administração de oxigenoterapia em pacientes com insuficiência respiratória, qual é a conduta de enfermagem mais adequada?
Alternativas
Q3125347 Enfermagem
Para um paciente pediátrico com bradicardia significativa durante um evento de SAV, qual é a intervenção inicial mais adequada?
Alternativas
Q3125348 Enfermagem
Um paciente envolvido em um acidente automobilístico apresenta sinais de choque hipovolêmico. Nesse caso, quais sinais devem ser monitorados mais atentamente pela equipe de Enfermagem? 
Alternativas
Q3125349 Enfermagem
Qual é a abordagem correta para a administração de fluidos intravenosos em um paciente com trauma e sinais de choque?
Alternativas
Q3125350 Enfermagem
Durante a monitorização hemodinâmica, um paciente apresenta uma Pressão Arterial Média (PAM) consistentemente abaixo de 65 mmHg. Nesse contexto, qual é a principal implicação clínica dessa condição em relação à perfusão tecidual?
Alternativas
Q3125351 Enfermagem
Na monitorização hemodinâmica, um paciente apresenta um Débito Cardíaco (DC) reduzido e uma Pressão Venosa Central (PVC) normal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3125352 Enfermagem
Um paciente em hemodiálise contínua apresenta níveis elevados de ácido láctico. Qual dos seguintes fatores pode ser a causa mais provável desse achado?
Alternativas
Q3125353 Enfermagem
Um paciente em choque cardiogênico está recebendo dobutamina intravenosa. Nesse caso, qual dos seguintes parâmetros deve ser monitorado com maior frequência pela equipe de Enfermagem para avaliar a eficácia e a segurança da terapia?
Alternativas
Q3125354 Enfermagem
Um paciente em ventilação mecânica por uma patologia respiratória está sendo tratado com midazolam para sedação contínua. Nesse contexto, qual dos seguintes efeitos adversos deve ser cuidadosamente monitorado pela equipe de Enfermagem durante a infusão de midazolam?
Alternativas
Q3125355 Enfermagem
Um paciente está recebendo heparina intravenosa para tratamento de tromboembolismo venoso (TEV). Sendo assim, qual exame laboratorial deve ser monitorado rotineiramente pela equipe de Enfermagem para ajustar a dose de heparina e prevenir complicações?
Alternativas
Q3125356 Enfermagem
Durante a administração de nitroprussiato de sódio para controlar a hipertensão grave em um paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a qual complicação a equipe de Enfermagem deve estar atenta e como monitorá-la?
Alternativas
Q3125357 Enfermagem
Um paciente em pós-operatório de grande cirurgia abdominal desenvolve hiponatremia grave (Na+ 118 mEq/L). Qual das seguintes abordagens deve ser evitada na assistência de Enfermagem?
Alternativas
Q3125358 Enfermagem
Um paciente com sepse grave apresenta gasometria com pH 7,15, PaCO2 35 mmHg e HCO3- 10 mEq/L. Qual é o resultado de gasometria e qual é a prioridade de intervenção da Enfermagem, respectivamente? 
Alternativas
Q3125359 Enfermagem
É importante para o enfermeiro ter conhecimento sobre o manejo da hipertensão intracraniana em terapia intensiva. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3125360 Enfermagem
A hipertensão intracraniana (HIC) é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio. São causas de HIC:

I. Aumento do volume cerebral: pode ocorrer devido a edema cerebral, hemorragias, tumores ou infecções, como meningite.
II. Aumento do volume do líquido cerebrospinal (LCR): pode ser causado por obstruções no fluxo do LCR ou produção excessiva.
III. Aumento do volume de sangue: pode resultar de vasodilatação ou aumento do fluxo sanguíneo cerebral.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3125361 Enfermagem
Um paciente sofreu uma lesão medular cervical e é diagnosticado com choque neurogênico. Qual dos seguintes achados fisiológicos é mais característico desse tipo de choque?
Alternativas
Q3125362 Enfermagem

O Balão Intra-Aórtico (BIA) é um dispositivo médico utilizado para auxiliar na função cardíaca. Sobre esse dispositivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Deve ser utilizado exclusivamente em pacientes com choque cardiogênico.


( ) Sua insuflação ocorre durante a diástole, o que ajuda a aumentar a pressão de perfusão coronariana.


( ) Pode ser utilizado em pacientes com aneurisma aórtico, desde que monitorados atentamente.


( ) É capaz de melhorar a função ventricular esquerda, reduzindo a pós-carga.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3125363 Enfermagem
Um paciente com choque neurogênico decorrente de lesão medular completa desenvolve hipoventilação. Qual dos seguintes mecanismos explica essa alteração respiratória?
Alternativas
Q3125364 Enfermagem
A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação grave e potencialmente fatal do diabetes, principalmente do tipo 1, embora também possa ocorrer em pacientes com diabetes tipo 2 sob certas condições. A CAD se desenvolve quando o corpo começa a “quebrar” a gordura, em vez de glicose, como fonte de energia, resultando na produção de cetonas. São sinais de complicações da CAD, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: E
5: A
6: B
7: A
8: A
9: D
10: A
11: B
12: C
13: D
14: C
15: C
16: E
17: C
18: C
19: B
20: B