Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2024 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 30 questões

Q2456966 Enfermagem
Segundo a Constituição Federal de 1988, responsável pelo ordenamento jurídico brasileiro, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Alternativas
Q2456967 Enfermagem
A Atenção Básica ou Primária é a porta de entrada preferencial do sistema de saúde no Brasil. Compete a esse nível de atenção a promoção e a prevenção em saúde. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, de acordo com as diretrizes acerca da Atenção Básica, segundo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB). 

Coluna 1
1. Unidade Básica de Saúde.             
2. Equipe de Saúde da Família.     
3. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica.                                   
4. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha.

Coluna 2
(  ) Estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica.
( ) Constituído(a) de equipe multiprofissional complementar às equipes que atuam na Atenção Básica.
( ) Infraestrutura adequada ao quantitativo de população adscrita e suas especificidades.
( ) Desempenha funções em unidades construídas em comunidades cujo acesso se dá por meio fluvial.     

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:  
Alternativas
Q2456968 Enfermagem
Segundo a PNAB, procedimentos realizados no domicílio dos usuários, como aferição de pressão arterial e de temperatura axilar, medição de glicemia capilar e realização de técnicas limpas de curativo, comumente realizados pela equipe de enfermagem, poderão ser realizados por outra categoria profissional da equipe de Estratégia de Saúde da Família, desde que devidamente treinada e assistida por profissional de saúde de nível superior. Qual profissional pode executar os procedimentos citados nas condições observadas? 
Alternativas
Q2456969 Enfermagem
Segundo a PNAB, são atribuições comuns dos profissionais da Atenção Básica: 
I. Participar do processo de identificação de grupos, famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade através da territorialização e do mapeamento da área em que a equipe atua.
II. Prestar cuidado integral às pessoas em situação de rua que estão em medida socioeducativa, privadas de liberdade, ribeirinhas, fluviais etc. que façam parte da população adscrita.
III. Participar da definição de fluxos assistenciais na rede de atenção à saúde bem como no processo de regulação do acesso a partir da Atenção Básica.
IV. Instituir medidas para diminuir eventos adversos, reduzindo os riscos através de ações que visam a segurança do paciente.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2456970 Enfermagem
Termo utilizado quando há omissão de cuidado, que pode ser relacionado ao desenvolvimento físico, emocional ou social de uma pessoa, como descuido com a higiene, falta de cuidados necessários com a saúde e abandono. A qual termo o trecho se refere? 
Alternativas
Q2456971 Enfermagem
Na Atenção Básica, as equipes devem atender a todos que chegarem na Unidade Básica de Saúde com postura, atitude e com a devida tecnologia. A população deve ser atendida com escuta qualificada e comprometida e ter sua demanda avaliada conforme o risco potencial e, a partir disso, ter encaminhamentos no momento do atendimento ou um agendamento para data futura. Qual é o termo atribuído a esse mecanismo de facilitação de acesso, conforme a PNAB? 
Alternativas
Q2456972 Enfermagem
A estratégia mais eficaz para evitar doenças imunopreveníveis é adotar o calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde em todas as fases da vida. Assinale a alternativa que apresenta apenas imunizantes recomendados no calendário de vacinação do adolescente, oferecidos pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde em todo o território nacional. 
Alternativas
Q2456973 Enfermagem
A dengue, doença febril aguda capaz de provocar quadros de saúde assintomáticos ou graves, não é uma doença nova e pouco conhecida no Brasil. A primeira epidemia documentada laboratorialmente ocorreu em Boa Vista, no estado de Roraima, nos anos de 1981 e 1982. A doença ocorre de forma contínua, apresentando-se como endêmica, com períodos de epidemia. São sinais e sintomas causados pela dengue, EXCETO: 
Alternativas
Q2456974 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de relevante interesse à saúde coletiva devido à complexidade de mapeamento de casos e de tratamento. Analise as assertivas abaixo sobre a doença, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
( ) Em um ano, uma pessoa com tuberculose pulmonar sem tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas em uma comunidade.
(  ) Após 15 dias do início do tratamento, o risco de transmissibilidade da doença é bastante reduzido.
(  ) O Bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose, é sensível à luz solar.
( ) A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como rins, intestino, útero, ossos e até meninges. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:  
Alternativas
Q2456975 Enfermagem
A notificação compulsória de doenças e agravos, realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), permite que as autoridades de saúde tenham conhecimento da situação de saúde da população, a fim de direcionar as políticas públicas no sentido de ampliar a atenção aos casos que apresentem potencial de disseminação, bem como de mensurar a magnitude, a gravidade e a severidade de determinada doença. São doenças, eventos ou agravos de notificação compulsória, EXCETO: 
Alternativas
Q2456976 Enfermagem
Conjunto de medidas que envolve o comportamento dos profissionais de saúde que, na ausência de barreiras físicas, previne a contaminação cruzada entre ambientes sujos e limpos. O trecho refere-se a: 
Alternativas
Q2456977 Enfermagem
Recentemente adicionado à lista de doenças relacionadas ao trabalho, é um distúrbio emocional com sintomas de esgotamento físico, estresse e exaustão extrema, relacionado ao excesso de trabalho ou resultante de situações vivenciadas no trabalho. O trecho refere-se ao(à): 
Alternativas
Q2456978 Enfermagem
O Diabetes Melito (DM) é um distúrbio metabólico, multifatorial, caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na ação e/ou produção de insulina. O diabetes _________________ é uma das doenças crônicas mais comuns na infância, onde há completa deficiência na produção de insulina pela destruição autoimune das células betapancreáticas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q2456979 Enfermagem
Condição crônica é aquela que exige ações contínuas, proativas e integradas do sistema de atenção à saúde devido ao longo ou permanente curso da doença. O portador da doença crônica detém protagonismo no sentido de aderir ao tratamento e efetivo controle da doença. Qual das doenças abaixo NÃO é uma doença crônica? 
Alternativas
Q2456980 Enfermagem
A dor é uma experiência desagradável, seja psíquica ou sensorial. A importância da dor é tamanha que já há consenso mundial para que ela se torne o 5º sinal vital a ser avaliado. A analgesia tem o objetivo de eliminar a dor. Segundo o protocolo da escada analgésica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manejo da dor com esquema medicamentoso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2. 

Coluna 1
1. Dor leve.                         
2. Dor moderada.               
3. Dor intensa.  

Coluna 2
(  ) Analgésicos não opioides. 
(  ) Opioide forte.
(  ) Opioide fraco.  

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:  
Alternativas
Q2456981 Enfermagem
Dor que se apresenta de maneira superficial, em queimação, choque, amortecimento, com prurido e/ou sensação de agulhada, alfinetada. Ocorre quando há lesão ou doença que acomete o sistema nervoso somatossensitivo como, por exemplo, no diabetes ou no herpes-zóster. Qual é a denominação desse tipo de dor? 
Alternativas
Q2456982 Enfermagem
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma situação vivenciada em diversos cenários, e o profissional de saúde deve estar em constante atualização acerca do tema. Os protocolos trazem como primeira ação, após identificar a PCR, solicitar ajuda e depois proceder à reanimação. Quanto à identificação da PCR, são sinais típicos dessa urgência em saúde, EXCETO: 
Alternativas
Q2456983 Enfermagem
Ainda sobre a PCR, após a correta identificação e solicitação de ajuda, o profissional deve iniciar as manobras de Ressuscitação Cardiorrespiratória (RCP) de forma imediata e com alta qualidade. Enumere as manobras abaixo na ordem em que devem ser realizadas, para qualquer público. 

(  ) Compressões torácicas.       
(  ) Desfibrilação.     
(  ) Ventilação.       
(  ) Abertura de vias aéreas.   

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:   
Alternativas
Q2456984 Enfermagem
Ausência periódica da respiração que pode estar relacionada à obstrução das vias aéreas ou a alterações no centro respiratório. O trecho refere-se à(ao): 
Alternativas
Q2456985 Enfermagem

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos técnicos aos seus respectivos conceitos. 



Coluna 1


1. Diplopia.                                         


2. Acolia fecal.                                   


3. Prurido.                                         


4. Eructação.                                     


5. Pirose. 



Coluna 2


(  ) Coceira.


( ) Emissão súbita de gases do estômago pela boca.


( ) Visão dupla de um objeto.


( ) Sensação de ardência epigástrica.


( ) Fezes esbranquiçadas.  



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:  

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: E
5: A
6: B
7: B
8: D
9: A
10: E
11: D
12: E
13: D
14: D
15: E
16: B
17: A
18: B
19: B
20: C