Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2024 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 30 questões
( ) Deve-se estimular a execução de tarefas o mais independentemente possível para que a criança possa desenvolver estratégias alternativas.
( ) A intervenção fisioterapêutica deve somente facilitar as etapas do desenvolvimento motor, sem levar em consideração as questões sensoriais e do meio ambiente.
( ) Apesar de a criança com síndrome de Down apresentar alterações no sistema nervoso que comprometem a parte motora, os mecanismos cerebrais que envolvem a parte de processamento perceptocognitivo não sofrem alterações. Portanto, a estimulação de componentes sensoriais não faz parte da terapia fisioterapêutica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A complacência pulmonar reduz de forma significativa com a idade, em decorrência da perda de tecido elástico em alvéolos e vias aéreas distais, aumentando a resistência ao fluxo de ar.
II. A redução do número e da atividade das células mucociliares do epitélio de revestimento brônquico dificulta a eliminação adequada de secreções, predispondo a ocorrência de infecções respiratórias na população idosa.
III. A resistência da parede torácica é reduzida em uma intensidade ainda menor devido à calcificação das cartilagens costais e ao processo degenerativo do pulmão.
Quais estão corretas?
Várias alterações específicas na função e arquitetura cardíaca estão associadas ao envelhecimento do coração, o que explica a vulnerabilidade do paciente idoso em desenvolver insuficiência cardíaca (1ª parte). Mesmo em pacientes sem evidência de doença cardiovascular, o processo natural de envelhecimento, seja por meio da apoptose ou da diminuta capacidade regenerativa das células cardíacas, pode levar a uma diminuição no número e na função dos miócitos (2ª parte). Essas alterações morfofuncionais, do metabolismo e regulação do cálcio e refratariedade do ATP funcionam como substrato para uma piora da função cardíaca e consequente desenvolvimento de insuficiência cardíaca (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Coluna 1
1. Antagonistas.
2. Sinergistas.
3. Agonistas.
4. Fixadores.
Coluna 2
( ) Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.
( ) Participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal.
( ) Opõem-se à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, esse músculo relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave.
( ) Músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, se contraem ativamente para produzir um movimento desejado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Hipóxia neonatal.
II. Hemorragia intracraniana.
III. Pneumonia.
IV. Fraturas.
Quais estão corretos?
A articulação coxofemoral tem como principal função o suporte de peso e a locomoção (1ª parte). É composta pelo fêmur e pelos três ossos da pelve (ísquio, ílio e púbis), os quais juntam-se formando o acetábulo (2ª parte). Apresenta pequena amplitude de movimento nos três planos (coronal, sagital e transverso), sendo classificada como diartrose (articulação de grande amplitude de movimentos) (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
( ) A maior parte dos músculos do complexo do ombro se enquadra em uma de duas categorias funcionais: estabilizadores proximais ou mobilizadores distais.
( ) Os mobilizadores proximais são músculos que se originam na escápula e na clavícula e se inserem no úmero ou no antebraço, como o deltoide ou o bíceps braquial.
( ) Os estabilizadores distais são músculos que se originam na coluna vertebral, costelas e crânio e se inserem na escápula e na clavícula, como o trapézio ou o serrátil anterior.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A tentativa de evitar uma queda pode levar a uma intensa força produtora de valgo no cotovelo e a uma força de compressão potencialmente prejudicial através da articulação umerorradial, que pode provocar: