Questões de Concurso Público Prefeitura de Londrina - PR 2024 para Gestor de Engenharia e Arquitetura - Serviço de Engenharia Agronômica
Foram encontradas 3 questões
I. A pá de corte pode ser utilizada na maior parte das situações de campo, mas requer mais tempo para a amostragem.
II. Em sistema plantio direto, a amostragem deve, preferencialmente, ser realizada com trado de rosca ou holandês, uma vez que são ferramentas que conferem maior agilidade na coleta e, portanto, aumentam a cobertura amostral de áreas.
III. Áreas submetidas ao preparo convencional de solo (aração seguida de gradagem) tendem a apresentar maior variação dos atributos químicos por haver misturas de camadas.
IV. Áreas em uso com o sistema plantio direto tendem a apresentar menor variabilidade dos atributos químicos, pois são áreas com manejo de solo mais estáveis, sem muita perturbação.
Quais estão INCORRETAS?
I. Os valores de referência apresentados por uma análise química do solo expressam o teor a partir do qual a probabilidade de retorno econômico com a aplicação do nutriente é muito baixa ou nula.
II. Operação tatu e PIUCS foram dois projetos que visaram à redução da intensidade de preparo e aumento da cobertura vegetal do solo, respectivamente.
III. O projeto METAS, elaborado e conduzido pelas universidades federais existentes no RS, pode ser considerado a mola propulsora para a expansão em larga escala do atual sistema plantio direto.
IV. O principal objetivo do sistema de calagem e adubação utilizado nos Estados do RS e de SC é a utilização racional de corretivos da acidez e de fertilizantes em quantidade, fonte, forma e época de aplicação, visando à manutenção da acidez e dos teores de nutrientes do solo em níveis adequados para as culturas, otimizando o retorno econômico.
Quais estão INCORRETAS?
I. Quanto menor o Poder Neutralizante (PN) de uma rocha calcária e quanto maior a reatividade das partículas, maior será o PRNT do corretivo de solo.
II. Quanto menor o PN do corretivo, menor será a quantidade de ácidos neutralizados. Assim, para corrigir uma determinada quantidade de ácidos no solo, será necessário mais corretivo quando maior for seu PN ou equivalente em carbonado de cálcio.
III. Todo corretivo de solo que mais de 60% da massa tomada para análise passar pela peneira <0,3 mm é classificado como de eficiência 100%.
IV. A eficiência de um corretivo de solo depende de suas características químicas e físicas.
Quais estão INCORRETAS?