Questões de Concurso Público Prefeitura de Coronel Bicaco - RS 2024 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 10 questões

Q2503891 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Entre as epidemias mundiais mais famosas, esta tornou-se importante devido aos sérios prejuízos provocados na economia da Franca no século XIX. Através de mudas importadas da América, este fungo foi introduzido na Europa, onde encontrou condições altamente favoráveis à sua disseminação, pois as videiras cultivadas eram todas suscetíveis. Todos os países vitivinicultores sofreram as consequências da incidência da nova doença; entretanto, na França, onde o vinho era um dos mais importantes produtos econômicos, a situação foi alarmante. O trecho refere-se a qual doença? 
Alternativas
Q2503892 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A fruticultura é uma atividade com características bastante regionalizadas, o que faz com que em cada região ocorra predominância do cultivo de uma ou outra espécie e surjam problemas diferentes dos de outras regiões. Há, no entanto, problemas que geralmente são comuns a todas as espécies e regiões, como, por exemplo:
I. Produção de mudas de qualidade, principalmente no que se refere à falta de controle do material utilizado e fiscalização dos produtores, comerciantes, transportadores, entre outros. II. Comercialização como uma etapa muito pouco eficiente, ocorrendo muitas perdas de frutas antes de chegarem ao consumidor. III. Falta de informação e organização dos produtores, principalmente dos pequenos. IV. Manejo inadequado do solo e da planta. V. Condições climáticas desfavoráveis em regiões produtoras.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2503893 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A escolha do local é fator determinante para o sucesso do cultivo de hortaliças. É preciso investigar o histórico de incidência de doenças e a ocorrência de pragas na região onde o empreendimento será implantado, estar localizado nas proximidades de reservatórios de água de boa qualidade para irrigação e, inclusive, dar preferência a terrenos com as seguintes características:
I. Solos com fertilidade média a alta e textura areno-argilosa. II. Topografia plana ou com pouca declividade e não sujeita a alagamento ou encharcamento. III. Solos ensolarados e distantes de árvores de grande porte para evitar sombreamento. IV. Solos protegidos dos ventos frios e fortes visando reduzir o consumo de água e danos às culturas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2503894 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para o cultivo de eucalipto, algumas operações preparatórias do plantio das mudas podem ser antecipadas, aproveitando dias ensolarados, condições de solo mais secas e disponibilidade de mão de obra. Tais operações são:
I. Demarcação das linhas de plantio e das covas. II. Sulcagem das linhas de plantio. III. Controle de formigas. IV. Adubação de cobertura.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2503895 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Tomando uma amostra indeformada de solo, pode-se afirmar que ele é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa. Essas três fases podem se alterar em decorrência de eventos pedoclimáticos, bem como durante o processo de cultivo e manejo do solo. A composição ideal do solo para a maioria das culturas, definida em várias citações bibliográficas, se resume na figura abaixo:
 Composição ideal dos solos Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que denomina, correta e respectivamente, cada componente de acordo com suas devidas porcentagens.
Alternativas
Q2503896 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Mudanças na morfologia externa e interna das plantas de trigo ocorrem, simultaneamente, ao longo do processo de crescimento e de desenvolvimento da cultura. Em termos gerais, da semeadura até a colheita, com base na mudança de funcionamento do meristema apical (ponto de crescimento), que define o tipo de órgão que vai ser diferenciado, o ciclo do trigo pode ser dividido basicamente em cinco fases. Uma fase muito importante para o rendimento do trigo é quando se dá o aparecimento do primeiro nó do colmo, a planta cresce e aparece a folha-bandeira (última da planta). Essa fase dura de 15 a 18 dias, sendo que no final dá-se o emborrachamento. Essa fase é conhecida como: 
Alternativas
Q2503897 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A destinação de embalagens vazias de agrotóxicos e daquelas que têm resíduos desses produtos é regulamentada pelos seguintes dispositivos legais: Lei Federal nº 7.802/1989, Lei Federal nº 9.974/2000, Decreto Federal nº 4.074/2002 e Resolução Conama nº 465/2014. Segundo a legislação, são responsabilidades das empresas comerciantes de agrotóxicos:
I. Indicar na nota fiscal o local para a devolução das embalagens. II. Na unidade de recebimento de embalagens, receber, armazenar e emitir comprovante de devolução aos agricultores. III. Promover a conscientização dos agricultores sobre a importância da logística reversa, orientando sobre os procedimentos corretos a serem executados. IV. Retirar as embalagens armazenadas nas unidades de recebimento (postos e centrais de devolução).
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q2503898 Engenharia Agronômica (Agronomia)
MIP é um conceito de controle biológico das pragas através de inimigos naturais, que pertencem a cinco grupos/classes. Uma classe entre eles abusa do seu hospedeiro, causando sua morte, normalmente, quando a praga vai mudar de fase. É encontrada nas fases de ovos, ninfas e larvas, pupas e adultos dos inimigos. Tem certo grau de especificidade e dificuldades em condições adversas, sendo normalmente maior o impacto de inseticidas sobre eles do que sobre os insetos atacados. Um exemplo desse grupo são os Hymenopteras (vespas). Assinale a alternativa que indica o grupo de inimigos naturais a que o trecho se refere. 
Alternativas
Q2503899 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O conhecimento das relações entre as condições físicas do ambiente, em especial, solo e atmosfera, e as diversas espécies cultivadas permite a obtenção de informações mais precisas acerca da influência do tempo e do clima no crescimento, no desenvolvimento e na __________ das culturas. Essa influência específica das condições __________ em uma dada cultura agrícola e suas particularidades denomina-se __________ dos cultivos. De modo geral, as principais variáveis meteorológicas que afetam o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas são chuva, temperatura do ar e radiação solar (Hoogenboom, 2000), havendo ainda a influência do __________, da umidade do ar e do solo, da velocidade e da direção do vento (Pereira et al., 2002; Mavi; Tupper, 2004).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2503900 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Conhecido como o “elemento da qualidade”, é muito importante para a produção vegetal e reage muito bem com o nitrogênio (N) em muitas das suas funções, sendo sua presença fundamental no funcionamento de mais de 60 enzimas. É necessário para a formação dos açúcares nas folhas e para seu transporte para outros órgãos, como as raízes da mandioca, os tubérculos de batatinha, os colmos da cana-de-açúcar, os frutos do cafeeiro e da laranjeira. Plantas bem providas desse elemento resistem mais à seca, ao frio, a pragas e moléstias. Havendo falta dele, as folhas mais velhas amarelecem e depois secam nas pontas e nas margens. É um elemento que tem alta mobilidade nas plantas e está diretamente associado ao controle hídrico delas, uma vez que atua na abertura e no fechamento dos estômatos. A ausência ou indisponibilidade desse elemento torna os frutos menores e chochos. Em outras palavras, as culturas devem receber, do solo e dos adubos, nitrogênio e o elemento em questão em proporções equilibradas. Por outro lado, seu excesso pode provocar falta de magnésio e de cálcio, cuja absorção é dificultada. É encontrado nos minerais primários como biotita, feldspato e muscovita. O trecho refere-se a qual elemento químico? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: B
6: C
7: D
8: E
9: B
10: C