Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz Alta - RS 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q3070158 Fisioterapia
O Código de Ética da Fisioterapia tem por objetivo definir os deveres e responsabilidades do fisioterapeuta no exercício de sua profissão. De acordo com o art. 30 do Código de Ética, é proibido ao fisioterapeuta:

I. Informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal.
II. Respeitar o princípio bioético de autonomia, beneficência e não maleficência do cliente/paciente/usuário de decidir sobre a sua pessoa e seu bem-estar.
III. Substituir a titulação de fisioterapeuta por expressões genéricas, tais como: terapeuta corporal, terapeuta de mão, terapeuta funcional, terapeuta morfoanalista, terapeuta holístico, repegista, quiropraxista, osteopata, pilatista, bobatiano, esteticista, entre outros.
IV. Exigir de maneira antiética, de instituição ou cliente/paciente/usuário, outras vantagens além do que lhe é devido em razão de contrato, honorários ou exercício de cargo, função ou emprego, como também receber, de pessoa física ou jurídica, comissão, remuneração, benefício ou vantagem por encaminhamento de cliente/paciente/usuário ou que não corresponda a serviço efetivamente prestado.
V. Usar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados em serviço privado.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3070159 Fisioterapia
O ombro é uma das articulações do corpo humano com maior mobilidade e, consequentemente, menor estabilidade. Nele há um conjunto de quatro músculos responsáveis pela sua movimentação e estabilização, conhecidos como manguito rotador. Os músculos supraespinhal e infraespinhal são inervados pelo nervo ____________. O músculo redondo menor é inervado pelo(s) nervo(s) _________________, e o músculo subescapular, pelo(s) nervo(s) _________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3070160 Fisioterapia
Sobre a Artroplastia Total do Quadril (ATQ), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No acesso cirúrgico anterolateral, os impactos nas funções pós-operatórias são: fraqueza de adutores e obliquidade pélvica.
II. No método de fixação cimentado, o apoio de peso pós-operatório é imediato, conforme tolerância.
III. Nas complicações tardias, o afrouxamento mecânico é o mais frequente, necessitando de artroplastia de revisão.
IV. As precauções na mobilização pós-operatória precoce de um acesso posterior e posterolateral incluem evitar a flexão do quadril acima de 90°, adução e rotação lateral, além da posição neutra.
Alternativas
Q3070161 Fisioterapia
A respeito da Síndrome do Túnel do Carpo (STC), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras ou F, se falsas. 

( ) Qualquer diminuição do espaço do túnel pode levar à compressão do nervo mediano. ( ) Conforme a gravidade, pode haver atrofia da região hipotenar, enquanto a região tenar permanece intacta. ( ) Testes de Phalen e de Tinel positivos são achados clínicos indicativos de STC. ( ) A dor na mão aumenta com atividades de uso repetitivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3070162 Fisioterapia
Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) frequentemente passam por uma avaliação da função pulmonar, na qual uma razão entre valor expiratório forçado no primeiro segundo e capacidade vital forçada (VEF1/CVF) pós-broncodilatador <0.7 é considerada critério diagnóstico para a DPOC. Além disso, conforme a Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD), é possível classificar a gravidade da limitação do fluxo da DPOC nos seguintes estágios: 
I. GOLD 1 – grave, 30% ≤VEF₁ <50% do previsto. II. GOLD 2 – moderado, 50% ≤VEF₁ <80% do previsto. III. GOLD 3 – muito grave, VEF₁ <30% do previsto. IV. GOLD 4 – leve, VEF₁ ≥80% do previsto.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3070163 Fisioterapia

Em uma intervenção fisioterapêutica em um paciente com doença de Parkinson, o fisioterapeuta deve:


I. Utilizar estratégias de aprendizagem motora, como pistas visuais.

II. Melhorar a mobilidade funcional da cabeça, do tronco, dos quadris e dos ombros.

III. Treinar equilíbrio para prevenção de quedas.



Quais estão corretas?

Alternativas
Q3070164 Fisioterapia
Na avaliação da espasticidade de um paciente, foi observado um considerável aumento do tônus, com movimentos passivos dificultados. Em relação à escala de Ashworth modificada, qual das alternativas abaixo representa o grau de espasticidade citado?
Alternativas
Q3070165 Fisioterapia
A respeito da órtese tornozelo-pé, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3070166 Fisioterapia
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) exige cuidado com o posicionamento do paciente. São orientações referentes ao posicionamento do paciente nessa condição, considerando-o em posição supina:

I. Cabeça e pescoço apoiados em um travesseiro, em posição neutra e simétrica. II. Tronco alinhado com a linha mediana. III. Membro superior afetado: ombro projetado à frente e ligeiramente abduzido, braço apoiado em um travesseiro, mão sem apoio, dedos flexionados e polegar aduzido. 
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3070167 Fisioterapia
A hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, é considerada uma doença infecciosa de evolução crônica, podendo causar incapacidades físicas e perda funcional, especialmente nas mãos, nos pés e nos olhos. Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras ou F, se falsas.

( ) Cerca de 90% dos indivíduos infectados pela M. leprae não desenvolvem a doença.
( ) A avaliação neurológica deve incluir a palpação dos nervos periféricos e os testes de sensibilidade e de força muscular nas mãos, pés e olhos.
( ) A prevenção das incapacidades físicas da hanseníase é definida por um conjunto de ações que englobam: o diagnóstico tardio, o tratamento e acompanhamento das reações hansênicas e da função neural, ações para promoção do autocuidado, fisioterapia e cirurgia (preventiva e reabilitadora), tratamento de úlceras, acesso a OPM (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), entre outras.
( ) O tratamento da hanseníase envolve diferentes abordagens e deve ser conduzido por profissionais com formações diversas. Atenção especial deve ser dada à prevenção e reabilitação de incapacidades físicas, aos eventos adversos do tratamento medicamentoso, aos pacientes que apresentam reações hansênicas e àqueles diagnosticados tardiamente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: C
5: B
6: E
7: D
8: C
9: B
10: A