Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirapuitã - RS 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 8 questões
Eliane é psicóloga em uma clínica multiprofissional. Ao chegar pela manhã para realizar seus atendimentos, percebeu uma menina sentada do lado de fora da clínica, acompanhada de sua mãe. Eliane as cumprimentou e percebeu que a criança não esboçou nenhuma reação. Ao adentrar a clínica, questionou a secretária sobre quem seriam aquelas pessoas, e ela informou que eram clientes do estabelecimento atendidas por outra profissional. Eliane então procurou a profissional para falar sobre criança e fez diversas inferências sobre possíveis dificuldades que a criança apresentava. Eliane solicitou, ainda, que a profissional explicasse qual era o caso, pois ficou curiosa sobre a menina e gostaria de intervir nos atendimentos, com a finalidade de auxiliar no tratamento. A profissional que atendia a menina se negou a oferecer informações sobre o caso e informou que a menina já estava em acompanhamento multiprofissional, com diversos membros da equipe.
Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, a conduta de Eliane foi:
1. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
2. Trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a implementação de formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
3. Atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
4. Atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
5. Contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da Ciência Psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
João, 38 anos, trabalha em um escritório de contabilidade e tem uma vida financeira estável. É um excelente trabalhador, o que fez com que fosse promovido. Entretanto, seu chefe tem percebido uma dedicação excessiva ao trabalho e à produtividade, a ponto de João não dedicar tempo para atividades de lazer e amizades. A todo instante João tenta manter uma sensação de controle por meio de atenção cuidadosa a regras, pequenos detalhes, procedimentos, listas, cronogramas etc., por vezes ocasionando a perda do principal objetivo das atividades. Seu perfeccionismo tem interferido na execução das tarefas. Seu chefe sugeriu, então, que João compartilhe algumas atividades com seus colegas, porém ele reluta em delegar tarefas ou trabalhar com outras pessoas, a menos que elas se submetam à sua forma exata de fazer as coisas.
Com base nas definições contidas no DSM-5, o caso clínico acima se enquadra em qual transtorno psicológico?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A Psicometria é um campo de conhecimento sobre métodos pelos quais se estabelecem normas para interpretar construtos psicológicos, justificar as interpretações baseando-se em evidência empírica (validade) e estimar a quantidade de erro que cometemos ao fazer as interpretações (precisão). Tais métodos aplicam-se igualmente aos métodos projetivos, garantindo-lhes uma base sólida a partir da qual desenvolvem-se hipóteses e inferências apoiadas em teorias.
PORQUE
II. Sem Psicometria não temos parâmetros mínimos de comparação, nem as evidências necessárias sobre a validade de interpretações fundamentais. Contudo, ela explica apenas uma parte de um todo mais abrangente, cuja maior parte não é visível, como na clássica metáfora do iceberg.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.