Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz Alta - RS 2024 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q3070358 Veterinária
O médico-veterinário remeteu uma amostra da secreção nasal de um equino para análise laboratorial. Foi solicitada a realização de cultura e antibiograma desse material. No laudo recebido, estava escrito que foram isolados cocos Gram-positivos. O termo “cocos”, referido no laudo, diz respeito a qual característica do microrganismo isolado?
Alternativas
Q3070359 Veterinária
Entre os animais domésticos e selvagens, há algumas doenças que podem ser transmitidas por contato direto, como secreções e excreções, por exemplo, ou por contato indireto, como ingestão de água ou alimentos contaminados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma doença que NÃO é transmitida diretamente pelo contato entre o indivíduo doente e o suscetível, sendo transmitida por um artrópode vetor.
Alternativas
Q3070360 Veterinária
O diagnóstico de tuberculose bovina pode ser realizado pelo isolamento e identificação do agente causal, pela identificação da lesão característica evidenciada pelo exame histopatológico e pela interpretação da prova de tuberculina realizada no animal. Em relação à prova de tuberculina, analise as assertivas a seguir:

I. O teste caudal simples é considerado uma prova conclusiva quando a reação observada for maior que 4 mm.
II. Os três testes, cervical simples, cervical comparativo e caudal simples, são fundamentados na resposta da reação alérgica do tipo IV.
III. O animal considerado reagente positivo no teste cervical comparativo é o que apresenta qualquer aumento de volume da prega cutânea no local onde foi aplicada a tuberculina bovina.
IV. Para a realização da prova de tuberculina, é inoculado o volume de 0,1 mL de uma solução contendo micobactérias mortas pelo calor, pela via subcutânea.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3070361 Veterinária

O botulismo alimentar é causado pela ingestão da toxina do Clostridium botulinum, que é um _____________ cujos esporos podem estar no solo, na água ou no trato digestivo de diferentes espécies de animais. Esse microrganismo é produtor de uma potente _____________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Alternativas
Q3070362 Veterinária
Esporos bacterianos são estruturas que não apresentam atividade metabólica e não se multiplicam, podendo sobreviver por muitos anos no ambiente. Portanto, o esporo bacteriano é uma forma de sobrevivência encontrada pela bactéria para se perpetuar. Assinale a alternativa que apresenta duas doenças causadas por bactérias esporuladas.
Alternativas
Q3070363 Veterinária
A maioria dos desequilíbrios eletrolíticos decorre de uma perda líquida de eletrólitos associada com afecções do trato digestivo. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. Hipocalemia pode ocorrer quando houver excessiva excreção renal de potássio.
I. Hipernatremia é caracterizada pelo aumento da concentração sérica de sódio.
III. Fornecimento de sal em excesso ou quando fornecido de forma adequada, porém com deficiente administração de água para os suínos, pode resultar em hipernatremia.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3070364 Veterinária
Casos de verminose pulmonar em suínos são mais frequentes entre os animais criados em contato com a terra, fora dos ambientes tradicionalmente utilizados na suinocultura industrial. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os helmintos do gênero Dictyocaulus são os nematódeos mais frequentemente encontrados nos brônquios e bronquíolos dos suínos com verminose pulmonar.
( ) Minhocas são os hospedeiros intermediários dos helmintos, considerados agentes etiológicos da verminose pulmonar nos suínos.
( ) As lesões pulmonares dos suínos, quando decorrentes da metastrongilose, geralmente estão restritas às extremidades caudais dos bordos diafragmáticos dos pulmões.
( ) O princípio básico do controle da metastrongilose reside em impedir que os suínos entrem em contato com o hospedeiro intermediário (minhoca).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3070365 Veterinária
Após ser inoculado em um hospedeiro suscetível (independente da espécie do mamífero infectado), o vírus rábico se liga ao receptor nicotínico da acetilcolina nas junções neuromusculares e atinge os nervos periféricos seguindo um trajeto centrípeto. O deslocamento desse vírus segue um fluxo axoplasmático retrógrado em direção a qual órgão ou sistema?
Alternativas
Q3070366 Veterinária
Em uma propriedade rural destinada à produção de leite, a doença viral conhecida como leucose enzoótica está presente e foi diagnosticada, através do teste de imunodifusão em gel de ágar, em 8% dos animais. Em relação a essa retrovirose, assinale a alternativa que apresenta a mais frequente alteração observada nos animais infectados por esse vírus. 
Alternativas
Q3070367 Veterinária
As gramíneas são amplamente utilizadas pelo homem como fontes de alimentos, seja na produção de cereais (trigo, milho, sorgo, arroz, cevada, centeio, aveia, etc.), seja como forrageiras empregadas na alimentação de animais (alfafa, azevém festuca, brachiaria, colonião, elefante, etc.). Em gramíneas, as folhas localizadas na base da planta são as mais velhas e já se encontram em decomposição pela ação de diversos fungos saprófitas. Entre os fungos que participam do processo de reciclagem dessa matéria orgânica vegetal, destaca-se o Pithomyces chartarum, que é fungo produtor de esporidesmina, uma micotoxina que é um dos causadores da fotossensibilização micotóxica em animais. A ação tóxica dessa micotoxina é observada em qual órgão ou tecido do animal?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: D
6: E
7: C
8: E
9: C
10: A