Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz Alta - RS 2024 para Farmacêutico
Foram encontradas 10 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Além de promover o uso racional de medicamentos, a Assistência Farmacêutica também tem a função de articular a integração com os serviços, profissionais de saúde, áreas interfaces e coordenação dos programas.
II. Questões políticas, de qualificação da equipe, habilidades gerenciais, motivação e falta de comprometimento com o trabalho podem afetar diretamente no planejamento da Assistência Farmacêutica.
III. A gestão da Assistência Farmacêutica precisa integrar, de forma articulada, os produtos, os serviços e o fazer coletivo: a disponibilização e o uso dos medicamentos, os resultados logísticos e os clínicos e sociais.
Quais estão corretas?
( ) A sala destinada à lavagem, esterilização e despirogenização dos recipientes vazios deve ser separada e possuir classificação ISO 8 (100.000 partículas/pé cúbico ar).
( ) A água utilizada na preparação de estéreis não deve ser obtida no próprio estabelecimento, pois precisa passar pelos processos de destilação ou por osmose reversa, obedecendo às características farmacopeicas de água para injetáveis.
( ) Especialidades farmacêuticas utilizadas para preparação de estéreis devem ser previamente tratadas para garantir a sua assepsia externa e inspecionadas visualmente quanto à presença de partículas.
( ) O uso de indicadores biológicos deve ser considerado como método padrão para monitoramento da esterilização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O termo Central de Abastecimento Farmacêutico não é utilizado especificamente para medicamentos, assim como almoxarifados, depósitos e outros espaços físicos são destinados à estocagem de todos os tipos de materiais.
II. A CAF deve estar ordenada de maneira racional. Os diversos elementos e recursos utilizados no serviço (materiais, equipamentos, acessórios e mobiliários) devem ser organizados adequadamente, possibilitando melhor fluxo e utilização eficiente do espaço para a melhoria das condições de trabalho e garantia da qualidade dos produtos estocados.
III. O Ministério da Saúde preconiza alguns requisitos quanto às instalações para a CAF, estabelece um padrão para determinar o tamanho e recomenda que as dimensões não devem variar em função da quantidade e tipos de produtos a serem estocados, mas, sim, em função das atividades desenvolvidas.
Quais estão corretas?