Questões de Concurso Público Prefeitura de Cruz Alta - RS 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
I. Pode ser solicitada para fornecer subsídios para identificação e delimitação do quadro, visando responder uma pergunta que tem a ver com a origem, a natureza ou a dinâmica da condição em estudo.
II. A avaliação neuropsicológica não só́ delimita áreas de disfunção, mas também estabelece as hierarquias e a dinâmica dos transtornos em estudo.
III. Estabelece quais são as forças e as fraquezas cognitivas, provendo, assim, um “mapa” para orientar quais funções devem ser reforçadas ou substituídas por outras.
IV. Permite auxiliar as mudanças nas opções profissionais, acadêmicas e no ambiente familiar, ampliando os recursos cognitivos que possibilitam melhora na qualidade de vida.
Quais estão corretas?
I. Prestar informações estritamente necessárias para não comprometer a segurança da pessoa que sofreu violência de gênero.
II. Considerar os impactos da quebra de sigilo, especialmente em relação à vulnerabilidade social da pessoa que sofreu violência de gênero.
III. Indicar dados sigilosos apenas em formulários, sistemas e equipamentos de políticas públicas que garantam o sigilo das informações.
IV. Prestar explicações judiciais de acordo com os padrões de documentos psicológicos estabelecidos pela Resolução CFP nº 6/2019.
Quais estão corretas?
Sobre a terapia comportamental e seus fundamentos teóricos conforme Saffi, Savoia e Neto (2008), analise as afirmações abaixo:
1. A terapia comportamental é centrada exclusivamente na relação entre terapeuta e paciente, sem considerar fatores ambientais.
2. O condicionamento respondente, conforme Pavlov, refere-se à associação entre um estímulo neutro e uma resposta involuntária, preparando o organismo para reagir a um ambiente específico.
3. O comportamento operante, conforme proposto por Skinner, sugere que “novas respostas podem ser fortalecidas (reforçadas) por eventos que as seguem imediatamente”.
4. A aprendizagem social de Bandura destaca que a mudança de comportamento ocorre apenas através da experiência direta, e não pela observação de outros.
5. A terapia comportamental não utiliza métodos fundamentados em evidências e não se preocupa com a mensuração dos problemas do paciente.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. Busca uma abordagem interdisciplinar, envolvendo diferentes profissionais de saúde, para construir um cuidado singular que considera as diversas dimensões da vida do usuário, incluindo fatores biológicos, sociais e culturais.
II. Sua proposta evita a hierarquização dos saberes, promovendo uma relação horizontal entre o profissional de saúde e o usuário, em que este participa ativamente na construção de seu projeto terapêutico.
III. É uma diretriz da Política Nacional de Humanização e visa proporcionar um cuidado que ultrapasse o espaço físico do CAPS, levando em conta o território e as redes sociais que o usuário constrói ao longo de sua vida.
IV. Se restringe ao tratamento dos sintomas clínicos e psiquiátricos dos usuários, priorizando intervenções fundamentadas em protocolos padronizados, com foco principal na remissão dos sintomas.
1. A teoria rogeriana propõe que o organismo (psíquico e físico) é um sistema totalmente organizado, no qual a alteração de uma das partes pode produzir alterações nas outras.
2. O campo fenomenológico inclui todas as experiências do indivíduo, mesmo aquelas não simbolizadas conscientemente, sendo que o indivíduo é o único que pode conhecê-lo completamente.
3. O comportamento do indivíduo é sempre direcionado para a satisfação de suas necessidades, com base em sua percepção do campo ambiental e dos valores que considera importantes.
4. O organismo tende a se manter em um estado de estagnação e acomodação, evitando o crescimento e a maturação devido ao medo do sofrimento envolvido nesse processo.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Sobre as questões epistemológicas presentes na articulação entre saúde mental e saúde do trabalhador (Nardi e Ramminger, 2012), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A articulação entre saúde, subjetividade e trabalho pode ser compreendida apenas a partir da perspectiva positivista, que se baseia na relação direta entre causa e efeito.
II. A forma como os indivíduos vivem, sofrem e/ou sublimam no trabalho está intimamente associada ao valor moral atribuído ao trabalho.
III. A compreensão da articulação entre saúde, subjetividade e trabalho demanda uma ação disciplinar comum entre medicina preventiva, da medicina social e da saúde pública que produz o quadro interpretativo do processo saúde-doença.
IV. O dispositivo central de des-disciplinamento consiste na quebra da hegemonia do discurso científico/técnico a partir da desconstrução das relações saber-poder que sustentam a base institucional/legal que abriga os saberes e as práticas dominantes do campo das relações entre saúde e trabalho.
V. A saúde do trabalhador deve ser compreendida em uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo saberes das ciências da saúde, ciências humanas e ciências exatas.