Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Enfermeiro (Intensivista Pediátrico)

Foram encontradas 26 questões

Q3090732 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização (PNH) se estrutura a partir de Princípios, Método, Diretrizes e Dispositivos. Dessa forma, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada estrutura às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Princípios.
2. Método.
3. Diretrizes.
4. Dispositivos.

Coluna 2
( ) Clínica Ampliada; cogestão; acolhimento; valorização do trabalho e do trabalhador; defesa dos direitos do usuário; fomento das grupalidades, coletivos e redes; construção da memória do SUS que dá certo.
( ) Inclusão dos diferentes sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários); inclusão de analisadores sociais; inclusão do coletivo seja como movimento social organizado, seja como experiência singular sensível.
( ) Transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; protagonismo; corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos.
( ) Grupo de trabalho de humanização; contrato de gestão; sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde; visita aberta e direito à acompanhante; equipe transdisciplinar de referência e de apoio matricial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3125396 Enfermagem
Na administração de oxigenoterapia em pacientes com insuficiência respiratória, qual é a conduta de enfermagem mais adequada?
Alternativas
Q3125397 Enfermagem
Para um paciente pediátrico com bradicardia significativa durante um evento de SAV, qual é a intervenção inicial mais adequada?
Alternativas
Q3125398 Enfermagem
Lise tumoral é o fenômeno mais comum após tratamentos oncológicos intensivos, como quimioterapia e radioterapia, especialmente em tumores de crescimento rápido e com alta sensibilidade ao tratamento, como linfomas e leucemias. Entre os fatores abaixo, qual está mais associado ao desenvolvimento de síndrome de lise tumoral em pacientes pediátricos oncológicos na UTI?
Alternativas
Q3125399 Enfermagem
Qual é o principal fator de risco para o desenvolvimento de mucosite grave em pacientes pediátricos oncológicos internados na UTI?
Alternativas
Q3125400 Enfermagem
Em crianças submetidas à diálise peritoneal, qual complicação metabólica deve ser monitorada com maior atenção?
Alternativas
Q3125401 Enfermagem
Em Pediatria, a pressão intracraniana (PIC) é um parâmetro crucial para monitoramento e manejo de crianças com condições neurológicas graves, como traumatismos cranianos, hidrocefalia, meningite e encefalopatia hipóxico-isquêmica. Qual dos seguintes sinais sugere aumento da PIC em uma criança com trauma craniano?
Alternativas
Q3125402 Enfermagem
Na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), uma criança com meningite bacteriana é internada. Nesse caso, qual é o parâmetro mais importante a ser monitorado pelo enfermeiro para avaliar a eficácia do tratamento com antibióticos e a evolução do quadro clínico?
Alternativas
Q3125403 Enfermagem
Para uma criança em UTIP com pneumonia grave, qual antibiótico é considerado de primeira linha para o tratamento empírico em caso de suspeita de infecção por Streptococcus pneumoniae resistente?
Alternativas
Q3125404 Enfermagem
Em crianças pequenas, a proporção entre superfície corporal e volume corporal é maior do que em adultos. Qual é a consequência fisiológica mais importante dessa característica em um cenário de cuidados intensivos?
Alternativas
Q3125405 Enfermagem
Lactentes são mais suscetíveis a episódios de hipoglicemia em situações de estresse ou jejum prolongado por terem:
Alternativas
Q3125406 Enfermagem
Em crianças com diagnóstico de glomerulonefrite aguda internadas na UTIP, qual é a complicação clínica mais provável e que requer monitoramento intensivo?
Alternativas
Q3125407 Enfermagem
Uma criança com cardiomiopatia dilatada apresenta sinais de choque cardiogênico. Nesse caso, qual é o medicamento de primeira linha para aumentar o débito cardíaco e melhorar a perfusão sem aumentar significativamente a frequência cardíaca?
Alternativas
Q3125408 Enfermagem
Qual é o efeito adverso mais comum relacionado ao uso de corticosteroides em crianças oncológicas internadas na UTI?
Alternativas
Q3125409 Enfermagem
Internada em uma UTIP, uma criança está sendo submetida à diálise peritoneal. Assinale a alternativa que corresponde ao fator de aumento de risco de apresentar uma peritonite.
Alternativas
Q3125410 Enfermagem
Qual achado é mais preocupante e requer mais atenção do enfermeiro em uma criança com desidratação grave na UTIP?
Alternativas
Q3125411 Enfermagem
Qual dos parâmetros a seguir deve ser monitorado para avaliar a eficácia da ventilação mecânica em uma criança com insuficiência respiratória aguda?
Alternativas
Q3125412 Enfermagem
É internada na UTIP uma criança com Diabete Melito tipo 1 apresentando cetoacidose diabética (CAD). Qual é a prioridade no manejo inicial? 
Alternativas
Q3125413 Enfermagem
Criança com hipertensão pulmonar grave na UTIP apresenta sinais de insuficiência ventricular direita. Nesse caso, qual é o medicamento mais indicado para reduzir a resistência vascular pulmonar e melhorar o débito cardíaco?
Alternativas
Q3125414 Enfermagem
Na Pediatria, a Farmacologia é uma área de extrema importância, especialmente no ambiente de terapia intensiva pediátrica, em que a farmacocinética e a farmacodinâmica dos medicamentos variam bastante devido à imaturidade dos sistemas orgânicos nas crianças. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Medicamentos anticonvulsivantes, como o fenobarbital, são seguros para uso prolongado em crianças na UTI, pois têm baixo risco de toxicidade hepática.
( ) O uso de corticoides, como a dexametasona, em crianças em ventilação mecânica por Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) pode ajudar a reduzir a inflamação pulmonar e melhorar a resposta ventilatória.
( ) A administração de diuréticos, como a furosemida, em uma criança com insuficiência renal aguda na UTIP deve ser evitada para não causar sobrecarga hídrica.
( ) A administração de medicamentos antiarrítmicos, como a amiodarona, em crianças na UTI pediátrica, deve ser monitorada rigorosamente devido ao risco de toxicidade, incluindo hepatotoxicidade e efeitos pulmonares.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: B
5: C
6: A
7: A
8: B
9: C
10: C
11: D
12: A
13: E
14: A
15: D
16: D
17: E
18: C
19: B
20: D