Questões de Concurso Público Prefeitura de Coqueiral - MG 2024 para Auxiliar de Saúde Bucal

Foram encontradas 10 questões

Q2528964 Odontologia

Todo gerador de resíduos de serviços de saúde é responsável pela elaboração, implantação, implementação e monitoramento de um Plano de Gerenciamento, o chamado PGRSS, que deve estar disponível para consulta dos órgãos de vigilância sanitária ou ambientais, dos funcionários, dos pacientes e do público em geral. Os recipientes de colocação do lixo devem ser identificados por grupos dos resíduos de serviços de saúde, que são representados por símbolos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes símbolos ao seu respectivo grupo de resíduos.


Coluna 1


Imagem associada para resolução da questão


Coluna 2


( ) Risco biológico e resíduo perfurocortante.


( ) Material radioativo, rejeito radioativo ou radioativo.


( ) Risco biológico e resíduo infectante.


( ) Resíduo químico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 



Alternativas
Q2528965 Odontologia
Perea-Pérez et al. (2015) analisaram uma série de danos oriundos do cuidado odontológico e verificaram que a maioria ocorria devido a um pequeno número de nacionais. A partir disso, sugerimos procedimentos básicos para a segurança do paciente odontológico. Diante do contexto, NÃO é uma prática para garantir a segurança do paciente: 
Alternativas
Q2528966 Odontologia
A destruição ou eliminação de formas de vida microbiana se dá por meio de esterilização, através de processos físicos (autoclave) ou químicos. A respeito dos processos de esterilização química, são adequados para uso em odontologia:
Alternativas
Q2528967 Odontologia
A limpeza e a desinfecção na presença de matéria orgânica devem ser realizadas em três etapas, quais sejam:
Alternativas
Q2528968 Odontologia
Em 2022, o Brasil Sorridente mudou as linhas de ação. São ações estabelecidas pelo Brasil Sorridente, EXCETO:
Alternativas
Q2528969 Odontologia

Segundo o Código de Ética Odontológica, capítulo XVI, que trata do anúncio, da propaganda e da publicidade, art. 41, a comunicação e a divulgação em Odontologia obedecerão ao disposto neste Código, cujo texto recomenda: aos técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares de prótese dentária, bem como aos laboratórios de prótese dentária, com exceção dos ___________________, serão permitidas propagandas em revistas, jornais ou catálogos especializados, desde que dirigidos aos cirurgiões-dentistas, e acompanhados do nome do profissional ou do laboratório, do seu responsável técnico e do número de inscrição no Conselho Regional de Odontologia. Ou seja, esses profissionais não permitem propaganda em revistas, jornais, etc.


Assine a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

Alternativas
Q2528970 Odontologia

A Lei nº 11.889/2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), estabelece que:


I. A supervisão direta do dentista-dentista se dará em todas as atividades clínicas, podendo as atividades extraclínicas serem realizadas sem supervisão indireta.


II. Compete ao ASB, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do TSB, auxiliar e instrumentar os profissionais em intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares.


III. Compete ao ASB exercer a atividade de forma autônoma.


IV. É vedado ao ASB adotar medidas de biossegurança visando o controle de infecção.


Quais são as opções corretas?

Alternativas
Q2528971 Odontologia
São atribuições designadas ao ASB, EXCETO: 
Alternativas
Q2528972 Odontologia
Os profissionais da área da saúde devem estar devidamente imunizados devido ao alto risco de infecções. Para isso, é necessário estar atento às características da região e da população a serem atendidas no esquema vacinal. O Conselho Regional de Odontologia e o Programa Nacional de Imunização preconizam que há vacinas essenciais para a equipe de saúde bucal. Sendo assim, NÃO é indicada para os profissionais da Odontologia em Minas Gerais a vacina contra: 
Alternativas
Q2528973 Odontologia
A fluorose está concentrada na dose estimada de risco de 0,07 mg F/kg de peso corporal/dia, e estudos longitudinais têm mostrado que a quantidade de flúor ingerida por uma criança/jovem pela dieta e pelo dentifrício fluoretado não corresponde à fluorose observada anos depois. Portanto, para Tenuta e Cury (2009), “crianças que ingerem uma grande quantidade de dentifrício a cada escovação continuam sob alto risco de desenvolver fluorose, mesmo utilizando um dentifrício de baixa concentração de flúor. Além disso, a recomendação do uso de dentifrícios não fluoretados ou com concentração reduzida de fluoreto, além da redução do efeito anticárie, pode gerar a ideia de que esses dentifrícios são mais seguros para serem ingeridos”. Diante do exposto, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: A
5: D
6: C
7: A
8: E
9: A
10: D