Questões de Concurso Público MEC 2024 para Residência Multiprofissional: Nutrição
Foram encontradas 40 questões
I. Médico e enfermeiro.
II. Nutricionista.
III. Farmacêutico
IV. Psicólogo e fisioterapeuta.
Quais estão corretas?
Apesar do nível de evidência ser moderado, o fornecimento precoce, com início entre 06-12 horas, de Nutrição Enteral (NE) de baixa dose em pacientes críticos com inviabilidade de via oral é recomendado por todas as diretrizes clínicas (1ª parte). A precocidade de início da NE contribui para manter a integridade intestinal, modular o estresse oxidativo e a resposta imune sistêmica, e atenuar a gravidade da doença (2ª parte). O fornecimento é contraindicado em pacientes com choque não controlado, hipoxemia e acidose graves, hemorragia digestiva alta não controlada, resíduo gástrico >500 ml/6h, isquemia intestinal, obstrução intestinal, síndrome compartimental abdominal e fístula de alto débito sem SNE distal (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. O diagnóstico nutricional com base apenas no Índice de Massa Corporal para Idade (IMC/I) e nas medidas de peso corporal e estatura pode não fornecer informações precisas do estado nutricional.
II. Outras medidas antropométricas, como Prega Cutânea Tricipital (PCT), Circunferência do Braço (CB) e Circunferência Muscular do Braço (CMB), são de fácil aplicabilidade na prática clínica e visam avaliar a composição corporal, contribuindo para determinar um diagnóstico nutricional mais preciso.
III. Em crianças, uma perda ponderal maior ou igual a 10%, ou, em lactentes, maior ou igual a 8%, deve ser considerada como fator de risco nutricional.
IV. No caso de alguns tumores sólidos, a massa tumoral pode representar até mais de 10% do peso corporal da criança, mascarando possível desnutrição quando esses índices são usados isoladamente.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) A oferta insuficiente de cálcio pode prejudicar a mineralização óssea durante a infância e a massa óssea na adolescência.
( ) Como não há necessidade de controle proteico nessa fase da DRC em pacientes pediátricos, a oferta de cálcio torna-se facilitada, já que os alimentos fontes de cálcio são também fontes de proteína.
( ) A suplementação com cálcio nos intervalos das refeições e em horários distantes dos suplementos de ferro torna-se necessária no pós-transplante renal.
( ) A absorção de cálcio torna-se bastante prejudicada na DRC em função da diminuição da produção endógena de calcitriol.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A alimentação usual, desde que nutricionalmente adequada, deve ser continuada.
II. Caso a criança receba leite de vaca, este deve ser diluído para facilitar o processo digestivo e a ação da enzima lactase, que pode estar reduzida em função da diarreia.
III. O consumo de frutas, vegetais e leguminosas deve ser restringido, reduzindo o aporte de fibras.
IV. Recomenda-se o aumento de uma ou mais refeições ao dia, preparadas com alimentos habituais, para compensar as perdas causadas pela diarreia e evitar piora do estado nutricional.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é capaz de reduzir a PA, sendo esse efeito atribuído ao maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios integrais e cereais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes.
II. O efeito hipotensor decorre do padrão de dieta DASH mais do que de seus componentes individuais – alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada.
III. A orientação nutricional deve ser centrada nas mudanças de impacto na diminuição da pressão arterial: perda de peso, aumento do consumo de frutas e vegetais e diminuição do consumo de sódio.
IV. As dietas com alto teor de sódio geralmente têm baixo teor de potássio, o que está associado à maior incidência de hipertensão arterial.
Quais estão corretas?
A fase inicial aguda da doença crítica caracteriza-se por instabilidade hemodinâmica, hipovolemia e choque. Ocorre uma queda da perfusão tecidual, impedindo a chegada de oxigênio e nutrientes aos tecidos. O paciente instável, em uso de medicação vasoativa, tem o fluxo sanguíneo desviado do trato gastrointestinal para a manutenção de órgãos vitais, como coração e cérebro, causando hipoperfusão gastrointestinal (1ª parte). Um dos marcadores da hipoperfusão tecidual é o aumento do lactato sanguíneo. Nessa condição clínica, a oferta da dieta deve ser cuidadosamente monitorada e reavaliada a qualquer sinal de intolerância, como distensão, dor abdominal e vômitos (2ª parte). Indica-se o uso de nutrição trófica, com a nutrição enteral sendo administrada a um volume de 10 ml/hora, com fórmula de baixa osmolaridade e isenta de fibras (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
( ) O paciente vítima de traumatismo apresenta estado de hipercatabolismo e intensa resposta inflamatória sistêmica.
( ) É consenso entre as diretrizes de terapia nutricional que a nutrição enteral deve ser iniciada precocemente (dentro de 6 a 18 horas).
( ) No traumatismo cranioencefálico, o metabolismo basal pode se elevar em até 200% da estimativa calculada por meio das equações preditivas.
( ) Em pacientes com politraumatismo, deve-se iniciar a nutrição enteral precoce com fórmula hidrolisada normoproteica no período pós-trauma tão logo ocorra a estabilidade hemodinâmica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• Aproximadamente 95% dos casos são por deficiência de ácido fólico ou cobalamina.
• A causa da deficiência dessas vitaminas inclui anemia perniciosa, distúrbios intestinais e aporteinsuficiente por meio da alimentação.
• O tratamento inclui reposição do estoque das vitaminas por via oral ou parenteral.
As características acima definem qual deficiência vitamínica?
• Para estes pacientes, tem por objetivo a oferta de dieta cetogênica ou da Dieta de Atkins Modificada(DAM).
• Dieta com alto teor de gorduras, baixo teor de carboidratos e teor moderado de proteínas.
As características acima definem a dietoterapia para qual patologia?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. É direito do nutricionista fazer uso de embalagens para fins de atividades de orientação, educação alimentar e nutricional e em atividades de formação profissional.
II. Nessas atividades, é permitido que utilize a marca de sua preferência, bem como empresa ou indústria do mesmo tipo de alimento, produto alimentício, suplemento nutricional e fitoterápico, explicando o motivo por que esse produto, marca ou empresa é de sua preferência.
III. É vedado ao nutricionista prescrever, indicar, manifestar preferência ou associar sua imagem intencionalmente para divulgar marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços, laboratórios, farmácias, empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição de modo a não direcionar escolhas, visando preservar a autonomia dos indivíduos e coletividades e a idoneidade dos serviços.
Quais estão corretas?