Questões de Concurso Público Prefeitura de Coronel Bicaco - RS 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
( ) As(os) psicólogas(os) poderão produzir documentos no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, e assinar conjuntamente com outras profissões quando se tratar de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Sociofamiliar (Relatório para uso interno e uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. ( ) As(os) psicólogas(os) do SUAS não deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico. ( ) As(os) psicólogas(os) do SUAS deverão produzir o parecer psicológico, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. ( ) As(os) psicólogas(os) do SUAS não atuarão no acopanhamento dos povos indígenas e quilombolas, pois existe uma nota técnica específica do SUS para a melhor intervenção diante das culturas, dos ritos e costumes ancestrais, crenças, saberes e fazeres e as formas de organização dos membros e grupos que ali vivem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. A atuação da(o) psicóloga(o) pode ser realizada por meio da oferta de grupos, oficinas e ações comunitárias e desenvolvida em diversos espaços comunitários já existentes, como escolas, praças e ONGs. 2. A(o) psicóloga(o) pode oportunizar a verbalização de demandas que perpassam e interferem na vida dos usuários e famílias atendidas e, a partir disso, identificar possibilidades de encaminhamentos de demandas de forma coletiva ou através de atendimentos particularizados. 3. A(o) psicóloga(o) deve contribuir com atividades que devem ser planejadas e avaliadas com a participação das famílias usuárias, com organizações e movimentos comunitários e populares do território, visando a qualificação da oferta do serviço. 4. A(o) psicóloga(o) contribui de forma significativa no manejo das atividades coletivas, pois a Psicologia oferece conteúdos e técnicas para esse tipo de atividade. 5. A(o) psicóloga(o) deve atuar para além de encaminhamentos, através da perspectiva do atendimento integral, em rede e com compartilhamento de responsabilidades.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações correta é:
• É um dos transtornos do neurodesenvolvimento prevalentes na infância. Caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Com base no DSM-5, essa é a definição de qual transtorno?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. É objeto da Psicodinâmica do Trabalho o estudo das relações sobre dinâmicas entre organização do trabalho e processos de subjetivação que se manifestam nas vivências de prazer-sofrimento, nas estratégias de ação para mediar contradições da organização do trabalho, nas patologias sociais, na saúde e no adoecimento. II. A Psicodinâmica do Trabalho é fruto do diálogo com a Filosofia, a Psicanálise, a Sociologia e a Ergonomia. III. Atualmente, Psicodinâmica do Trabalho é sinônimo de Psicopatologia do Trabalho. IV. A Psicodinâmica do Trabalho tem como base a Psicogênese do Trabalho, que se refere à história da aquisição de conhecimento e funções psicológicas de cada pessoa.
Esse processo ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, sendo abordado de forma individual.
1. Há um reconhecimento de que os professores são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Paradoxalmente, há uma precariedade nas condições de trabalho vivenciadas por esses profissionais.
2. O crescimento do adoecimento docente relacionado ao trabalho e ao sofrimento psíquico está relacionado à intensificação da jornada de trabalho e à desarticulação das políticas que legislam sobre o tema. 3. O exercício da docência apresenta potencial patogênico devido a vários elementos, como carga excessiva de trabalho, remuneração inadequada e falta de cooperação entre colegas. 4. O trabalho docente é preservado pelo sentido que o trabalho fornece e, assim, os trabalhadores são menos afetados pelas tensões cotidianas do trabalho. Os professores têm baixos índices de adoecimento relacionados à Síndrome de Burnout.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
• Mais do que uma visão estática, consideram-se os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a certos períodos etários.
conceito descrito acima define o critério de normalidade: