Questões de Concurso Público MEC 2024 para Residência Multiprofissional: Farmácia
Foram encontradas 40 questões
I. Promoção do uso racional dos medicamentos.
II. Centralização da gestão.
III. Otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público.
IV. Desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução nos preços dos produtos, viabilizando, inclusive, o acesso da população aos produtos no âmbito do setor privado.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Lista B1.
2. Lista C1.
3. Lista C5.
Coluna 2
( ) Amitriptilina.
( ) Clordiazepóxido.
( ) Nandrolona.
( ) Lítio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O reconhecimento do uso indevido de drogas como fator de interferência na qualidade de vida do indivíduo e na sua relação com a comunidade à qual pertence.
II. A adoção de conceitos objetivos e de fundamentação científica como forma de orientar as ações dos serviços públicos comunitários e privados e de evitar preconceitos e estigmatização das pessoas e dos serviços que as atendam.
III. O fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relação ao uso indevido de drogas.
IV. O compartilhamento de responsabilidades e a colaboração mútua com as instituições do setor privado e com os diversos segmentos sociais, incluindo usuários e dependentes de drogas e respectivos familiares, por meio do estabelecimento de parcerias.
Quais estão corretos?
Sobre a atuação do farmacêutico na prestação de serviços e assessoramento técnico relacionados à informação sobre medicamentos e outros produtos para a saúde no Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM), Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) e Núcleo de Apoio e/ou Assessoramento Técnico (NAT), analise as afirmações abaixo:
1. Atuar com autonomia técnica, sem conflito de interesses, fornecendo informações criticamente avaliadas, com objetividade e imparcialidade, é uma das atribuições do farmacêutico na prestação de serviços de informação sobre medicamentos e plantas com finalidade terapêutica.
2. O SIM é um local estruturado de abrangência nacional, estadual ou regional, destinado a reunir, analisar, avaliar e fornecer informações sobre medicamentos, tendo como objetivo seu uso racional.
3. Informação ativa é aquela oferecida mediante demanda de um solicitante, na forma de resposta, nota, laudo, parecer ou informe técnico.
4. O NAT é constituído de profissionais de saúde para elaborar pareceres acerca da medicina baseada em evidência e que presta informações técnicas para os magistrados e demais operadores do direito, com viés de resolução administrativa na fase pré-processual e opinativa na fase processual, segundo preceitos e normas estabelecidas pelo SUS (políticas públicas) e pela saúde suplementar, composto por uma equipe multidisciplinar.
5. A habilidade para processamento eletrônico de dados é uma atribuição do farmacêutico prestador de serviços e assessoramento técnico relacionados à informação sobre medicamentos e outros produtos para a saúde.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. O número do lote do medicamento dispensado.
II. A quantidade aviada do antimicrobiano.
III. O sexo do paciente.
IV. A rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.
Quais estão corretos?