Questões de Concurso Público Prefeitura de Coronel Bicaco - RS 2024 para Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q2504306 Veterinária
Em municípios onde é marcante a criação de gado leiteiro, a manutenção do tripé representado por sanidade animal, nutrição e genética é a base do sucesso produtivo e econômico. Em relação ao aspecto sanitário, analise as assertivas abaixo:
I. A babesiose causada pela Babesia bigemina, assim como a clostridiose causada pelo Clostridium haemolyticum, apresentam a hemoglobinúria como um sinal clínico comum entre elas. II. Os casos de babesiose causados pela Babesia bovis são denominados leucoencefalopatia viral, pelos sinais neurológicos apresentados pelo animal afetado pela doença. III. O artrópode transmissor dos protozoários envolvidos na etiologia da Tristeza Parasitária dos Bovinos é o Rhipicephalus microplus, anteriormente denominado Boophilus microplus. IV. Anaplasma marginale é um dos agentes etiológicos do complexo Tristeza Parasitária dos Bovinos e é sensível às tetraciclinas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2504307 Veterinária
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais vertebrados e os seres humanos. Considerando o ciclo de transmissão de um agente de uma zoonose, assinale a alternativa que indica uma zoonose direta.
Alternativas
Q2504308 Veterinária
O município de Coronel Bicaco, assim como os demais municípios do Rio Grande do Sul, está sob o alerta da influenza aviária, doença de origem viral. A preocupação se refere ao vírus de alta patogenicidade que, até o momento, além das aves silvestres, foi identificado em mamíferos marinhos. Qual das doenças abaixo NÃO é causada por infecção vírica?
Alternativas
Q2504309 Veterinária
Em Medicina Veterinária, quando o profissional aplica um antiemético no paciente, esse procedimento objetiva combater qual manifestação clínica?
Alternativas
Q2504310 Veterinária
De acordo com o Manual Técnico sobre o Controle da Raiva dos Herbívoros (MAPA, 2009), alguns fatores contribuem para que a doença se dissemine no Brasil de forma insidiosa e preocupante entre os herbívoros domésticos, por exemplo:
I. Aumento da oferta de alimento pelo significativo crescimento dos rebanhos bovinos. II. Macromodificações que alteram o ambiente em que os morcegos vivem, obrigando-os a procurar novas áreas e fontes de alimentação. III. Falha na vacinação anual dos carnívoros e felinos selvagens que habitam as propriedades rurais de criação de bovinos. IV. Aumento da população de morcegos insetívoros que ingerem moscas e larvas que se alimentam e se desenvolvem nos cadáveres de animais mortos pela raiva.
Quais estão corretos?
Alternativas
Q2504311 Veterinária
Pneumonia verminótica em bovinos é causada por parasitos da espécie Dictyocaulus viviparus. Os sinais clínicos da doença usualmente incluem anorexia, emagrecimento, tosse e taquipneia. Febre ocorre quando há infecções bacterianas secundárias. As larvas, quando eliminadas pelas fezes desses animais, permanecem inativas e, para se espalharem pelo solo, precisam da ação mecânica das chuvas e dos próprios animais para movimentar o bolo fecal. Outro método das larvas se espalharem pelo ambiente é através de:
Alternativas
Q2504312 Veterinária
A epidermite exsudativa dos suínos, também conhecida como _____________, é uma dermatite _______________ generalizada ou localizada, de origem ________________, que afeta principalmente leitões nas primeiras semanas de vida.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2504313 Veterinária
Algumas doenças são causadas por agentes que invadem e se multiplicam no interior de um tipo específico de célula do hospedeiro. Assim acontece com as formas amastigotas de Leishmania spp. e com os placentomas das vacas infectadas pela Brucella abortus. Os protozoários do gênero Babesia e as riquétsias do gênero Anaplasma, envolvidos na etiologia da Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB), são outro exemplo desse tropismo por determinadas células do hospedeiro. Assinale a alternativa que cita corretamente as células parasitadas pelos agentes da TPB.
Alternativas
Q2504314 Veterinária
A fasciolose é uma enfermidade de grande importância veterinária por causar elevadas perdas econômicas devido à condenação de grande número de fígados de animais nos matadouros, além da queda na produção e na qualidade do leite, perda de peso dos animais, queda na fertilidade, atraso no crescimento e, em alguns casos, até mortalidade. Em relação a essa doença, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As formas larvais do parasito se desenvolvem nas vilosidades da mucosa do intestino delgado dos bovinos e ovinos. ( ) Os caramujos do gênero Lymnaea são os hospedeiros definitivos desses trematódeos. ( ) A condenação dos fígados dos bovinos para consumo humano é uma importante medida sanitária para interromper a cadeia de transmissão da doença. ( ) As larvas da Fasciola hepatica são eliminadas junto com as fezes dos ovinos parasitados por esse parasito.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2504315 Veterinária
Bovinos vindos do município de Santa Vitória do Palmar foram introduzidos em uma propriedade rural em Coronel Bicaco. Aproximadamente 20 dias após serem incorporados ao plantel já existente, esses animais foram vistos abatidos, eliminando urina de cor avermelhada e com icterícia nas mucosas vaginal e conjuntival. A observação desses sinais clínicos, enfatizando a cor da urina, permite suspeitar da ocorrência de um quadro clínico compatível com:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: D
5: B
6: C
7: A
8: C
9: E
10: B