Questões de Concurso Público Prefeitura de Londrina - PR 2024 para Promotor de Saúde Pública - Serviço de Farmacêutica Bioquímica

Foram encontradas 7 questões

Q2484025 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação ao hemograma, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as alterações morfológicas das hemácias às condições clínicas mais características. Coluna 1
1. Esferócitos.
2. Hemácia em lágrima.
3. Hemácia em foice.
4. Ponteado basófilo.

Coluna 2
( ) Doença falciforme.
( ) Mielofibrose.
( ) Envenenamento por chumbo.
( ) Sepses e queimadura.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2484026 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação aos testes bioquímicos para estudo do fígado e das provas de função hepática mais comumente empregadas, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2484028 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia é um dos principais problemas de saúde pública mundial, sendo uma das causas mais comuns a Anemia por Deficiência de Ferro (ADF). De acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de Anemia por Deficiência de Ferro 2014, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Pacientes com ADF têm ferro sérico baixo, transferrina alta e uma saturação da transferrina baixa.
II. ADF é leve a moderada se a hemoglobina (Hb) fica entre 7 a 12 g/dL, e grave se Hb for menor que 7 g/dL, com pequenas variações de acordo com a idade, gênero ou presença de gestação.
III. Microcitose, anisocitose e poiquilocitose são encontradas na ADF. IV. O tratamento da ADF deverá ser realizado até normalizar os valores de Hb, indicativo de que o estoque de ferro no organismo foi restabelecido
Alternativas
Q2484030 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação às principais características dos meios de cultura utilizados no laboratório de microbiologia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O Ágar Sangue (AS) é um meio não seletivo e diferencial que permite o crescimento de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas e a visualização de hemólise.
( ) O MacConkey é um meio seletivo e diferencial que permite o crescimento de bactérias Gram-positivas, diferenciando as bactérias em lactose positiva e negativa.
( ) O meio Cystine Lactose Electrolyte Deficient Agar (CLED) permite o crescimento de bacilos Gram-negativos e cocos Gram-positivos.
( ) O meio Thayer-Martin é um meio de enriquecimento suplementado com ácido nalidíxico para isolamento de estreptococos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2484031 Biomedicina - Análises Clínicas
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções de 2019, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A hepatite C não confere imunidade protetora após a primeira infecção, havendo risco de reinfecção pelo vírus da hepatite C (HCV).
( ) A detecção do RNA do vírus da hepatite C pode ser feita antes da presença dos anticorpos anti-HCV.
( ) Os medicamentos utilizados para tratamento da hepatite C são contraindicados durante a gestação.
( ) O tratamento de primeira escolha para hepatite C aguda é o Dolutegravir 50 mg em associação com Tenofovir 300 mg e Lamivudina 300 mg.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2484032 Biomedicina - Análises Clínicas
De acordo com a Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD, 2023) sobre a hiperglicemia na gestação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Diagnóstico de Diabetes Melito Gestacional (DMG) deve ser considerado nas gestantes com glicemia plasmática em jejum de 92 a 125 mg/dL em qualquer momento da gestação.
II. Glicemia plasmática de jejum maior que 126 mg/dL em gestante, sem conhecimento prévio de Diabetes Melito (DM), não é considerada DMG.
III. É recomendado o teste de tolerância oral à glicose (TOTG) entre a 24ª e 28ª semana de gestação a fim de investigar DMG em gestantes sem diagnóstico prévio de DM. IV. É considerado DMG valores de hemoglobina glicada (HbA1c) maior ou igual a 6,5% no primeiro trimestre da gestação. 
Alternativas
Q2484034 Biomedicina - Análises Clínicas
As uroculturas ocupam grande parte do fluxo de trabalho nos laboratórios de microbiologia clínica. Em relação aos possíveis uropatógenos causadores de Infecção do Trato Urinário (ITU), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada bactéria à sua identificação presuntiva.
Coluna 1
1. Escherichia coli.
2. Pseudomonas aeruginosa.
3. Staphylococcus aureus.
4. Enterococcus.
5. Staphylococcus saprotaphylococcus saprophyticus.

Coluna 2 ( ) Cocos Gram-Positivos – Catalase (+) – Coagulase (-).
( ) Bacilos Gram-Negativos – Lactose (+) – Indol (+) – Oxidase (+).
( ) Cocos Gram-Positivos – Catalase (+) – Coagulase (+).
( ) Bacilo Gram-Negativos – Lactose (-) – Oxidase (+).
( ) Cocos Gram-Positivos – Catalase (-) – PYR (+).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: A
6: E
7: A