Questões de Concurso Público Prefeitura de Coronel Bicaco - RS 2024 para Técnico Agrícola

Foram encontradas 10 questões

Q2505788 Engenharia Agrícola
Assinale a alternativa que define quais são os principais agentes causadores de doenças em plantas.
Alternativas
Q2505789 Engenharia Agrícola
Assinale a maior vantagem do manejo integrado de plantas daninhas em comparação aos métodos convencionais de desinfestação.
Alternativas
Q2505790 Engenharia Agrícola
A representação gráfica abaixo se refere a um método de propagação muito comum em frutíferas difíceis de enxertar:
Imagem associada para resolução da questão
Tal método é conhecido como:
Alternativas
Q2505791 Engenharia Agrícola
De acordo com a análise do solo, a fórmula de Necessidade de Calagem foi preenchida desta forma:
NC (ton/ha) = (V2 - V1) x CTC / PRNT NC (t/ha) = (60-32) x 8 / 80
Sendo assim, quantidade de calcário a ser aplicada na área é de:
Alternativas
Q2505792 Engenharia Agrícola
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, de acordo com a classificação de hortaliças utilizada atualmente pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento.
Coluna 1 1. Hortaliças tuberosas. 2. Hortaliças herbáceas. 3. Hortaliças-fruto.
Coluna 2 ( ) Beterraba, cará, cebola, alho e cenoura. ( ) Alface, espinafre, aipo, couve-flor e brócolis. ( ) Pimentão, quiabo, ervilha, tomate e berinjela.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2505793 Engenharia Agrícola
É um eixo estriado localizado na parte traseira do trator que tem como função transmitir a potência do motor (torque e rotação) para o acionamento dos implementos agrícolas acoplados ao trator. O trecho refere-se à:
Alternativas
Q2505794 Engenharia Agrícola
Assinale a alternativa correta quanto à definição do ponto ideal de corte de milho para ensilagem.
Alternativas
Q2505795 Engenharia Agrícola
Esse inseto é uma cochonilha que coloca os ovos (em média 270 por fêmea, de cor amarela) abaixo da superfície do solo, até 50 cm de profundidade. As "larvas primárias" são móveis, de coloração branco-creme brilhante, medem 1 mm de comprimento, com pelos no abdome, rostro desenvolvido e pernas robustas e escuras. Quando encontram um local adequado em uma raiz, fixamse e começam a sugar a seiva, aumentando de tamanho e transformam-se na "larva quistoide", de forma esférica, que atinge até 6 mm de diâmetro. Após um longo período, transforma-se na “larva dermestoide", que se caracteriza pelo corpo rugoso, densamente piloso, de cor amarelo-avermelhada, medindo 5 mm de comprimento. Quando adultas, as fêmeas são neotênicas, e os machos, alados. Na época de reprodução, as fêmeas vêm à superfície, sendo copuladas pelos machos que estão voando na área e descem ao solo. As plantas atacadas por esse inseto, frequentemente, apresentam murchamento progressivo, secamento e queda das folhas e, finalmente, morte. O trecho refere-se ao inseto conhecido como: 
Alternativas
Q2505796 Engenharia Agrícola
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os métodos de controle de pragas com os respectivos modelos práticos e definições.
Coluna 1 1. Métodos de Controle Físico. 2. Métodos de Controle Biológico. 3. Métodos Culturais. 4. Métodos Químicos.
Coluna 2 ( ) Rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, destruição de restos de cultura. ( ) Fogo, drenagem, temperatura, armadilhas luminosas. ( ) Regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais, manejo integrado de pragas, não deixa resíduos. ( ) Uso de defensivos agrícolas direta ou indiretamente sobre os insetos. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2505797 Engenharia Agrícola
A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) pode ser definida como um sistema de produção que alterna, na mesma área, o cultivo de espécies para produção vegetal, sobretudo grãos, e pastagens anuais ou perenes, de forma concomitante ou não, de modo que haja sinergia entre as atividades (Balbinot Junior et al., 2009). Em razão da diversidade de características edafoclimáticas, econômicas e sociais do Brasil, há várias formas de uso da ILP com a cultura da soja. Em relação à existência de fato da ILP com soja nas regiões brasileiras, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Inserção da soja em integração com pastagens anuais de inverno em clima subtropical. ( ) Inserção da soja em integração com pastagens anuais no período seco, em clima tropical. ( ) Inserção da soja em integração com pastagens perenes em clima tropical. ( ) Inserção da soja em integração com pastagens perenes de inverno, em clima tropical.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: A
6: D
7: E
8: C
9: B
10: D