Questões de Concurso Público Prefeitura de Bagé - RS 2024 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 19 questões
Coluna 1
1. Representa itens atrelados a valor de mercado.
2. Refere-se aos valores específicos, segundo as definições da referida Norma.
Coluna 2
( ) É identificada a quantia mais provável pela qual um bem seria transacionado no mercado.
( ) São exemplos que podem se identificar com esse tipo de valor: valor econômico (quando forem adotadas condições e taxas de desconto médias praticadas no mercado) e valor patrimonial (quando, em situações específicas, a soma dos valores dos bens do patrimônio corresponder ao valor de mercado).
( ) Valor de liquidação forçada.
( ) São exemplos que podem se identificar com esse tipo de valor: valor sinérgico e valor em risco.
( ) Valor especial, que reflete características ou premissas relevantes apenas para um comprador especial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. É uma estaca moldada in loco cujo procedimento executivo contempla a utilização de consumo de cimento no teor igual ou superior a 400 kg/m³.
II. Sua perfuração é revestida integralmente, em solo, por meio de tubos metálicos segmentados, que vão sendo rosqueados à medida que a perfuração é executada.
III. A perfuração do solo é executada por meio da rotação imposta por uma perfuratriz rotativa ou rotopercussiva.
IV. Quando os solos são muito duros ou muito compactos, pode-se executar pré-perfuração avançada por dentro do revestimento
V. O concreto utilizado deve ser fluido suficiente para percorrer e preencher integralmente o fuste.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Na sondagem do tipo SPT, a partir de 1 metro de profundidade, devem ser colhidas amostras dos solos por meio do amostrador-padrão. Essa coleta deve ser feita a cada 45 cm.
II. N é o índice de resistência à penetração determinado pelo número de golpes correspondente à cravação de 45 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando martelo de 65 kg de massa.
III. O ensaio SPT busca estabelecer uma relação entre o número de golpes aplicados sobre um amostrador e a resistência do solo em questão.
IV. No ensaio SPT, a cravação do amostrador-padrão é interrompida antes dos 45 cm de penetração sempre que ocorrer uma das duas situações: se em qualquer dos três segmentos de 15 cm, o número de golpes ultrapassar 30; e se o amostrador-padrão não avançar durante a aplicação de cinco golpes sucessivos do martelo.
V. Quando, com a aplicação do primeiro golpe do martelo, a penetração for superior a 45 cm, o resultado da cravação do amostrador deve ser expresso pela relação deste golpe com a respectiva penetração. Exemplo: 1/53.
Quais estão corretas?
( ) Devem ser consideradas, em projeto, a exposição à água de chuva, à umidade proveniente do solo e àquela proveniente do uso da edificação habitacional, pois a umidade acelera os mecanismos de deterioração e acarreta a perda das condições de habitabilidade e de higiene do ambiente construído.
( ) Um dos critérios apresentados pela referida Norma é a estanqueidade à água de chuva e à umidade do solo e do lençol freático.
( ) Em relação ao critério “estanqueidade à água utilizada na operação, uso e manutenção do imóvel”, a referida Norma especifica que devem ser previstos no projeto detalhes que assegurem a estanqueidade de partes do edifício que tenham a possibilidade de ficar em contato com a água gerada na ocupação ou manutenção do imóvel, devendo ser verificada a adequação das vinculações entre instalações de água, esgotos ou águas pluviais e estrutura, pisos e paredes, de forma que as tubulações não venham a ser rompidas ou desencaixadas por deformações impostas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Em termos gerais, é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades.
II. Os assentamentos submetidos à regularização fundiária podem apresentar irregularidade dominial, quando o possuidor ocupa uma terra pública ou privada, sem qualquer título que lhe dê garantia jurídica sobre essa posse.
III. Os assentamentos submetidos à regularização fundiária podem apresentar irregularidade urbanística e ambiental, quando o parcelamento não está de acordo com a legislação urbanística e ambiental e não foi devidamente licenciado.
IV. A regularização fundiária envolve um conjunto de medidas. Quando se trata de assentamentos de população de baixa renda, são necessárias também medidas sociais, de forma a buscar a inserção plena das pessoas à cidade.
V. A regularização fundiária é, também, um instrumento para promoção da cidadania, devendo ser articulada com outras políticas públicas.
Coluna 1
1. Acessibilidade. 2. Adaptado. 3. Acessível. 4. Adaptável.
Coluna 2
( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se tornem acessíveis.
( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.
( ) Espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elementos, que possam ser alcançados, acionados, utilizados e vivenciados por qualquer pessoa.
( ) Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado, de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A taxa BDI é a diferença entre preço e custo relacionada ao preço, expressa em porcentagem.
II. O preço, segundo a própria PINI, é formado por três componentes: custo, despesas indiretas e benefícios.
III. A diferença entre preço e custo é que preço pode ser entendido como a quantidade de moeda a ser trocada para obter algo, um bem, um serviço. Já o custo pode ser entendido como a quantidade de moeda incorrida na produção de bens, ou seja, é o valor monetário dos recursos envolvidos na produção de algo.
Quais estão INCORRETAS?
I. Classe de agressividade do local. II. Relação água/massa de cimento do concreto. III. Tipo de concreto: armado ou protendido. IV. Tipo de elemento de concreto. V. Uso de cimentos com adições minerais.
Quais estão corretos?
• Manutenção ______________: efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
• Manutenção ______________: permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem.
• Manutenção ______________: efetuada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.