Questões de Concurso Público IF-AP 2024 para Médico-Área (Medicina do Trabalho)

Foram encontradas 7 questões

Q3095153 Medicina
No sentido de prevenção de doenças crônicas, são critérios indicativos de alto risco cardiovascular e indicação de medidas de prevenção secundária, a doença aterosclerótica clínica, a dislipidemia grave com relação colesterol total/lipoproteína de alta densidade maior que ______ e a doença renal crônica com taxa de filtração glomerular estimada menor que _____ mL/min/1,73 m².
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3095158 Medicina
A respeito da incontinência urinária em idosos, analise as seguintes assertivas:

I. A obstrução vesical é a causa de incontinência mais comum em idosos.
II. A incontinência transitória é precipitada por fatores potencialmente remediáveis, tais como depressão, deficiência de estrogênio, imobilidade e infecção urinária.
III. A incontinência de estresse é a segunda causa mais comum de incontinência em mulheres, sendo comum em multíparas que sofreram relaxamento do assoalho pélvico.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3095160 Medicina
Na atenção à saúde da pessoa idosa, quanto ao reconhecimento e avaliação de delirium, analise os fatores e/ou características seguintes e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3095161 Medicina
Em atenção à saúde da pessoa com HIV/AIDS e as complicações por infecções oportunistas, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A retinite é a manifestação mais comum de doença localizada da citomegalovirose.
( ) A apresentação mais comum da histoplasmose é a doença localizada.
( ) A apresentação clínica mais comum da toxoplasmose cerebral é um quadro de encefalite focal, em geral com sinais neurológicos focais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3095163 Medicina
Considerando o atendimento de pacientes com cardiomegalia, assinale a alternativa INCORRETA sobre as causas e/ou características de aumento do volume cardíaco.
Alternativas
Q3095168 Medicina
Considerando situações de emergência ou potencialmente emergenciais, são achados clínicos relevantes na identificação de pacientes graves:

I. Rebaixamento do nível de consciência, com história de trauma cranioencefálico com escore da escala de coma de Glasgow menor que 15 e idade superior a 65 anos.
II. Alterações dos sinais vitais, com saturação arterial de oxigênio menor que 90%, enchimento capilar maior que três segundos.
III. Paciente com pressão arterial sistólica menor do que 90 mmHg, com febre e suspeita de neutropenia.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3095170 Medicina
Um homem com 75 anos, sedentário, há duas horas teve episódio de perda transitória de consciência e do tônus postural, sem convulsões, com leves escoriações na perna esquerda, decorrente de queda enquanto aguardava ônibus em fila de espera. Sua história registra intolerância crescente aos esforços físicos, sensação de fraqueza e tontura. O exame físico revela bradicardia, frequência de 35 bpm, pressão arterial de 124/70 mmHg, ausculta pulmonar normal, sem déficits neurológicos. Anormalidades cardíacas estruturais e aterosclerose subclínica ou clínica foram afastadas por prévia avaliação recente. Não utiliza medicamentos. Seu eletrocardiograma apresenta dissociação entre as ondas P e os complexos QRS, com falha total de condução do impulso atrial pela junção atrioventricular para os ventrículos. Entre as alternativas abaixo, a melhor conduta a ser indicada é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: B
6: E
7: E