Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra do Guarita - RS 2024 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q2531484 Veterinária
Brucelose é uma doença de importância mundial que acomete várias espécies animais. Essas bactérias necessitam de um animal hospedeiro para a sua manutenção. Muitas espécies de Brucella são capazes de causar infecção no homem, sendo, portanto, uma zoonose bacteriana. São manifestações clínicas mais frequentemente observadas nos bovinos:
Alternativas
Q2531485 Veterinária
Ainda em relação à brucelose bovina e bubalina, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) No Brasil, a única vacina contra a brucelose é a B19.

( ) Após o primeiro aborto, ocorre desenvolvimento da imunidade celular e os abortos serão pouco frequentes em gestações subsequentes.

( ) A vacina B19 deve ser aplicada apenas nas fêmeas bovinas até os 18 meses de idade.

( ) As terneiras não devem ser vacinadas antes dos 3 meses de idade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2531486 Veterinária
Ao fazer uso terapêutico de agentes químicos como o fluconazol e o itraconazol, o médico-veterinário empregará essas drogas para o combate de: 
Alternativas
Q2531487 Veterinária
Doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos como a febre amarela, leishmaniose e febre maculosa, apresentam uma característica comum entre elas no aspecto referente à forma de transmissão, pois todas essas doenças são transmitidas por meio do(a): 
Alternativas
Q2531488 Veterinária
As células somáticas do leite são constituídas principalmente por leucócitos, também chamados de células brancas do sangue. No leite do animal sadio, as células epiteliais representam até 7%, mas, segundo alguns autores, podem chegar a até 20%, dependendo do estágio da lactação. No leite de vacas sadias, é encontrado um pequeno número de células somáticas. A contagem dessas células é um método amplamente utilizado para estimar o estado de saúde da glândula mamária, tanto de animais individualmente, como de rebanhos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir: 

I. Contagem de Células Somáticas (CCS) elevada pode significar que a vaca esteja com infecção sistêmica como uma clostridiose. 

II. O número de células somáticas no leite é inversamente proporcional ao número dessas células no sangue.

III. Elevada contagem de células somáticas no leite industrializado e comercializado significa falha no processo de pasteurização.

IV. A mastite bovina é uma das principais causas de aumento da CCS.


Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2531489 Veterinária
Mastite bovina é uma infecção que pode ser causada por agentes químicos, físicos ou biológicos, sendo esses últimos os mais importantes na epidemiologia da doença. Considerando a variedade de agentes biológicos envolvidos na etiologia dessa doença, quais são as duas espécies de leveduras mais frequentemente isoladas de lactoculturas? 
Alternativas
Q2531490 Veterinária
Para realizar o controle da raiva dos herbívoros, deve ser considerada a vacinação do gado nas áreas expostas e a redução da população de quirópteros hematófagos. Os morcegos, após serem capturados, recebem, em suas costas, a aplicação de uma pasta contendo ____________ e, posteriormente, são liberados para que retornem a sua ______________. Ao serem limpos por outros morcegos, esses últimos morrem por _______________ provocada pela ingestão do produto contido na pasta.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2531491 Veterinária
Qual das doenças abaixo é classificada como uma zoonose direta?
Alternativas
Q2531492 Veterinária
A doença do edema em suínos é uma toxemia que geralmente ocorre entre uma e duas semanas após o desmame em suínos de crescimento rápido. A etiologia da doença é complexa, com alterações nutricionais e ambientais em conjunto com outros fatores estressantes, contribuindo para o seu desenvolvimento. O início dessa doença é rápido; alguns animais são encontrados mortos e sem sinais clínicos. Sinais característicos incluem paresia posterior, tremores musculares, e edema das pálpebras e da face. O grunhido pode ser rouco devido ao edema da laringe. Qual é o nome do microrganismo produto da toxina causadora da doença do edema nos leitões?
Alternativas
Q2531493 Veterinária
Os hemoparasitas Babesia bovis e/ou Babesia bigemina e o Anaplasma marginale podem ou não estar juntos em um bovino, causando a doença conhecida como: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: C
6: A
7: E
8: D
9: A
10: E