Questões de Concurso Público Prefeitura de Alegria - RS 2024 para Técnico em Agropecuária

Foram encontradas 10 questões

Q2526866 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para o controle de determinada planta daninha, uma área com 2 ha deverá ser pulverizada com um herbicida na concentração de 150 mL de produto para 100 L de água. Considerando que será utilizado um pulverizador costal com capacidade para 20 L e que em uma área de 10 m x 10 m gastou-se 5 L de água, quanto de herbicida será utilizado nos 2 ha a serem pulverizados?
Alternativas
Q2526867 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O arroz é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento, constituindo alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. É uma cultura que apresenta grande capacidade de se adaptar a diferentes condições de solo e clima. O Rio Grande do Sul representa mais de 70% da produção nacional da cultura. Sobre a implantação e condução da cultura do arroz irrigado, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2526868 Engenharia Agronômica (Agronomia)
São finalidades dos sistemas orgânicos de produção, EXCETO:
Alternativas
Q2526869 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O tomate com fins industriais não envolve alguns tratos culturais que são necessários para o tomate de mesa, como tutoramento e amarrio. Em contrapartida, deve-se ter um forte controle das condições fitossanitárias da área, pois em função do seu cultivo ser rasteiro, cria-se um microclima bastante favorável à incidência de pragas e doenças, principalmente ao se considerar condições de altas temperaturas. Sobre os tratos culturais para o tomate de mesa, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2526870 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O significado da palavra “conservar”, segundo um dicionário de Língua Portuguesa, tem as seguintes definições: manter em bom estado, guardar, preservar, continuar a ter, não perder e durar. O emprego dessas definições deve, portanto, orientar as práticas de conservação do solo no contexto agrícola. Sobre práticas conservacionistas dos solos agrícolas, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2526871 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A irrigação localizada é um método que permite irrigar com baixo volume e alta frequência. A água é aplicada diretamente nas raízes das plantas, permitindo total automação do sistema. É o método mais eficiente na aplicação de água, porém, por ser um sistema mais sofisticado, exige alguns cuidados de implantação, como: análise de água; um bom levantamento topográfico e desenho de engenharia; um sistema bem dimensionado de filtragens; e uma instalação criteriosa. Sobre o método de irrigação localizada, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2526872 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma filosofia que preconiza a associação de diversos métodos de controle considerando o mínimo de aplicações de inseticidas químicos, tendo o objetivo não de erradicar o inseto-praga, mas de manter sua população abaixo do nível de dano econômico. Sobre o MIP, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2526873 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Entre as leguminosas, o trevo-branco (Trifolium repens L.) é uma das forrageiras que tem grande habilidade para competir com poáceas perenes, sendo de grande potencial para alimentação animal, bem como para cobertura de solo. São características do trevo-branco, EXCETO:
Alternativas
Q2526874 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo integrado de doenças pode ser definido com o uso de boas práticas agrícolas no cultivo e manejo das plantas cultivadas como estratégia para a redução de impactos ambientais e econômicos. A utilização de técnicas de manejo de doenças, como controle cultural, biológico, químico, genético, feitas de forma isolada ou associadas, repercutem na redução da utilização de agrotóxicos e na melhor relação do produtor com o meio ambiente, permitindo uma produção mais sustentável. Sobre o manejo integrado de doenças em hortaliças, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2526875 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Instrução Normativa (IN) MAPA nº 42/2019 estabelece as normas para a produção e a comercialização de sementes e mudas de espécies olerícolas, condimentares, medicinais e aromáticas e os seus padrões de sementes, com validade em todo o território nacional, visando à garantia de sua qualidade e identidade. Considerando o conteúdo da IN MAPA nº 42/2019, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: E
6: C
7: C
8: E
9: B
10: A