Questões de Concurso Público Prefeitura de Carlos Barbosa - RS 2024 para Médico Ginecologista e Obstetra
Foram encontradas 15 questões
Paciente de 17 anos procura ambulatório especializado devido à amenorreia primária. Refere telarca aos 11 anos de idade. Ao exame, desenvolvimento mamário em M5 (Tanner) e pelos pubianos em P5 (Tanner). Genitália externa feminina. Dado o exposto, qual é a etiologia menos provável da amenorreia, levando em conta o desenvolvimento puberal?
De acordo com o perfil de resistência bacteriana na atualidade, quais são os antibióticos de primeira linha no tratamento empírico da infecção do trato urinário baixo não complicada em mulheres?
Mulher de 30 anos de idade com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e anticoagulante lúpico positivo deseja contracepção. Tem ciclos menstruais mensais de volume aumentado, com coágulos, devido à plaquetopenia relacionada ao LES. Traz ultrassonografia transvaginal normal. Qual método contraceptivo é o mais adequado para essa paciente?
São fatores de risco para câncer de colo uterino, EXCETO:
Mulher de 50 anos refere aparecimento de nódulo indolor em mama esquerda. Menopausa aos 48 anos, sem uso de terapia hormonal. Ao exame, evidencia-se nódulo de consistência endurecida, mal delimitado, medindo cerca de 3,0 cm, em quadrante superolateral da mama esquerda. Presença de linfonodo endurecido de 2,0 cm em axila esquerda. Qual deve ser a conduta inicial no direcionamento diagnóstico?
Mulher de 30 anos refere sangramento vaginal volumoso há dois dias. Nega doenças crônicas e uso de medicações. Ao exame, pressão arterial de 100/60 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, exame especular com colo sem lesões visíveis e sangramento ativo pelo orifício cervical externo. Qual é a conduta inicial adequada?
A gonadotrofina coriônica humana (hCG) poderá estar elevada em qual neoplasia ovariana?
Qual classe de anti-hipertensivo NÃO deve ser usada na gestação nem na lactação?
Em relação à cardiotocografia, analise as assertivas a seguir:
I. Além da atividade uterina, são avaliadas a frequência cardíaca fetal (FCF), a variabilidade, as acelerações e as desacelerações da FCF.
II. As desacelerações da FCF do tipo precoces e tardias têm relação intrínseca com as contrações uterinas, ocorrendo no intraparto.
III. As desacelerações da FCF do tipo variável podem ocorrer no anteparto e no intraparto.
Quais estão corretas?
Em relação à prevenção da transmissão vertical da hepatite B, são medidas a serem tomadas na gestação e no pós-parto:
I. Deve-se rastrear hepatite B com o HBsAg no início da gestação. Em gestantes não imunizadas, deve-se indicar vacinação para hepatite B.
II. Gestantes com HBsAg positivo devem complementar a propedêutica com pesquisa de HBeAg, ALT, dosagem de carga viral HBV e ultrassonografia de abdome total.
III. Quando há sinais de replicação viral, indica-se a profilaxia da transmissão vertical com tenofovir a partir de 28 semanas de gestação.
IV. Recém-nascidos de mães que receberam o tenofovir na gestação não precisam receber a imunoglobulina humana anti-hepatite B e, sim, apenas a primeira dose da vacina para hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida.
Quais estão corretas?
Primigesta, 30 anos, com 34 semanas e 5 dias de gestação, de risco habitual, dá entrada na emergência referindo perda vaginal líquida há duas horas. Ao exame, TA: 120/80 mmHg, tax: 36ºC, sem dinâmica, bcf: 140 bpm, movimentação fetal presente, exame especular com saída de líquido claro, sem grumos, toque vaginal com colo grosso, posterior, 2 cm de dilatação, cefálico. Qual é a melhor conduta, além da internação hospitalar?
Fazem parte da fisiopatologia da pré-eclâmpsia, EXCETO:
Primigesta de 30 anos de idade, com 10 semanas de gestação, traz o seguinte resultado solicitado na primeira consulta de pré-natal: glicemia de jejum de 93 mg/dL. Qual é a conduta adequada nesse caso?
Primigesta, de risco habitual, com 33 semanas de gestação, refere contrações regulares há 2 horas. Nega perdas vaginais. Pré-natal sem intercorrências. Faz uso apenas de sulfato ferroso. Ao exame: PA de 125/80 mmHg, altura uterina de 30 cm, duas contrações em 10 minutos, colo médio e impérvio. Para estabelecer o diagnóstico de verdadeiro trabalho de parto pré-termo, são condutas adequadas:
I. Observação da paciente por 4 horas.
II. Medida do comprimento do colo uterino por ultrassonografia transvaginal.
III. Teste de fibronectina fetal.
Quais estão corretas?
Em relação à dengue na gestação, assinale a alternativa INCORRETA.