Questões de Concurso Público IF Sul - MG 2024 para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Letras

Foram encontradas 28 questões

Q2560699 Português
Conforme o que diz Othon M. Garcia em sua obra “Comunicação em Prosa Moderna”, a linguagem – seja ela oral ou escrita, seja mímica ou semafórica – é um sistema de símbolos, signos ou signos-símbolos, voluntariamente produzidos e convencionalmente aceitos, mediante o qual o homem se comunica com seus semelhantes, expressando suas ideias, sentidos ou desejos. Suas três primordiais funções são:

I. A representação (ideias). II. A exteriorização psíquica (sentimentos). III. O apelo (desejo, vontade).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560700 Português
Conforme descreve Othon M. Garcia em sua obra “Comunicação em Prosa Moderna”, analise as seguintes assertivas:

I. A linguagem ideal seria aquela em que cada palavra (significante) designasse ou apontasse apenas uma coisa, correspondesse a uma só ideia ou conceito, tivesse um só sentido significado.

II. As palavras são, por natureza, enganosas, porque polissêmicas ou plurivalentes. Muitas constituem mesmo uma espécie de constelação semântica.

III. Isoladas, as palavras têm significados claros, objetivos e precisos. Por si só, as palavras têm significado; a construção do significado independe do contexto.

Quais estão corretas
Alternativas
Q2560701 Português
Conforme ensina Bechara, “A linguagem, entendida como atividade humana de falar, apresenta cinco dimensões universais”. Essas dimensões são:

I. Criatividade. II. Materialidade. III. Semanticidade. IV. Alteridade. V. Historicidade.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560702 Português
De acordo com Bechara, a linguagem, como atividade humana universal de falar, que se realiza individualmente, mas sempre de acordo com tradições de comunidades históricas, pode diferenciar-se em três planos relativamente autônomos:


I. Universal ou do falar cotidiano, já que se apresenta como prática de grupo, isto é, em que os seres que constituem o grupo se valem do mesmo código. É a referência ao plano do falar específico; não fazendo referência a uma língua específica, mas à capacidade de falar.

II. Sociológico ou da língua relativa a um grupo, já que, ao falar, o homem o faz mediante o uso de qualquer língua, independentemente do contexto e da necessidade, visando ao processo de comunicação.

III. Individual, já que é sempre um indivíduo que fala, mediante uma língua determinada, e o faz cada vez segundo uma circunstância determinada. A atividade de falar de um indivíduo segundo a conveniência de uma circunstância determinada chama-se discurso.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q2560704 Português
A respeito de variação e norma, à luz do que preconizam Abaurre e Pontara, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica, em função das possibilidades de variação de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

( ) Norma culta ou padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social envolvida com fenômenos econômico-financeiros no âmbito da comunidade rural.

( ) Preconceito linguístico está relacionado ao aspecto pejorativo atribuído às produções escritas elaboradas por falantes da Língua Portuguesa no ambiente profissional.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2560705 Português

Considerando os ensinamentos de Marcuschi, tem-se que: “Textualidade não é uma propriedade imanente a algum artefato linguístico”. Essa posição, segundo o referido autor, supõe pelo menos três aspectos, quais sejam:



I. Primeiro: um texto não é um artefato, um produto, mas um evento (uma espécie de acontecimento) e sua existência depende de que alguém o processe em algum contexto. É um fato discursivo e não um fato do sistema da língua. Dá-se na atividade enunciativa e não como uma relação de signos.



II. Segundo: um texto se define por propriedades imanentes necessárias e suficientes, por desvincular-se de um contexto interativo e por satisfazer um conjunto de condições que conduz à produção de sentidos.


III. Terceiro: a sequência de elementos linguísticos será um texto na medida em que consiga oferecer acesso interpretativo a um indivíduo que tenha experiência sociocomunicativa relevante para a compreensão.



Quais estão corretos?

Alternativas
Q2560706 Português
À luz do que ensinam Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir a respeito de variação linguística e linguagem:

I. As variantes faladas nos estados do Nordeste são diferentes daquelas faladas nos estados do Sul; no interior dessas regiões geográficas, podem também ser observadas diferenças entre os estados e mesmo entre regiões e cidades dos estados.

II. As variações de estilo ou registros linguísticos são as denominações comumente dadas aos diferentes graus de formalidade determinados pelos contextos de uso da língua.

III. A gíria, ao mesmo tempo que contribui para definir a identidade do grupo que a utiliza, funciona como um meio de exclusão dos indivíduos externos a esse grupo.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2560707 Português
Os sinais de pontuação, segundo Abaurre e Pontara, podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a função que exercem na escrita:

1. Sinais de pontuação que indicam pausas correspondentes ao término de unidades de forma e de sentido: o ponto, a vírgula e o ponto e vírgula.

2. Sinais de pontuação que delimitam, na escrita, unidades que, na fala, costumam vir associadas a entoações específicas: os dois-pontos, o ponto de interrogação, o ponto de exclamação, as reticências, as aspas, os parênteses e o travessão.


Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2560708 Português
Ao se construir um texto, é necessário cuidado com o vocabulário, visando à compreensão da ideia; deve haver uma adequação entre o que se deseja dizer e o que se disse, e, para tanto, os recursos linguísticos que estão à disposição do produtor do texto são muitos. Considerando o que nos ensinam Platão e Fiorin, analise as assertivas abaixo sobre alguns recursos e suas respectivas definições, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Antífrase ou ironia é utilizado quando se afirma alguma coisa que na verdade se quer negar.

( ) Lítotes, quando se diz alguma coisa e, ao mesmo tempo, nega-se explicitamente que se pretenda dizê-la, ou seja, nega-se claramente que se queira dizer o que se disse, simula-se não querer dizer o que, no entanto, se disse claramente.

( ) Preterição, quando se diz menos para significar mais; ou seja, quando se nega alguma coisa de sentido positivo para afirmar o contrário, com sentido negativo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2560709 Português
Conforme Platão e Fiorin, a articulação temporal de um texto cria uma série de efeitos de sentido. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, conforme preconizam os referidos autores:


I. Se o narrador, por exemplo, conta os fatos no passado, pode produzir um efeito de subjetividade.
II. Se os fatos são narrados no presente, pode haver um efeito de sentido de subjetividade, porque o narrador está envolvido com o que acontece.
III. O uso dos três tempos fundamentais – o presente, o pretérito e o futuro – fazem referência exclusivamente ao momento da produção do texto.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2560710 Português
Segundo Platão e Fiorin, no primeiro contato com um texto qualquer, por mais simples que ele seja, normalmente o leitor se defronta com a dificuldade de encontrar unidade por trás de tantos significados que ocorrem na sua superfície em face de vários aspectos. Os três níveis de leitura distinguem-se um do outro pelo grau de abstração. Desse modo, pode-se imaginar que o texto admite três planos distintos na sua estrutura, quais sejam:


I. Uma estrutura superficial, onde afloram os significados mais concretos e diversificados. É nesse nível que se instalam no texto o narrador, os personagens, os cenários, o tempo e as ações concretas.

II. Uma estrutura intermediária, onde se definem basicamente os valores com que os diferentes sujeitos entram em acordo ou desacordo.

III. Uma estrutura profunda, onde ocorrem os significados mais abstratos e mais simples. É nesse nível que se podem postular dois significados abstratos que se opõem entre si e garantem a unidade do texto inteiro.


Quais estão corretos? 
Alternativas
Q2560711 Português
Segundo Marcuschi, em sua obra “Gêneros Textuais no ensino de língua”: “Uma das teses centrais a ser defendida e adotada aqui é a de que é impossível não se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível não se comunicar verbalmente por algum texto”. De acordo com o autor, quando se domina um gênero textual:
Alternativas
Q2560712 Português
Em algumas situações, observa-se que um texto pode ter mais de um sentido sem que isso tenha sido intencionalmente produzido. Segundo Abaurre e Pontara, nesses casos, diz-se que ocorreu ambiguidade. Analise as assertivas a seguir, à luz do que preconizam as autoras:


I. Ambiguidade é a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam; entretanto, não dificulta a compreensão do enunciado.

II. A ambiguidade estrutural, muitas vezes criada pelo posicionamento de determinada palavra ou expressão em um enunciado, frequentemente provoca dificuldade de compreensão de um texto.

III. Às vezes, a interpretação ambígua é desencadeada pelo uso de uma palavra que não permite identificação precisa de seu referente no texto.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560713 Português

Analise os fragmentos de textos a seguir: 



“Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores”.



 (Dias, Gonçalves. Canção do Exílio.)



“Minha terra tem macieiras da Califórnia

onde cantam gaturamos de Veneza.

Os poetas da minha terra

são pretos que vivem em torres de ametista,

os sargentos do exército são monistas, cubistas,

os filósofos são polacos vendendo a prestações.

A gente não pode dormir

com os oradores e os pernilongos”.



 (Mendes, Murilo. Canção do Exílio.)



A essa citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos, à luz do que ensinam Platão e Fiorin, denomina-se intertextualidade. Em relação aos dois textos, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) O texto de Murilo Mendes é uma paródia, visto que inverte, contesta e deforma alguns dos sentidos do texto de Gonçalves Dias, polemizando com ele.


( ) O texto de Murilo Mendes é uma paráfrase, visto que reafirma alguns dos sentidos do texto de Gonçalves Dias.


( ) O texto de Murilo Mendes é uma mera cópia do texto de Gonçalves Dias, visto que apenas altera o vocabulário.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 



Alternativas
Q2560715 Português
Sobre polissemia, conforme descreve Bechara, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A polissemia é um fato da língua.

( ) A polissemia é o fato de haver uma só forma (significante) com mais de um significado unitário pertencente a campos semânticos diferentes.

( ) A polissemia é um conjunto de significados, cada um unitário, relacionados com uma mesma forma.

( ) Não se pode ver polissemia como “significados imprecisos e indeterminados”, porque cada um desses significados é preciso e determinado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2560716 Português
Considerando o conceito de polissemia, conforme Platão e Fiorin, o signo “linha” pode ser associado aos seguintes significados:

I. Material próprio para costurar ou bordar tecidos. II. Os vários atacantes de um time de futebol. III. Os trilhos de um trem ou bonde. IV. Uma certa conduta de um indivíduo, postura.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q2560717 Português
Observe o esquema abaixo, retirado da obra de Marcuschi e, a seguir, analise as assertivas subsequentes:



Imagem associada para resolução da questão



I. Em primeiro lugar: os três grandes pilares da textualidade que são um produtor (autor), um leitor (receptor) e um texto (o evento).

II. Em segundo lugar: o acesso cognitivo pelo aspecto mais estritamente linguístico representado pelos critérios da contextualidade (o intratexto); o acesso linguístico pelo aspecto contextual (situacional, social, histórico, cognitivo, enciclopédico).

III. Em terceiro lugar: os critérios de textualização, dispostos em dois conjuntos sem relação, em que um não interfere no outro.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560718 Português
De acordo com Fiorin, uma dissertação é, na maioria dos casos, organizada em torno de uma tese, enunciada explícita ou implicitamente. Na maioria das dissertações, há uma pergunta a qual se deve demonstrar; ela anuncia um problema e tenta resolvê-lo. Em manuais de redação, é dito que uma dissertação organiza-se da seguinte maneira:


I. Introdução – enuncia-se o problema; é o exórdio.

II. Desenvolvimento – discute-se o problema e tenta-se resolvê-lo; é a confirmação, em que o enunciador expõe os argumentos para demonstrar sua tese.

III. Conclusão – faz-se um balanço da discussão; é a peroração.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2560719 Português
Conforme Fiorin, “Argumentos são razões contra determinada tese ou a favor dela, com vistas a persuadir o outro de que ela é justa ou injusta, moral ou imoral, benéfica ou prejudicial, etc.”. Em citação, o autor nos diz que os argumentos se classificam em dois tipos: os que se valem dos processos de ligação e os que se servem de processos de dissociação. Os esquemas de ligação estão na base da construção de três tipos de argumentos:

I. Os quase lógicos. II. Os que desconsideram a estrutura do real. III. Os que fundam a estrutura do real.

Quais estão corretos? 
Alternativas
Q2560720 Português
De acordo com Platão e Fiorin, o texto dissertativo é ____________. Explica, analisa, classifica, avalia os seres concretos. Por isso, sua referência ao mundo faz-se por conceitos amplos, modelos genéricos, muitas vezes abstraídos do tempo e do espaço. O texto dissertativo é mais __________ do que o descritivo e o narrativo, ele explica os dados concretos da realidade. Por isso, em uma dissertação, as referências a casos concretos e particulares, ou seja, narrações ou descrições que aparecerem em seu interior, ocorrem apenas para ___________ afirmações gerais ou para argumentar a favor delas ou contra elas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: A
6: C
7: E
8: A
9: C
10: B
11: E
12: A
13: D
14: C
15: A
16: E
17: A
18: E
19: C
20: A